32 Anos Luiz Alberto

Waldyr Loureiro de Almeida recebe homenagem póstuma em Santa Teresa

O prefeito idealizador e realizador foi pioneiro em educação, cultura e turismo no Espírito Santo

02 de JULHO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


A história da cidade de Santa Teresa, no Espírito Santo, começou em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes de língua italiana trazidos pela Expedição Tabachi. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e os colonos dedicavam-se a agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizado algumas experiências bem sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, pátria de origem de muitos imigrantes, tais como a videira e o bicho da seda. Mas a cultura que se desenvolveu de fato foi a do café, que perdura até hoje como principal produto agrícola da região. Santa Teresa é uma das regiões de montanha mais procuradas do estado não só pelo agradável clima, mas, principalmente, pelo jeito alegre e acolhedor dos descendentes de italianos.

Esta semana, o município completou 146 anos e teve homenagem póstuma a um dos políticos mais ativos de toda região, o ex-prefeito Waldyr Loureiro de Almeida. Sr. Waldyr começou na vida política em 1962, quando se elegeu para vereador. Sua atuação à frente do legislativo municipal foi tão ativa que se elegeu prefeito já na eleição seguinte, em 1966. Ao todo foram três gestões: 66-70, 78-82 e 88-92. No seu primeiro mandato ele mudou o cenário da educação do município. Criou o transporte escolar gratuito e as escolas convergentes, localizadas em pontos estratégicos de cada micro região rural, para onde convergiam os alunos. Com isso, o prefeito acabou com as escolas uni docentes, onde um único professor dava aula para todas as turmas na mesma sala de aula.

A primeira a ser inaugurada foi a Escola Convergente de Santa Julia. Este conceito foi implantado em todo o município e contribuiu para uma educação de qualidade para as crianças do campo, evitando o êxodo.

O sistema deu tão certo que foi implantado em todo o estado e serviu de modelo para o Brasil. Pelo ineditismo de todo o projeto, Sr. Waldyr foi homenageado pela Universidade Federal do Espírito Santo e por universidades na França e Estados Unidos.

Mas ainda vale citar algumas das ações que o tornaram único frente a administração de Santa Teresa. Criou a guarda mirim, com objetivos culturais e ecológicos. Ele realizou o Primeiro Encontro Ecológico Internacional, a Semana de Arte com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo, e criou a Festa do Imigrante, atualmente um dos maiores eventos do Estado!

Na homenagem dessa semana foi inaugurado um busto em bronze do ex-prefeito Waldyr Loureiro de Almeida de frente para a nova fachada da prefeitura do município de Santa Tereza. A solenidade com pouca gente e com as devidas precauções, teve como anfitrião o prefeito Gilson Amaro e como convidados especiais o filho, o médico  cirurgião Edson Loureiro, um dos mais renomados do país, palestrante de inúmeros congressos internacionais (compadre deste colunista), o outro filho, o advogado Waldyr Loureiro. Também presente, o neto Arnor Del Rei Gama LoureiroMarlene Pocheri, primeira dana de Santa Teresa, o deputado Dary Pagung e Maria Cleuza Fardin. Uma justa homenagem há um dos maiores nomes do nosso estado.

Parabéns Santa Tereza, parabéns querida família Loureiro, gente da melhor qualidade! O prefeito Waldyr Loureiro de Almeida foi casado com a querida Sidleya Denicolli com quem teve três filhos, os médicos Edson e Valéria e o advogado Waldyr Junior. Como eu já disse “Tutti buona gente!”

UM DOMINGO COM OS QUERIDOS ROSANE E EDSON LOUREIRO

VEJA TAMBÉM

Príncipe Harry participou, on line, da entrega do “Prêmio Princesa Diana” hoje. Dia que sua mãe faria 59 anos.

Novo Drive-In em Vitória será aberto a partir desta quinta-feira, 02 de julho

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017