Eriberto Leão e Ellen Rocche participam de campanha da UCE,

doença que impacta mais de 1 milhão de pessoas somente no Brasil

06 de ABRIL de 2018

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Eriberto Leão e Ellen Rocche participam de campanha da UCE,

Participaram também, Flávio Canto e Gabriel Pensador do evento, no Cristo Redentor, para divulgação e conscientização da UCE. A Urticária Crônica Espontânea não é contagiosa, mas provoca intenso desconforto para quem convive – em geral, durante anos – com essa doença. Uma pesquisa inédita realizada pela Ipsos no Brasil a pedido da Novartis apontou que 91% da população desconhece totalmente a doença.

A UCE tem um impacto extremamente negativo na qualidade de vida do paciente, sendo mais impactante que doenças como a hanseníase (lepra) e a psoríase2. Os principais sintomas são coceira intensa, lesões na pele e inchaços repentinos5, e as principais consequências da UCE são: interferência no trabalho e nos estudos, privação de sono, isolamento social e prejuízo das relações conjugais e familiares1-4. A privação de sono, associada à imprevisibilidade das crises leva a um estado mental sobrecarregado, de modo que o paciente com UCE tenha risco aumentado para transtornos de ansiedade (ex.: TOC, entre outros) e depressão.

A urticária crônica afeta até 1% da população mundial, sendo a maior parte dos casos (aproximadamente 66,6%) do tipo espontânea (não causada por agentes desencadeantes como alimentos, perfumes, produtos de limpeza, cosméticos ou medicamentos)1.

Ao se verem com os sintomas da doença, sem saber do que se trata, as pessoas passam anos buscando sua causa e levam até 5 anos para chegarem a um diagnóstico correto, em razão disso, 67% dos pacientes desistiram de procurar um médico.



UCE: uma doença desconhecida

A Urticária, de maneira geral, é uma doença desconhecida por 57% da população. Quando falamos de Urticária Crônica Espontânea, o número de desconhecimento sobe para 91%. Esses dados foram revelados pela pesquisa inédita encomendada pela Novartis e realizada pela Ipsos, que entrevistou 1.200 pessoas em 72 municípios de todo o Brasil. A pesquisa foi realizada pessoalmente, entre os dias 1 e 16 de fevereiro de 2018*. Essa pesquisa tem erro amostral de 3 p.p..

A pesquisa foi aplicada em todas as regiões do País e apontou a região Nordeste como a mais afetada pelo desconhecimento da doença. O Sudeste é a região com maior conhecimento sobre a doença, mas ainda assim, conhecida por apenas 13% dos entrevistados. Na sequência, aparecem Norte com 11%, Centro-Oeste com 10%, Sul com 7% e Nordeste com 3%.

Outro índice preocupante é que os mais jovens têm ainda maior desconhecimento sobre a doença. A faixa entre 16 e 34 anos é dos que demonstram maior desconhecimento da patologia – 94% nunca ouviram falar de UCE. Isso tem grande impacto, considerando que essa é a faixa etária mais atingida pela doença.

Outro fator importante, muitas vezes gerador de preconceito com quem tem UCE, é a informação errada de qual é a causa da doença. Dentro dos 9% dos entrevistados que dizem já ter ouvido falar em UCE, apenas 18 pessoas (16%) citam autoimune como a causa da doença. Assim, a compreensão correta só vem de 1% da população. Muitos dos entrevistados mencionaram erroneamente, por exemplo, stress emocional (22%) e alimento (18%) como causa da doença.

Mulheres são as mais atingidas pela UCE

As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a manifestarem a UCE. Entre as pessoas entrevistadas na pesquisa da Ipsos que disseram já terem ouvido falar em UCE, as mulheres estão em maior número. Na comparação com os homens, há o dobro de mulheres que conhecem a doença.

As mulheres também são maioria na hora de relacionar erroneamente a causa da UCE a stress/emocional.

Diagnóstico e tratamento

A UCE tem tratamento5. O objetivo do tratamento é o controle completo dos sintomas. Com o tratamento correto, 92% dos pacientes podem obter o controle completo dos sintomas da UCE, vivendo com uma qualidade de vida equivalente à de uma pessoa sem a doença.

Para quem tem sintomas recorrentes parecidos com uma alergia e não consegue descobrir a causa, quem tem os sintomas da UCE ou quem foi diagnosticado recentemente com UCE, precisa antes de tudo buscar um médico especialista (alergista ou dermatologista). Há também centros de excelência de UCE (UCARE) no mundo todo, inclusive no Brasil – Faculdade de Medicina do ABC, Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo e entre outros grandes centros hospitalares nacionais. Eles podem ser consultados em: http://www.ga2len-ucare.com/centers.html.

O objetivo principal é receber um diagnóstico adequado e, então, poder começar o tratamento correto.5 O tratamento inicial é feito com os anti-histamínicos não sedantes, que agem diretamente bloqueando a ação da histamina. De acordo com diretrizes internacionais, o médico pode aumentar a dose do anti-histamínico caso o paciente não obtenha o controle completo com a posologia inicial após período de duas a quatro semanas de tratamento5.  Cerca de 25% dos pacientes com urticária crônica espontânea não têm controle adequado dos sinais e sintomas da urticária com o uso de anti-histamínicos mesmo em doses aumentadas5 e, por isso, necessitam de uma abordagem terapêutica diferenciada.

Assim, se os sintomas não desaparecem após duas a quatro semanas, apesar da adesão ao tratamento com anti-histamínico adequado indicado pelo médico, o profissional deve seguir o tratamento com imunomodulador disponível no Brasil.

VEJA TAMBÉM

FlyView mostra Paris como nunca foi vista antes

A prestigiada estreia de “Ayrton Senna, o Musical”


Eriberto Leão e Ellen Rocche participam de campanha da UCE,



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017