Edição regional do maior evento de comunicação do país acontece em Vitória

O Congresso tem como tema Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia

28 de MARÇO de 2019

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Edição regional do maior evento de comunicação do país acontece em Vitória

Estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Comunicação do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais reúnem-se em Vitória entre os dias 3 e 5 de junho, durante o XXIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, o Intercom Sudeste 2019. O evento, sediado pela Ufes, no campus de Goiabeiras, espera cerca de 2 mil pessoas durante os três dias de atividades.

O Congresso tem como tema "Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia", e as inscrições já estão abertas, pelo site www.portalintercom.org.br. O presidente da Intercom, Giovandro Marcus Ferreira, explica a escolha da temática: "Estamos vivendo um momento de transformações econômicas e culturais. Mudaram as formas de pegar um táxi ou pedir comida e nós temos que refletir sobre essas mudanças olhando a partir da comunicação. Quais discussões oferecemos para entender isso? Como essas mudanças oriundas dos anos 70, 80, 90, entram no século XXI? Esse é um momento muito interessante para refletir", pondera o pesquisador.

No campo da democracia, Giovandro também vê diversos pontos para o debate. Segundo o professor, o momento atual envolve uma sociedade de emissores, em que a circulação de ideias ocorre de forma diferente e há um embaralhamento entre as figuras do emissor e do receptor da comunicação. "Os fluxos comunicacionais implicam na atividade política e no exercício da democracia, e isso ocorre no mundo todo, não somente no Brasil", analisou. O presidente da Intercom ainda ressalta que a mediatização tem mudado as instituições, a vida dos indivíduos e a própria dinâmica dos meios de comunicação: "Nada melhor do que a academia se debruçar sobre as implicações da comunicação para a democracia", afirmou.

Além da importância do tema, Giovandro também destaca a característica dos Congressos Regionais da Intercom que, de acordo com ele, dão capilaridade à pesquisa em Comunicação. "Nosso país tem dimensões continentais, então esses congressos impulsionam a troca entre os pesquisadores da região. Muitas vezes há aspectos próximos, que podem favorecer futuras pesquisas em conjunto", enfatizou.

Submissão de trabalhos

Estudantes de graduação ou recém-formados (2018-2019) podem enviar trabalhos para a Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior - acesse aqui as ementas) e para a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom – confira o regulamento aqui). Já os doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, graduados, professores e pesquisadores podem submeter artigos para as Divisões Temáticas (DTs), tais como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Comunicação Audiovisual, Cidadania, entre outros (consulte aqui as ementas).

As normas, download do modelo padrão de arquivo para submissão e valores das taxas de inscrição estão disponíveis no link: http://www.portalintercom.org.br/eventos1/congressos-regionais/20191/sudeste5/chamada-de-trabalhos13. O prazo para envio de trabalhos vai até o dia 17 de abril.

Instituto Ponte inicia ano letivo com novos 26 alunos, turma será em homenagem a José Antonio Pignaton

O Globo e Firjan entregam o Prêmio Faz Diferença​, a atriz Fernanda Montenegro foi a grande homenageada

ACOMPANHE TAMBÉM AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017