Ministro do STJ, Nefi Cordeiro, chega em Vitória para ministrar aula magna inaugural da Amages

no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

04 de FEVEREIRO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Ministro do STJ, Nefi Cordeiro, chega em Vitória para ministrar aula magna inaugural da Amages

A Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages) inicia o ano letivo de 2020, com aula magna inaugural conduzida pelo ministro Nefi Cordeiro do Superior Tribunal de Justiça, Presidente da 3ª Seção, nesta sexta-feira, 07/02, a partir das 14h, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

O tema será "Como a mediação e a arbitragem podem ajudar no acesso e na agilização da Justiça". O evento é destinado aos membros da magistratura estadual, assessores e inscritos no curso de pós-graduação e preparatório a carreira da magistratura.

Dentro do tema proposto, o ministro irá abordar o que considera a principal crítica ao Judiciário brasileiro e de vários países ocidentais, que é a demora na realização da Justiça.  "Não mais se podem pensar em soluções de mais do mesmo: mais juízes, mais servidores, porque também de outro lado aumentam a população e os reclamos sociais. É preciso simplificar ritos, diminuir processos, ou seja, desprocessualizar", revela.

De acordo com o ministro, já faz vinte anos que o Brasil incorpora, gradualmente, a busca da solução do conflito pelas partes (negociação pela mediação e conciliação). O resultado é de maior sensação de justiça (encontrada pela própria parte e sem imposições por terceiros), de diminuição do número de processos (as partes negociam o justo e não o buscam no Judiciário), e de redução do tempo de processo (eliminando recursos). É caminho ideal para a justiça na maior parte dos conflitos, mesmo envolvendo entes públicos.

Em seguida começa-se a incentivar e a melhor tratar da Arbitragem, como solução de justo imposta por um juiz particular – sem o grau de sensação do justo alcançado pela mediação, mas também diminuindo processos e tempo.

"É preciso seguir na simplificação dos processos e na realização da justiça mesmo fora do Judiciário. Na área criminal, vêm a colaboração premiada e a recente negociação ministerial em crimes leves como nova forma de negociação para mais pronta justiça; no cível, são hoje feitas conciliações mesmo em direitos indisponíveis, ambientais e de direitos trabalhistas", considera.

AULA MAGNA INAUGURAL DO ANO LETIVO DA ESMAGES

Palestrante: Nefi Cordeiro, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Presidente da 3ª Seção. Tema: Como a mediação e a arbitragem podem ajudar no acesso e na agilização da Justiça. 7 de fevereiro (sexta-feira), das 14h às 16h, Salão Pleno do TJES - Rua Desembargador Homero Mafra, 60 - Enseada do Suá - Vitória.

VEJA TAMBÉM

Feijoada Pré-Carnavalesca do Windsor Barra agita com a Bateria do Salgueiro e a musa Renata Santos

Lulu Santos apresenta seu show Pra Sempre no Espaço das Américas

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017