32 Anos Luiz Alberto

Europa celebra Dia da Vitória, 75 anos depois da rendição da Alemanha nazi

Países europeus comemoram a data de forma discreta devido à Covid-19

08 de MAIO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


A data de 8 de maio de 1945 ficou marcada como o Dia da Vitória na Europa, registrando oficialmente a derrota da Alemanha nazista para os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Na ocasião foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim do conflito, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais alguns anos.

Hoje, em Berlim, Angela Merkel e o presidente da Alemanha assinalaram a cerimónia numa sessão solene no memorial na Segunda Guerra Mundial.

Em Paris, além de Emmanuel Macron, no Arco do Triunfo estiveram presentes também os ex-presidentes Nicolas Sarkozy e Francois Hollande, numa cerimónia mais discreta do que é habitual devido à pandemia de Covid-19.

Sobre os céus das principais cidades do Reino Unido, aviões da Royal Air Force assinalaram o aniversário com as cores da bandeira nacional.

Em Downing Street, o primeiro-ministro Boris Johnson participou num minuto de silêncio pelas vítimas da guerra. O príncipe Charles de Inglaterra e Camila, no Castelo de Edimburgo, deixaram flores no monumento dedicado às vítimas da guerra.

Exatamente no horário em que foi anunciado a rendição dos nazistas por seu pai George VI pelo rádio, foi exibido na noite de hoje um vídeo gravado pela Rainha Elizabeth II para todo o Reino Unido. Ainda durante a Segunda Guerra, logo após o pai assumir o trono, a ainda Princesa Isabel passou a assumir deveres públicos, servindo no Serviço Territorial Auxiliar. 

Assista ao vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

“𝘕𝘦𝘷𝘦𝘳 𝘨𝘪𝘷𝘦 𝘶𝘱, 𝘯𝘦𝘷𝘦𝘳 𝘥𝘦𝘴𝘱𝘢𝘪𝘳 - 𝘵𝘩𝘢𝘵 𝘸𝘢𝘴 𝘵𝘩𝘦 𝘮𝘦𝘴𝘴𝘢𝘨𝘦 𝘰𝘧 𝘝𝘌 𝘋𝘢𝘺”⁣ ⁣ The Queen makes a special address on the 75th anniversary of VE Day, at the same hour as her father, King George VI, made a radio broadcast to mark the end of war in Europe, exactly 75 years ago.

Uma publicação compartilhada por The Royal Family (@theroyalfamily) em 8 de Mai, 2020 às 1:00 PDT

UM POUCO DE HISTÓRIA

No dia anterior, o Alto Comando Alemão, representado pelo general Alfred Jodl, assinou a rendição incondicional de todas as forças germânicas da Segunda Guerra Mundial, do Oriente e do Ocidente, em Reims, no noroeste da França. Alguns dias antes, em 30 de abril, o líder nazista Adolf Hitler havia cometido suicídio.

Inicialmente, os Aliados haviam feito um acordo para celebrar a vitória no dia 9 de maio de 1945, mas jornalistas ocidentais divulgaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que o previsto, antecipando as comemorações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, (conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outros países da antiga URSS), é celebrado no dia 9 de maio na região.

VEJA TAMBÉM

Biografia bombástica de Meghan Markle e do príncipe Harry será lançada 11 de agosto

Kate Middleton acha que o príncipe Louis se parece com ela. Louis está crescendo a imagem de sua mãe, com um sorriso e tudo

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017