32 Anos Luiz Alberto

Martha Rocha, um mito da beleza nos deixou aos 87 anos

A baiana que se tornou ícone da sociedade carioca! Uma celebridade de uma era glamurosa no Rio.

06 de JULHO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


A Miss mais famosa do Brasil, Martha Rocha se despediu da vida no último sábado, 04/07. Ela estava morando em uma casa de repouso em Niterói e, após uma crise de insuficiência respiratória, teve um enfarto. Apesar de ter sido levada ao hospital, não resistiu.

Martha Rocha, com apenas 18 anos, venceu o concurso de Miss Bahia. Em 1954, aos 22, foi eleita a primeira Miss Brasil, em evento realizado no Hotel Quintandinha, em Petropólis, região serrana do Rio de Janeiro. No mesmo ano, a baiana competiu no Miss Universo e acabou o concurso em segundo lugar, atrás da norte-americana Miriam Stevensonbrifadr. Existe uma estória que da conta de que ela havia perdido por uma diferença de 2 polegadas em suas medidas, mas isso é folclore. 

Mas nem tudo na vida de Martha foram flores. Os momentos difíceis vieram com a falência, em 1996, da Casa Piano, de seu ex-cunhado, Jorge Piano, onde estava aplicada sua fortuna. Quando soube que Jorge fugira para o exterior após ter dado o calote em metade da sociedade carioca, Martha desmaiou.

Começava ali o calvário da ex-miss, que enviuvou aos 23 anos do primeiro marido, o empresário português Álvaro Piano, pai de dois de seus filhos – Álvaro Luiz, 43, e Carlos Alberto, 42. O marido morreu tragicamente num acidente de avião na Argentina em 1960. “Minha vida não foi um mar de rosas por eu ter sido miss”, afirmou em 2004 à revista Isto É Gente.

VEJA ENTREVISTA PARA O REPORTER AMAURY JR. PARA A TV GAZETA/SP



Em 1961, aos 29 anos, Martha casou-se com Ronaldo Xavier de Lima, com quem teve uma filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima. De acordo com o jornalista Renato Fernandes, amigo de Martha, “Ronaldo era jogador de polo, meio playboy, criado em Copacabana, tinha grana e também algum sentimento por ela que era tudo, menos amor. Na lua de mel, durante um cruzeiro ele disse: 'Agora vou terminar com o rosto mais bonito do Brasil' e agrediu a mulher no rosto. Por causa disso, ela carregava uma marca debaixo de um dos olhos que disfarçava com uma grossa camada de pancake. Isso foi dito na matéria que publiquei, não estou revelando nenhum segredo. O casamento tem várias versões, mas fico com a dela. Uma coisa é fato, ele era charmosão e traiu Martha com muitas amigas minhas, capas de revistas. Alguma coisa ele tinha, pois elas iam no escritório dele e tiravam a roupa.”

Martha também nunca se deu bem com a filha Cláudia. Tanto que no ano de 2015, então com 82 anos, ela entrou com uma ação de pensão alimentícia na 3ª Vara da Família de Niterói, no Rio de Janeiro, contra ela. Em uma declaração pública, Martha Rocha afirma que recebia apoio apenas de seus dois primeiros filhos, não de Claudia.

Desde que perdeu suas economias, Martha se mudou cinco vezes. Da extraordinária cobertura com vista para o mar de Copacabana, passou para um apartamento menor, na Lagoa. Depois, morou num apart-hotel em Ipanema. Seus móveis ficaram guardados na casa de uma amiga, na Barra da Tijuca.

Não foi só o aperto financeiro que Martha teve de driblar. Em junho de 2001, descobriu um câncer na mama esquerda. Ela atribui o surgimento da doença aos aborrecimentos decorrentes do calote do ex-cunhado. O exame de toque revelou o nódulo e uma mamografia constatou que o tumor era maligno. Um mês depois, internou-se na Clínica São Vicente para retirá-lo.

“A Martha não merecia sofrer tudo o que sofreu. Mas ela é forte”, disse a amiga Ilka Bambirra, com quem jogava buraco.

Nesta mesma época, Martha mudou-se para Volta Redonda. Lá ela reinava. Os colunistas adoravam a ex-miss e socialite carioca, famosa em todo Brasil! Tinha a agenda cheia de compromissos sociais... E, por alguma razão - talvez financeira, saúde ou ambas - os filhos levaram-na para morar em Niterói. E lá nada deu certo. Martha não curtia a casa, mudou, ficou pouco tempo. Também não queria ser vista, era vaidosa, sabia o valor da sua imagem, de tudo que plantou no imaginário das pessoas. Se recolheu total, depois de uma queda começou a ter problemas de locomoção. Um dia, talvez por já não ser mais possível ficar sozinha ou com cuidadores, os filhos a colocaram numa casa de repouso.

VEJA TAMBÉM

Quantas tiaras a rainha Elizabeth possui? E quais Kate Middleton, princesa Diana e outras esposas reais usavam?

Waldyr Loureiro de Almeida recebe homenagem póstuma em Santa Teresa. O prefeito idealizador e realizador foi pioneiro em educação, cultura e turismo no Espírito Santo

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017