27º Festival de Cinema de Vitória reverencia Hélio Coelho em nova identidade visual

Concepção visual é feita pela produtora cultural, crítica de arte e curadora Neusa Mendes

08 de JUNHO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

27º Festival de Cinema de Vitória reverencia Hélio Coelho em nova identidade visual

O cinema é uma arte transversal. A música e a moda, por exemplo, são alguns dos gêneros artísticos que compõem o universo de um projeto audiovisual. Com o título “Sonhar Colorido Faz Bem”, o 27º Festival de Cinema de Vitória traz o conceito de transversalidade para sua identidade visual, ao unir o cinema e as artes visuais, tendo como inspiração a obra do artista Hélio Coelho.

Repetindo a parceria de sucesso realizada em 2019, a artista de formação, crítica de arte, curadora e produtora, Neusa Mendes, um dos nomes mais respeitados nas Artes Plásticas do Espírito Santo e do país, além de trabalhos reconhecidos internacionalmente, volta a assinar a concepção da identidade visual do Festival de Cinema de Vitória. Os trabalhos de Hélio Coelho, escolhidos para ilustrar a marca e a programação visual do festival, foram as obras “Helicóptero”, datada de 1985; e "Pele", de 2002, que fazem parte do acervo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

“O título e a visualidade criados pelo artista assumem contornos, ora definidos lembram formas marinhas, noutras se assemelham a espaços urbanos, sensação de paisagens organizadas, e em outras, formas vitais e obsessivas de signos do planeta: figuras humanas, flora, fauna, símbolos sociais, e históricos” explica a curadora.

Neusa vê uma relação entre a obra de Hélio e o momento atual, em que o mundo está se readaptando em função do Covid-19.  “É incontornável não aludir ao tema que domina o mundo neste momento: ‘a guerra contra um vírus’ que pausou o mundo’ diz a artista. Para o povo Yanomami, o branco que não conhece o segredo da criação, mexe com as regras de “Omana” por sua avareza e cobiça material: ‘escavando tanto, os brancos vão acabar até arrancando as raízes do céu’. A obra “Pele” opera como método e materializa o seu desejo de transformar o mundo em uma representação espiritual, mediando os conteúdos simbólicos dos Yanomamis”. 

Para a diretora do Festival, Lucia Caus, é uma honra ter o trabalho do artista nesta edição do evento. "A obra de Hélio Coelho trata de assuntos que dialogam diretamente com o mundo contemporâneo, como a natureza e a espiritualidade, e tendo a profusão de cores como um dos elementos da sua criação. Jogar luz sobre esses temas e sobre o trabalho deste grande artista é uma honra para o Festival de Cinema de Vitória”.

O ARTISTA

Autodidata oriundo de Resplendor (MG), e residente há anos no município de Vila Velha (ES), Hélio Coelho é designer, artista plástico, ilustrador e produtor gráfico. Realizou sua primeira exposição no Centro de Artes da UFES, em 1980, e não parou mais, se tornando referência e um dos artistas mais importantes da cena cultural capixaba.

Em mais de 30 anos de carreira, seus trabalhos já estiveram em exposições individuais na Itaú Galeria, em São Paulo; na Galeria Ana Terra e na Matias Brotas, no Espírito Santo, além de mostras coletivas no Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro; na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo; e no Museu Vale, no Espírito Santo.

No seu currículo constam premiações em salões e várias mostras coletivas, tais como prêmio aquisição no "I Salão Nacional de Arte do Espírito Santo" (década de 80), prêmio aquisição no "I Salão de Arte da Câmara Municipal de Vitória" (década de 90) e prêmio aquisição no "III Salão de Artes Plásticas" promovido pelo Departamento Estadual de Cultura, atual Secretaria de Estado da Cultura (década de 90).

NEUSA MENDES

Mineira, Neusa Mendes vive e trabalha em Vitória desde 1971. É Mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica de São Paulo. Foi coordenadora de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo de 1980 a 2002, e de 2012/2018. Escreve textos para catálogos, livros e revistas especializadas em artes, tais como: “A espera de Elisa", (2012); “Os dois lados da janela: Orlando Farya", (2015); "Marcus Vinicius: a presença do mundo em mim", (2016); “Delicadeza e Preciosismo: Hilal Sami Hilal”, (2013); “A Prosa do mundo – Hilal Sami Hilal”, PUBLICAÇÕES: artigo, “As obras de Dilma Góes são fábulas para o n º 49 da revista Arte & Crítica da Associação Brasileira de Críticos de Arte”,  Revista ANIMA: “Mestre Neusso” para a revista Anima Mag n º 4, ( 2018),  “Tudo bem, mãe (eu só estou suspirando)” e também  “Há na obra de Dilma Góes uma dualidade: De um lado, a recusa de não se afastar da manualidade do outro lado a ideia que a artista está ancorada no presente” ambos  nº 5 (2019).

Realizou curadorias, tais como: “TRÍADE: LINHA, PLANO, IMAGEM Local: Museu Vale( 2019), e também a exposição  “20/20”  Museu Vale (2018), "Constelações", no Centro Cultural Da Maya, Bagé/RS, (2013) e também no Palácio Anchieta, Vitória/ES, (2016); "Múltiplos Sentidos", (2011); "Itinerários", (2012); e "O peso exato dessa leveza", (2015), na Galeria Mathias Brotas, Vitória/ES, (2015);  "Casa Corpo", no Sesc Glória, em Vitória/ES, (2015); "Simplesmente Pintura", na Galeria Ana Terra, Vitória/ES, (2014); "Horizonte", (2014); "HEY JACK, O Novo Figurativo de Dias Sardenberg", (2015); e "Tecendo", (2016), todas na Galeria de Arte Espaço Universitário/UFES; “Chiado - Carmo, Metrópolis eu-topia / Artes na Esfera Pública”, em Sorbonne 1 Panthéon/Paris, na Galeria de Arte Espaço Universitário/Brasil, e no Museu Arqueológico do Carmo/Lisboa, (2016).

Idealizou o programa de residência artística “Mas que arte cabe numa cidade?", em Viana/ES, nas edições de 2010 a 2013.  Diretora Artística do 26º Festival de Cinema de Vitória, Vitoria ES (2019), Curadoria e Residência Artística: “Investigação da obra da artista Nelma Guimarães/Chapada Diamantina, Brasil também em (2019) “investigação, inventário e organização do espólio artístico do artista Carlos Henrich em Lisboa/Portugal/PT. Desde 2017 é membro da Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA).

INSCRIÇÕES

Ver essa foto no Instagram

Inscreva o seu filme no 27º Festival de Cinema de Vitória. É só entrar no nosso site (link na bio), ler o regulamento e realizar a sua inscrição! O Festival está programado para acontecer em Novembro deste em formato online e com Sessões e Virada Drive-in. São 6 seis dias de programação com 12 Mostras Competitivas, Debates, Painéis, Oficinas, Homenagens, Premiação e Shows Locais, Nacionais e Internacionais. 𝗔 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰í𝗽𝗶𝗼 𝗼 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝘁𝗲𝗿á 𝗮𝗽𝗲𝗻𝗮𝘀 𝘂𝗺𝗮 𝗲𝘅𝗶𝗯𝗶çã𝗼 𝗲𝗺 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘁𝗼 𝗗𝗿𝗶𝘃𝗲-𝗶𝗻, 𝗼 𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗱𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮çã𝗼 𝘀𝗲𝗿á 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗺𝗶𝘁𝗶𝗱𝗼 𝗼𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲. 𝗦𝗲 𝗮𝘁é 𝗡𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗽𝘂𝗱𝗲𝗿𝗺𝗼𝘀 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗿 𝗼 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗲𝗹𝗲 𝘀𝗲𝗿á 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗻𝗮𝘀 𝗲𝗱𝗶çõ𝗲𝘀 𝗮𝗻𝘁𝗲𝗿𝗶𝗼𝗿𝗲𝘀. Seguimos em casa - da forma como pode cada um. Se puder, fique em casa. #EmCasa #FCV #27FCV

Uma publicação compartilhada por Festival de Cinema de Vitória (@festivaldecinemadevitoria) em


Estão abertas até o dia 23 de junho as inscrições para o 27º Festival de Cinema de Vitória. Os realizadores podem inscrever trabalhos em curta (até 25 minutos) e longa-metragem (a partir de 70 minutos) produzidos entre 1º de janeiro de 2019 e 23 de junho de 2020. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.festivaldevitoria.com.br.

FESTIVAL

Respeitando todos os protocolos de mitigação de contágio do COVID-19, o Festival de Cinema de Vitória também se materializa de forma diferente em 2020. Programado para o mês de novembro, o evento será realizado em formato online e com Sessão Drive-in, em sintonia com as adaptações que estão sendo realizadas no setor cultural em função da pandemia.

“Estamos acompanhando toda esta situação no Brasil e no mundo e estudando as experiências de festivais de música, cinema e teatro de países como Alemanha, Argentina e Portugal. A evolução da pandemia e como as curvas se comportam vão dizer se será possível, quem sabe, fazer o Festival presencial, mas até o momento seguimos online e em casa.” afirma Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória.

VEJA TAMBÉM

Festividades nessa quarentena são feitas assim, com menos de 10. Ontem teve almoço para Weverton Coser

Um bate-papo com a escritora contemporânea Miriam Rezende Gonçalves. uma ativista do programa espacial brasileiro

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


27º Festival de Cinema de Vitória reverencia Hélio Coelho em nova identidade visual

Helio Coelho



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017