Dra. Esthela Oliveira dá dicas para diminuir a ansiedade por meio da alimentação

alguns alimentos específicos podem melhorar os níveis de estresse

14 de MAIO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Dra. Esthela Oliveira dá dicas para diminuir a ansiedade por meio da alimentação

Momentos desafiadores como o que estamos vivendo costumam ser também aqueles com maior nível de ansiedade. Neles, as taxas de cortisol, o hormônio do estresse, aumentam no organismo e os neurotransmissores que dão sensação de felicidade e bem-estar diminuem. Para ajudar nesse controle, a meditação e a ioga já são conhecidas como ferramentas eficazes, porém, segundo a nutróloga Dra. Esthela Oliveira, os alimentos também podem ser grandes aliados nessa tarefa.

Para a médica, tudo o que comemos possui grande poder sobre o corpo e as emoções. Isso acontece pois alguns alimentos contêm substâncias que atuam nos neurotransmissores e podem levar a alterações de humor, ansiedade, depressão e até mesmo sensação de bem-estar. "Um estilo de vida com dieta rica em carboidratos simples e gorduras ruins, por exemplo, leva o corpo a um processo de inflamação crônica. Essa inflamação se torna capaz de alterar o funcionamento de hormônios que atuam na modulação do estresse, como o cortisol", explica a especialista.

O distanciamento social como o que estamos enfrentando também pode ser um fator de elevação do estresse. Nesse caso, o nosso cérebro recebe um aviso de que algo está errado e sentimos o impulso de descontar na comida. "A compulsão geralmente acontece nesses momentos de tensão, já que comer compulsivamente libera grande quantidade de neurotransmissores como a Dopamina que, quando estimulada, nos dá uma sensação de bem-estar", explica.

Para não cair em tentação é importante manter na rotina alguns hábitos e hobbies que ajudem a segurar a tranquilidade e o bom humor. Aliado a isso, a nutróloga acrescenta que priorizar no dia a dia alguns alimentos específicos também pode diminuir níveis de estresse e ansiedade.

CONHEÇA ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O ESTRESSE E A ANSIEDADE:

Ovo:  Contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que regula o humor e ajuda no sono.

Camomila: Possui propriedades relaxantes e anti-inflamatórias.

Chocolate: É fonte de flavonoides, que reduzem a neuroinflamação. O chocolate amargo por exemplo, tem magnésio que ajuda a reduzir sintomas de depressão.

Castanha-do-Pará: Rica em selênio, reduz a inflamação e melhora o humor.

UUM CARDÁPIO PARA O BOM HUMOR

A Dra. Esthela Oliveira elaborou uma inspiração de cardápio rico em alimentos que ajudam a manter o bom humor. "Lembrando que as quantidades são sempre avaliadas individualmente", diz.

Café da manhã

Ovos mexidos + pão integral (cereais integrais possuem vitaminas do complexo B que ajudam a relaxar) + chá de camomila com alecrim (opte por chás relaxantes).

Almoço

Salmão (rico em ômega 3 que ajuda na ansiedade) + arroz integral + salada de vegetais verdes escuros (ricos em vitaminas que reduzem a inflamação e estresse)

Sobremesa

Chocolate amargo 

Jantar

Sopa de abóbora anti-inflamatória: abobora em cubos, cenoura, alho, açafrão, sal e manjericão em folhas.

Sobre Esthela Oliveira

Dra Esthela Oliveira, médica do esporte, pós-graduada em nutrologia e medicina integrativa. Há cinco dirige seu próprio espaço nos Jardins, em São Paulo, a Clínica Conde. Reinaugurado em 2018, o novo ambiente foi projetado para proporcionar aos pacientes momentos de tranquilidade, paz e conexão entre corpo, mente, alma e natureza em meio a cidade.

VEJA TAMBÉM

Blockos, nova série de entretenimento musical para a primeira infância estreia com a participação de grandes artistas brasileiros

Chega ao fim o relacionamento de Giovana Previero e Léo Stronda. Em entrevista à jornalista Lisa Gomes ela disse que ele queria um namoro a três

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017