Clareamento dental caseiro funciona? Confira com o especialista Dr. Igor Puga

Cirurgião dentista desvenda os mitos e verdades do uso de produtos naturais para deixar os dentes mais brancos

02 de OUTUBRO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Clareamento dental caseiro funciona? Confira com o especialista Dr. Igor Puga

As pessoas estão sempre em busca de um sorriso perfeito.  Ele facilita nas relações interpessoais no trabalho, na autoestima e também nas relações. Ou seja, um belo sorriso só traz benefícios para quem o exibe.

Entretanto, principalmente agora na pandemia, muitas pessoas tentam alcançar o sorriso ideal com tratamentos caseiros para clarear os dentes, ao invés de procurar por um especialista.

Na internet existem diversas receitas que prometem resultados milagrosos, a partir de produtos simples, como o bicarbonato de sódio. Contudo, não mencionam que, além de ter uma eficácia baixíssima, ainda apresentam diversos riscos para a saúde bucal de quem o pratica.

"Algumas pessoas acreditam que seja interessante a utilização do bicarbonato de sódio porque em suas primeiras escovações notam os dentes um pouco mais claros. Mas, infelizmente, a verdade é complexa", explica o cirurgião dentista Igor Puga.

De acordo com o especialista, o bicarbonato de sódio é abrasivo. Com o passar do tempo e a frequência do uso ele pode destruir o esmalte do dente, que poderá deixá-los sensíveis e sem brilho, sem capacidade de regeneração.

"O bicarbonato de sódio não provoca o clareamento dos dentes. Ele apenas desgasta uma camada superficial do esmalte dentário, removendo manchas e pigmentos superficiais e dá a sensação de que os dentes ficaram mais claros, quando apenas foram 'polidos'. Entretanto, nesse processo ocorre a deterioração gradual da camada mais externa do dente", conta.

Para que o sorriso fique mais claro, o ideal é evitar alimentos e hábitos que pigmentam os dentes e realizar o clareamento dental com supervisão de um dentista, para que não ocorra nenhum prejuízo para o esmalte ou qualquer outro tecido dental ou bucal.

No mercado, ainda há cremes dentais que possuem na composição carvão ativo, com a "promessa" de limpeza profunda do sorriso, filtrando e captando impurezas e partículas que amarelam os dentes, e combatendo a placa. Outra opção é o pó de carvão ativado para ser aplicado com a escova.

"O clareamento por carvão ativado não pode ser considerado um clareamento propriamente dito, pois não possui nenhum agente clareador em sua composição. Ele age através da abrasão do esmalte de uma maneira bem similar ao bicarbonato de sódio", diz o dentista.

Segundo Igor Puga, o clareamento feito pelo dentista possui agentes clareadores que são peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Eles possuem radicais de oxigênio que penetram o esmalte, chegando a camadas mais profundas, onde quebram as moléculas de pigmento permitindo uma maior entrada de luz, promovendo assim o clareamento.

"A vantagem da abrasão com o carvão ativado é que, a princípio, se obtém a remoção das manchas superficiais e assim a sensação de que o dente está mais claro. Mas a longo prazo, vai ocorrer um desgaste dos dentes e provocará mais sensibilidade. Inclusive, quanto mais usar, mais o dente ficará amarelado porque a camada interna do dente é um pouco mais amarelada. Seu uso também pode causar destruição da estrutura dentária por abrasão assim como gerar altos níveis de sensibilidade. O fato de gerar abrasão e desgaste do esmalte dentário torna o produto contra indicado para uso na estética ou higiene oral", completa.

Outro produto queridinho dos tratamentos caseiros é a cúrcuma, que ficou mais conhecida após ser citada por influencers como uma alternativa vegana aos cremes dentais convencionais.

"A cúrcuma é um produto gastronômico e não existe trabalho científico comprovando que a cúrcuma é ideal para escovar os dentes ou clareá-los. O que se constata na clínica diária é que o produto amarela os dentes, devido a sua coloração e a capacidade de retenção em microporosidades, e tem maior poder de pigmentação nas resinas compostas usadas em restaurações estéticas e facetas de resina", descreve Igor.

O dentista esclarece que o mercado vegano está em constante crescimento e já existem produtos inovadores, já não sendo necessário se arriscar com receitas caseiras, as quais não possuem estudos comprovando seus benefícios ou riscos.

"Para manter os dentes saudáveis, o certo é usar o fio dental antes de escovar os dentes, sempre depois de cada refeição ou quando perceber que um pedaço do alimento ficou ali emperrado. Com ele é possível higienizar a face interproximal dos dentes, que corresponde a aproximadamente 30% da superfície dental, que não é alcançada pelas cerdas da escova. Para qualquer tratamento, o ideal é procurar o seu dentista", finaliza.

VEJA TAMBÉM

Gretchen no seu 18º casamento! O sortudo é o Esdras de Souza. A noiva chegou de barco para a cerimônia.

Modelo e atriz mirim Raphaela Siqueira estreia no curta You Tape. Em breve estará no palco do Teatro Clara Nunes na peça “Dois Mundos”

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017