Jornalista Miriam Rezende Gonçalves lança o livro Alcântara – A história inspirada na história

Com sessão de autógrafos e bate papo aeroespacial com convidados especiais

06 de DEZEMBRO de 2019

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Jornalista Miriam Rezende Gonçalves lança o livro Alcântara – A história inspirada na história

Na próxima quarta, 11/12, às 19h, a jornalista Miriam Rezende Gonçalves estará no Deck Livraria Cultura (SP), para sessão de autógrafos e bate papo aeroespacial no lançamento oficial do livro "Alcantara - A história inspirada na história".

O livro narra a história de Natália, uma astrofísica brasileira, 35 anos, especialista em engenharia aeroespacial, residente em Berlim (Alemanha), que volta à terra natal disposta a descobrir a verdade sobre o trágico destino de seu pai morto na explosão da base de lançamento de foguetes de Alcântara, em 2003. Ela se recusa a aceitar o resultado final da investigação militar, que fez com que o caso fosse arquivado por segurança nacional, alegando-se suspeitas de falha humana. Natália também tenta fazer justiça e provar que sabotagem e negligência podem ter sido as verdadeiras causas do acidente. Após ser selecionada para coordenar um programa de intercâmbio da Universidade Internacional do Espaço, uma parceria entre Brasil e Alemanha, ela embarca de volta ao Brasil trazendo consigo o desejo de tornar-se uma especialista em projetos aeroespaciais e descobrir a verdade sobre a misteriosa morte de seu pai. Em uma arriscada jornada, recheada de romance, aventura e suspense, Natália tenta montar as peças desse perigoso e letal quebra-cabeça.

A autora escreveu "Alcântara” aproveitando o seu vasto material de pesquisa, guardado desde a terceira e última tentativa frustrada de lançamento de um satélite brasileiro, no ano de 2003, quando 21 técnicos que estavam na plataforma morreram. Entre idas e vindas, viagens para a base espacial, pesquisa, leituras, denúncias, tudo foi acolhido por ela, que se viu diversas vezes obrigada a desistir. Mudou de cidade, de estado no decorrer desta pesquisa, mas obstinada, conseguiu concluir com êxito e está prestes a lançar seu primeiro livro.

"Alcântara” foi selecionado para o Laboratório de Roteiro de Longa-Metragem, do dramaturgo Eliseo Altunaga e aprovado para o seminário Histórias de Roteiristas 2012, do Núcleo de Audiovisual da Universidade Mackenzie. Este projeto quer revelar ao público brasileiro que o país tem um adiantado e sério Programa Espacial, que envolve centenas de pessoas, especialistas, técnicos e intelectuais dedicados a desenvolver uma tecnologia própria. Nunca antes tratada pela literatura ou pela cinematografia nacional, considerando o ineditismo do tema, a trama quer desvelar esse universo dos avanços, no Brasil, da ciência e da tecnologia aeroespacial.

Em seu primeiro romance de ficção científica, a autora Miriam Rezende Gonçalves, procurou de forma simples, ambientar o leitor dentro do universo da astronáutica e do programa espacial brasileiro. Um leigo, irá se situar em todas as polêmicas que envolvem a base espacial brasileira.

Sobre a Autora

Miriam Rezende Gonçalves nasceu em Monte Carmelo (MG), e aos 18 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde, sempre engajada, ministrava aulas de teatro no Projeto Jovem Total, na comunidade Babilônia/Chápeu Mangueira. Editora-chefe e idealizadora do Expresso do Cerrado, é graduada em Comunicação Social, participou do grupo de teatro ‘‘Não se fala com os muros’’, do diretor Abujamra após ter se formado na CAL (Casa de Artes Laranjeiras). Desde 2003 trabalhando na televisão, atuou na criação e produção de programas como telenovelas, reality shows e variedades. Entre seus trabalhos destacam-se as novelas ‘‘Da cor do pecado’’, Começar de novo’’ e ‘‘Malhação’’; as minisséries ‘‘JK’’ e ‘‘Queridos Amigos’’; as séries ‘‘Casos e Acasos’’, ‘‘A Grande Família’’ e ‘‘Lolo e Tavinho’’; e programas como ‘‘Fantástico’’, ‘‘Criança Esperança’’, ‘‘Show da Virada’’, ‘‘Menina Fantástica’’, ‘‘Festival de Verão de Salvador’’, ‘‘Clipes de Carnaval (SP e RJ)’’, ‘‘Carnaval Globeleza’’, dentre outros. Foi diretora de criação do projeto literário ‘‘Contos Inversos’’, com grande sucesso de público e de crítica no eixo Rio/São Paulo, e do quadro televisivo ‘‘Se meu carro falasse’ para o programa Auto Esporte, também da Rede Globo. 

É pós-graduada pela FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) em Argumento e Roteiro Dramatúrgico para Cinema e Televisão. Passou pela EICTV (Escuela Internacinal de Cine y Televisión) em Cuba, onde fez especialização em dramaturgia com Elíseo Altunaga. É técnica em Mass Media pelo IET/RJ (Instituto de Estudos de Televisão) e cursou workshops ministrados pelo coaching hollywoodiano Robert Mackee e pelo diretor de Teatro de Arte de Moscow, Valentim Tepliakov.

Antes da sessão de autógrafos acontecerá um Bate Papo no Espaço, uma roda de conversa e debate com convidados referência na astronomia e astronáutica do Brasil que irão trazer suas experiências em um bate papo enriquecedor, são eles: 

Brigadeiro de Ar Celestino Todesco

Ex-piloto da Força Aérea Brasileira e Chefe do Gabinete do MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Lucas Fonseca

CEO do projeto Garatea-L, a missão lunar brasileira. 

Marcos Roberto Palhares

Futuro brasileiro no espaço pela iniciativa privada. Representante da empresa Virgin Galactis. Foi o brasileiro que chegou a estratosfera e também mais fundo no oceano. Autor do livro "O Céu não é o Limite". 

Sérgio Sacani

Pesquisador da UNICAMP e tem um canal onde fala sobre astronomia e astronáutica no Youtube, o Space Today, de grande relevância na área científica.

EMBARQUE NESSA HISTÓRIA:

Local: Deck da Livraria Cultura/SP l Data: 11/12/2019 l Horário: 19h l Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo – SP l Valor: R$ 39,90

VEJA TAMBÉM

Instituto Bees of Love reúne elegantes cariocas em Gala Solidário

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Jornalista Miriam Rezende Gonçalves lança o livro Alcântara – A história inspirada na história



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017