Vitória sedia encontro nacional de Biossegurança nos dias 1 e 2 de outubro

reunindo pesquisadores de todo país para discutir temas técnicos e também mitos sobre organismos geneticamente modificados

28 de SETEMBRO de 2018

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Vitória sedia encontro nacional de Biossegurança nos dias 1 e 2 de outubro

O IX Encontro Nacional de Comissões Internas de Biossegurança e o 8º Encontro Bienal de Biossegurança acontecem em conjunto nos dias 1 e 2 de outubro, na Praia do Canto, em Vitória. O evento irá reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes áreas para promover atualizações e discussões em Biossegurança no cenário nacional e internacional.

A programação conta com mesas redondas sobre impactos da adoção de organismos geneticamente modificados, legislação e desenvolvimento da biotecnologia, Marco Regulatório em Biossegurança e uma mesa dedicada ao tema "Comunicação e Percepção Pública – OGM na visão do cientista e do público leigo", por exemplo. Dessa forma, os conteúdos podem interessar a pessoas diversas áreas do conhecimento envolvidos com o tema, tal como biólogos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros, odontólogos, biomédicos, nutricionistas, agrônomos, médicos veterinários, engenheiros, químicos, advogados, jornalistas, gestores de inovação tecnológica, entre outros.

"É uma iniciativa única no âmbito nacional e uma das poucas oportunidades para a discussão técnico-científica de tema tão relevante para o desenvolvimento sustentável de nosso país. É também um evento que dá um passo a mais para a consolidação da Biotecnologia no Brasil", afirma a professora da Ufes e presidente da comissão organizadora do evento, Patricia Fernandes.

A programação inclui ainda sessão de pôsteres e dois minicursos: "Avaliação de risco de Organismos Geneticamente Modificados e derivados" e "Organização e preparação de processos em Biossegurança".

Mitos

Biossegurança é um tema que ainda envolve muitos mitos. Por isso, Patricia Fernandes - que além de Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Ufes é membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTN-Bio) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - lembra que muitos estudos são feitos antes de qualquer produto geneticamente modificado cheguem até o consumidor.

"É importante que as pessoas entendam que quando se desenvolve um novo organismo ele não vai para o mercado sem nenhum tipo de estudo de segurança. No Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, da qual eu faço parte, avalia os estudos laboratoriais, passando pelos estudos controlados no ambiente, até a liberação comercial", explica a pesquisadora. "São plantas, vacinas, micro-organismos que produzem compostos importantes no diagnóstico de doenças tanto de humanos, quanto de animais e de plantas. Então, a biotecnologia - da forma como utilizamos esse termo atualmente - trouxe mudanças fenomenais para a saúde e também tem facilitando o dia a dia do homem", complementou em entrevista concedida à revista Universidade, destinada à divulgação científica e cultural da Ufes.

Referência

O Espírito Santo possui um centro de pesquisas de referência na área: no campus de Maruípe da Ufes, está sediado o Laboratório de Biotecnologia aplicada ao Agronegócio, coordenado pela professora Patricia Fernandes. Atualmente, a equipe desenvolve pesquisas sobre o incremento da produção de cachaça capixaba com base na melhoria do processo fermentação do álcool, produção de etanol de segunda geração a partir da casca de coco verde, aceleração da germinação de sementes com o uso da alta pressão hidrostática e melhoria da resistência de plantas a doenças, com foco no mamão papaya.

Com estudos patenteados e reconhecimento de outras instituições internacionais, o laboratório possui parcerias com pesquisadores da Princeton e Penn State, nos Estados Unidos; com a universidade de Louvain, na Bélgica; o Centro de Pesquisa de Yucatán, no México; e o instituto norte-americano Scripps Oceanography, por exemplo.

Serviço:

IX Encontro Nacional de Comissões Internas de Biossegurança | 8º Encontro Bienal de Biossegurança (ENCIBio/EBBio2018) - 1 e 2 de outubro - Centro de Treinamento Dom João Batista (Alameda Irmã Nieta – Praia do Canto, Vitória/ES)

Foto Elisa Coradini




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017