CAU/ES promove Fórum de Arquitetos no Espírito Santo

Gestão Eficaz de Escritórios e Psicologia Ambiental estão entre os temas abordados no evento dia 15 de agosto, em Bento Ferreira, em Vitória

12 de AGOSTO de 2019

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

CAU/ES promove Fórum de Arquitetos no Espírito Santo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) promove na próxima quinta-feira (15) o Fórum de Arquitetos, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, em Bento Ferreira, em Vitória, com o tema “Gestão Eficaz de Escritórios”. A iniciativa visa dar aos profissionais do segmento conhecimento sobre os processos que envolvem a gestão de uma empresa de arquitetura, considerando as particularidades da área. O arquiteto e advogado Marcelo Feu Rosa é quem abordará o tema no evento de Vitória.

Para a programação em Vitória, os participantes também vão ter uma imersão num assunto novo e que impacta as relações sociais, das pessoas com as cidades e o com o lugar onde moram: a Psicologia Ambiental, com a arquiteta com mestrado em Engenharia Civil, Cristianne Abreu (foto). A palestrante explica que a Psicologia Ambiental é a ciência que estuda a relação entre o comportamento humano e o ambiente físico, construído ou natural.

“Dentre os fatores que mais influenciam nosso comportamento estão o conforto térmico, acústico, lumínico e a funcionalidade. É preciso lembrar também que, quando falamos de psicologia ambiental, tratamos de uma relação de via dupla: o ambiente influencia o comportamento do indivíduo e o comportamento das pessoas também interfere no ambiente”, comenta Cristianne.

Essa visão holística da arquitetura tem relação, inclusive, com a teoria norte-americana das janelas quebradas, que relaciona a elevação da criminalidade com a desordem do ambiente. “Quando o local está bagunçado, malcuidado, a tendência é manter esse padrão. Um exemplo dessa teoria aplicada à prática é uma rua suja, a tendência de pensamento ‘não tem problema jogar só mais esse papelzinho aqui’ e isso acaba por perpetuar um ambiente sujo. Já quando é um local é limpo, nossa tendência é mantê-lo limpo”, explica.

Para mostrar ainda melhor como os princípios da Psicologia Ambiental agem no comportamento das pessoas, a professora dá o exemplo do restaurante sofisticado e do boteco. Num ambiente refinado, as pessoas tendem a prestar mais atenção em como sentam, colocam o guardanapo no colo, tiram o cotovelo da mesa, falam mais baixo e observam a correta ordem de uso dos talheres. Essas mesmas pessoas, quando num barzinho com ambiente descontraído, podem se comportar de maneira totalmente diferente. “Num boteco, a tendência é gesticular mais, falar mais alto, estar mais extrovertidos”, comenta a professora e palestrante Cristianne.

Esses princípios estão relacionados ao universo do trabalho dos arquitetos. De acordo com a presidente do CAU/ES, Liane Destefani, este é um dos cuidados que os profissionais de Arquitetura e Urbanismo devem observar na hora de desenvolver os projetos.

Interiorização

Antes da edição de Vitória, o CAU/ES realizou um dos encontros do Fórum na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com a participação do arquiteto, mestre em Arquitetura e ex-conselheiro do CAU/DF (2012-2017), Ricardo Meira.

Já no dia 13 será a vez de Linhares, na programação do Fórum. A temática de Gestão de Escritórios será abordada por Iberê Campos, arquiteto, professor, mestre em Tecnologia da Arquitetura e especialista em Gerenciamento de Empreendimentos.

Participe

Para mais informações e inscrições, entre em contato com o Conselho pelo telefone 27-3224-4850 (fixo e WhatsApp).

VEJA TAMBÉM

Liquida Tessaro Home&Garden 2019, com 30% de desconto nos móveis em exposição

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017