32 Anos Luiz Alberto

Cantor e compositor Moraes Moreira morre aos 72 anos em sua casa

Amigos prestam homenagens através das redes sociais

13 de ABRIL de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


Acabou, Chorare. Os amantes da MPB ficaram tristes na manhã desta segunda, 13/04. Amanhecemos com a notícia do falecimento de Moraes Moreira, cantor e compositor, aos 72 anos. De acordo com familiares de um dos mais importantes músicos brasileiros, o novo baiano morreu em sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro, onde morava sozinho. A família informou que Moreira “estava bem” e que foi achado já morto. Horas mais tarde, a assessoria do artista confirmou que ele sofreu um infarto agudo do miocárdio.

Amigo próximo de grandes nomes da música brasileira, Moreira começou sua carreira na década de 1960, quando foi um dos fundadores do Novos Baianos. Ao lado de Luiz Galvão, foi responsável pela composição de boa parte dos sucessos do grupo. Em 2007, a revista Rolling Stone declarou "Acabou Chorare", álbum de 1972 do grupo, como o maior disco da música brasileira.

Em 1975, optou por seguir carreira-solo, e permaneceu na ativa até sua morte. Inclusive, durante a quarentena, chegou a escrever um cordel sobre a pandemia do coronavírus.

De quarentena, Moraes Moreira cria cordel sobre o coronavírus    

Muitos amigos de Moraes Moreira manifestaram seus sentimentos e admiração ao músico através de suas redes sociais. Selecionamos alguns para vocês.

Regina Casé: “Eu nem sei quantos momentos maravilhosos esse cara deu pra gente... Quantos shows incríveis, quantas tardes de bobeira em casa ouvindo na vitrola e, principalmente, quantos carnavais na Bahia! Moraes, querido, a gente nem sabe como agradecer tudo isso que você deixou pra gente! Um beijo muito especial pro Davi e pra Ciça! ❤️”

Elba Ramalho: Tristemente triste, sem acreditar, sem querer que isso tenha acontecido! Amigo querido, grande grande artista que selou, lacrou um patamar histórico na música brasileira! Será lembrado por tantas belas canções que marcaram nossas vidas! Sentiremos saudade! Agora, missão cumprida, descanse em paz, amigo!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Salve Moraes Moreira, eterno novo baiano❤️”

Lulu Santos: “Boa viagem Moraes Moreira 🙏🏽💜”

Sophie Charlotte: “Acabou Chorare no meio do mundo. Respirei eu fundo, foi-se tudo pra escanteio. Vi o sapo na lagoa, entre nessa que é boa. Fiz zunzum e pronto. 🌻Moraes Moreira #acabouchorare

Fátima Bernardes: “Que triste! Moraes Moreira só combina com alegria, vitalidade, criatividade. Recebi o cantor e compositor no #encontrocomfatima algumas vezes. E passei o sábado ouvindo os #novobaianos enquanto cozinhava. Minha solidariedade à família, amigos e fãs.”

Monica Martelli: Moraes era sinônimo de festa e alegria. Lindas composições que acompanharam minha vida!! Será eterno! 🤍”

Lucio Mauro Filho: “Moraes Moreira, meu ídolo, mestre e amigo, leva esse pedaço de mim, pra onde quer que vá nessa nova jornada. Quando encontrar João Gilberto, tranquilize-o. Todos os filhos, netos e bisnetos de sua música, ficarão por aqui defendendo o legado da excelência. E eu só posso dizer mais uma vez, muito obrigado. Eu estava lavando a louça e ouvindo vc cantar na caixinha, quando recebi a notícia da sua partida. Sentei onde pude, pra orar por ti e agradecer a Deus pela sua presença em minha vida. Minha filha veio em disparada de seu quarto e encontrou o pai aos prantos, sentado na mesa da cozinha. E me abraçou, como se tivesse perdido um avô. Ela cresceu ouvindo Moraes, assim como eu.

Você é um dos meus heróis! Com você aprendi a tocar violão, assim como meu filho Bento e nossa bebê Liz, aprendeu a dançar e cantar no palco, ao som de “A Menina Dança”. Quis o destino que ela viesse ao mundo bem no momento em que eu realizei o sonho de contar a história dos Novos Baianos, pra que essas novas gerações saibam o quanto você foi e continuará sendo genial, pois Moraes Moreira permanece vivo, como um exemplo de um grande brasileiro!

Aqui no vídeo uma de suas visitas à peça pela qual se apaixonou e chegava sempre com uma poesia, um cordel e participava assim, surgindo no meio do povo, sem avisos, para delírio da plateia. Foi assim no dia que minha mãe (que me apresentou a sua música) foi assistir ao espetáculo. Ela é muito exigente, difícil gostar de alguma coisa. No intervalo da peça fui lá onde ela estava pra saber se estava curtindo.

Emocionada, me abraçou e disse:

“Meu filho, essa peça é a sua vida.”

Essa frase teve tantos significados, que eu saí dali e fui até você Moraes, que estava sentado no meio da plateia, para lhe contar com os olhos cheios de lágrimas o que mamãe acabara de me dizer e você me deu um abraço de pai, que eu jamais vou esquecer!

Vai em paz mestre.

Pode deixar que a gente vai dar muito amor pros seus netos, pra Ciça, Ari e Davi, esse irmão que entrou na minha vida e ajudou a fazer do nosso musical uma festa da música e do afeto! Viva Moraes Moreira! 🙏🏼❤️🇧🇷✨”

Mouhamed Harfouch: “E a segunda chegou com essa notícia triste. A perda do grande Moraes Moreira, um dos nossos maiores. A imagem que não me sai da cabeça é quando o vi recentemente assistindo ao musical sobre “Os Novos Baianos“ do querido Lucio Mauro Filho e direção do Otávio Müller. Lindo espetáculo, e num dado momento da peça ele, de espectador, se levanta e recita sua poesia, a poesia inconfundível do mestre...o teatro lotado aplaudia incansavelmente enquanto ele, de braços abertos, cabelos longos, com seus óculos redondos inconfundíveis, agradecia. Que momento lindo! Meus sentimentos Dami Moraes e toda sua família e amigos...O Mestre brasileiríssimo se foi...Acabou Chorare é uma canção que toca minha alma, e hoje, o chorar não tem hora para acabar.”

Ingrid Guimarães: “Moraes meu querido. Meu primeiro sogro. Minha adolescência ao som de suas músicas em cima do seu trio elétrico. Quantos shows eu acompanhei, quantos hotéis ao som de violão e risadas. Quantos amanheceres na praça Castro Alves no fim do carnaval (Moraes foi o primeiro artista a cantar em um trio elétrico no Carnaval com Dodô e Osmar. )Ainda bem que a pouco consegui te ver falando poemas na peça dos Novos Baianos e te dei esse último abraço. Que a gente tenha a chance de te homenagear quando tudo isso passar. Acabou chorare e ficou tudo lindo ... meus sentimentos Davi Moraes e Cecilia Moraes!❤️”

Mara Maravilha: “Tive a honra de receber o querido Moraes Moreira no palco do Show Maravilha! Gravei também em 1994, a música Amazônia, de sua composição. Esse incrível cantor e compositor deixará saudades! 😪❤️”

Fotos Reprodução Instagram

VEJA TAMBÉM

Famosos e amigos compartilham mensagens de Feliz Páscoa! A data foi comemorada espalhando amor pelas redes sociais

Bernard Arnault, homem mais rico da Europa, aumentou sua fortuna em US$ 11,3 bilhões em um dia

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017