32 Anos Luiz Alberto

Marcas de luxo internacionais lançam máscaras para proteção do coronavírus

Entre elas, Louis Vuitton, Fendi, Chanel, Gucci e Marine Serre

08 de ABRIL de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


O primeiro alerta para o coronavírus se deu em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan. Em 9 de janeiro de 2020, na China, um homem de 61 anos foi a primeira vítima fatal da doença. Desde então, máscaras cirúrgicas vendidas em farmácias se tornaram um acessório caro e escasso em todo o mundo. Prevendo a alta demanda por este item, marcas de luxo resolveram lançar seus próprios modelos.

Em fevereiro, antes mesmo da confirmação do primeiro caso na cidade, os modelos foram exibidos nas passarelas da Semana de Moda de Nova York, que hoje tem cerca de 200 casos confirmados.

Os modelos vão de pedrarias, estampas, cores, patchwork, tricô e até orgânicas. Algumas assinadas por grifes famosas como Chanel e Louis Vuitton. Entre os que aderiram à “moda”, famosos como a cantora Miley Cyrus.

O designer e diretor criativo da Off-White e Louis Vuitton, Virgil Abloh, é um dos responsáveis pela criação dessas peças. A Fendi também lançou seus próprios designs com o monograma da marca em veludo preto. Mas a estilista Marine Serre foi além e lançou suas máscaras diretamente da passarela da Semana de Moda de Paris. Esta não foi a primeira vez que a designer exibiu o equipamento cirúrgico estilizado: em sua coleção primavera/verão do outono passado (2019), ela apresentou modelos semelhantes - considerando a mudança climática, que tem sido um dos principais tópicos de seu trabalho desde a sua estreia da passarela em 2018. Com isso, Serre também estava estrategicamente abordando o mercado asiático, onde o uso desta proteção, também devido à poluição do ar, está presente há muito tempo.

Os acessórios da estilista foram equipados com uma tecnologia de filtragem da empresa francesa R-PUR, que supostamente filtra 99,98% do ar ambiente. Além do dióxido de nitrogênio e das partículas, segundo o fabricante, isso também deve impedir a inalação de bactérias, pólen e vírus.

Uma máscara da Gucci foi vista na cantora e compositora Billie Eilish no Grammy Awareds em janeiro. Em 29 de fevereiro a fashion designer Julia Maccayeah publicou uma foto em seu instagram com uma máscara Fendi e legendou: “É tempo de corona!”

Porém, não é apenas para os endinheirados que as famosas marcas vão atuar. A grife francesa Christian Dior anunciou na última semana que uma de suas oficinas havia começado a fabricar máscaras para serem doadas para trabalhadores que continuam trabalhando em setores essenciais.

A Dior, que pertence ao grupo LVMH, irá produzir equipamentos de proteção em sua unidade de Bretanha, no norte da França. Normalmente faz roupas de alta qualidade para bebês e que também será equipada com trabalhadores voluntários.

O mesmo grupo anunciou em 15/03 que converteu três unidades de fabricação de perfumes para fabricação de álcool em gel. Veja a matéria:

Grupo LVMH converte fábricas de perfumes em instalações de produção de álcool gel

VEJA TAMBÉM

Chris Hemsworth estreia filme de ação ‘Resgate’ onde vive um mercenário

Baile do Copa 2020 celebra liberdade e pluralidade em noite de brilhos, plumas, luxo e alegria

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017