Educação turística nas escolas de Santa Leopoldina fortalece o turismo sustentável

a região é rica em cachoeiras, com potencial turístico e muita história.

11 de FEVEREIRO de 2019

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Educação turística nas escolas de Santa Leopoldina fortalece o turismo sustentável

Uma região rica em cachoeiras, com potencial turístico e muita história. Assim é o município de Santa Leopoldina. Pensando no desenvolvimento turístico do local, a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), promoveu nesta última sexta, dia 08, a aula inaugural do curso de formação inicial para professores da rede municipal de ensino. O projeto tem o objetivo de incluir a disciplina de educação turística nas escolas municipais de Santa Leopoldina para fortalecer o turismo sustentável na cidade.

O Equipamento Turístico Barão do Império, empreendimento da Vaz Desenvolvimento que será implantando na Fazenda Mangaraí, também apoia essa iniciativa, a exemplo dos outros empreendedores turísticos que fazem parte da Associação dos Empreendedores Turísticos do Espírito Santo. “Acreditamos que esta iniciativa é apenas uma das inúmeras outras que serão viabilizadas pela atual administração municipal, no sentido de fortalecer o turismo sustentável e, desta forma, tornar Santa Leopoldina o carro chefe do turismo receptivo do Espirito Santo. Parabenizamos a atual administração municipal de Santa Leopoldina pela brilhante iniciativa de instituir o projeto de educação turística no currículo das escolas municipais”, comenta Douglas Vaz, Diretor Presidente da Vaz Desenvolvimento.

Importante destacar que a Secretaria de Educação de Santa Leopoldina, com apoio da atual Secretária de Educação do município, Ana Cláudia Entringer e sua equipe, tem atuado ativamente na oferta do curso de formação inicial para os professores. O objetivo principal do curso de extensão em formação inicial é promover a formação continuada em educação turística para os trabalhadores (as) das escolas da rede municipal de ensino, além de outros interessados e terá duração de 9 meses. Conforme destaca Ana Cláudia, “com essa iniciativa, os educadores e outros interessados, poderão dar concretude ao projeto de educação turística articulado às disciplinas que compõem a matriz curricular das escolas da rede municipal de ensino, bem como ao desenvolvimento de outros projetos turísticos integrados e de interesse da comunidade local”.

A institucionalização da educação turística nas escolas municipais de Santa Leopoldina é apenas a porta de entrada que permite reconhecer a importante articulação entre escola, prefeitura e comunidade leopoldinense, unidos no intuito de promover o desenvolvimento local com responsabilidade, ética, compromisso com a democracia e respeito aos direitos humanos.

A aula inaugural teve início pela manhã, na Igreja Matriz Sagrada Família, que é um dos principais monumentos históricos de Santa Leopoldina. Lá os professores foram recepcionados pela Equipe do Ifes (Campus Vitória), responsável pela capacitação, pelo guia de turismo, Jefferson Rodrigues – que contou parte da história de Santa Leopoldina e também pela secretária municipal de Educação, Ana Claudia Endringer Monteiro. Na sequência, os professores visitaram o sítio histórico e de lá seguiram para a aula inaugural, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a presença do prefeito da cidade, Vavá Coutinho.


Educação turística nas escolas de Santa Leopoldina fortalece o turismo sustentável

Recepção dos participantes na Igreja Matriz Sagrada Familia, um dos principais monumentos históricos de Santa Leopoldina



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017