FOMO, o medo de perder a oportunidade

Talvez você já tenha ou passe neste momento por esta sensação

26 de JULHO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

FOMO, o medo de perder a oportunidade

FOMO é um acrônimo descrito como uma apreensão generalizada de que outros possam estar tendo experiências gratificantes das quais a pessoa está ausente. Essa ansiedade social é caracterizada pelo desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo ou comprando.

A FOMO também é definido como um medo de arrependimento, o que pode levar a uma preocupação compulsiva de que se perca uma oportunidade de uma experiência nova provocado pela interação social, um investimento lucrativo ou outros eventos satisfatórios.

Em geral, a ansiedade é definida como uma emoção caracterizada por um estado desagradável de tumulto interno, geralmente acompanhado de comportamento nervoso, como andar de um lado para o outro, queixas somáticas e ruminação. São os sentimentos subjetivamente desagradáveis de pavor sobre os eventos previstos e que podem vir a ser perdidos. É um sentimento de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco como uma reação exagerada a uma situação que é apenas subjetivamente vista como ameaçadora.

Em relação, a FOMO perpetua a sensação desagradável ou a preocupação constante de tomar uma decisão sobre como gastar o tempo e cria um clima desconfortável enquanto imagina como as coisas poderiam ter sido diferentes.

A FOMO se manifesta de várias maneiras, desde uma breve pontada de inveja até um verdadeiro sentimento de dúvida ou inadequação. Por exemplo, a inevitável necessidade de comprar o produto recém-lançado, a constante intenção de conectar as mídias sociais, planejando seu tempo com antecedência com muitos eventos ou mesmo autodeterminação no caso de não haver a possibilidade de realizar a conexão.

A teoria da autodeterminação (SDT) afirma que o sentimento de relação ou conexão com os outros é uma necessidade psicológica legítima que influencia a saúde psicológica das pessoas. Nesse arcabouço teórico, a FOMO pode ser entendido como um estado auto-regulatório, resultante de uma percepção situacional ou de longo prazo de que as necessidades de uma pessoa não estão sendo atendidas.

VEJA TAMBÉM

 Você pagaria 20.000 dólares por um tênis? É incrível, mas vale o investimento!

Winona Ryder e Vanessa Paradis dão depoimento favorável a Johnny Depp em processo movido pelo ator contra o tabloide inglês The Sun

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017