Trio vencedor do Archathon, entre 200 trabalhos inscritos,

executa o Lounge de Eventos na Casa Cor ES 2017, no Porto de Vitória

19 de NOVEMBRO de 2017

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Trio vencedor do Archathon, entre 200 trabalhos inscritos,

Os arquitetos Louise Azevedo, Roberta Gagliano’ e Sillas Nickel, atuantes no mercado de arquitetura e design de interiores desde 2014, cada um em seu escritório, se uniram no ano de 2017 para a Casa Cor ES.

Jovens e donos de projetos descolados e cheios de personalidade, os arquitetos estreiam nesta edição da mostra por meio da maior maratona de projeto da América Latina - o Archathon, na qual receberam o título de melhor projeto entre 200 trabalhos inscritos. Devido ao concurso, os arquitetos ganharam um espaço no Porto de Vitória, onde executaram o Lounge de Eventos.

O projeto foi concebido tomando como base a economia (no que tange a riqueza do ES e a dinâmica do porto), o reviver (memória, tradição da cidade de Vitória e porto como edificação histórica) e a sensação (levando em conta o apelo sensorial do espaço). Como ponto de partida, os arquitetos se inspiraram na vista aérea do porto onde os containers estão prontos para o embarque.

O movimento e cores contrastantes inspiraram os profissionais, que com base nesta imagem, propuseram um grande painel conceitual que remete justamente aos containers vistos de cima. Neste painel, produzido em marcenaria pelos parceiros JM Móveis e patrocinado pela empresa Eucatex, os profissionais “brincaram” com jogos de profundidade, cor, luz e sombra e efeitos acústicos.

O espaço, além de abrigar diferentes tipos de eventos durante a mostra, será o único a permanecer no Porto de Vitória. Para tanto, em adição à estética, funcionalidade e manutenção foram prioridades no projeto. Para uma boa execução deste projeto os arquitetos contaram com o acompanhamento da equipe de obra da competente Volare Engenharia.

O Lounge de Eventos está ambientado de forma a abrigar diferentes formas de estar. Neste contexto, foram propostos quatro pequenos layouts que trazem mobiliário pertencentes ao alto padrão do design brasileiro, fornecidos pela loja Stampa, aliados a plantas ornamentais da Pólen Garden (em parceria com a paisagista Luiza Sanzs).

Funcionalmente, além da área de eventos, o projeto de 300m2 prevê área de bar, um palco de apoio e três banheiros funcionais com louças e metais da empresa Deca. Vale destacar que toda a parte de rochas (do piso às bancadas em Quartzitos exóticos) foram fornecidos pela empresa capixaba Marbrasa e beneficiados pela Destak Stone.

A memória foi resgatada por meio de fotografias e adornos.Todas as fotos presentes no ambiente = detalhes de monumentos capixabas - foram especialmente produzidas pelo fotógrafo Hudson Duarte da loja Foto na Parede, com exceção de um grande painel ao fundo do Lounge que faz parte do arquivo da Codesa e leva o visitante à uma viagem pela década de 70 com uma bela vista da Av. Getúlio Vargas.

Em contraponto à elegância do mobiliário, marcenaria e pedras exóticas, os arquitetos trazem elementos com uma pegada mais industrial, como os cobogós “Listras” em concreto bruto da artista Ana Paula Castro e uma série de peças e adornos em serralheria – executadas pela parceira Forja.

Cada detalhe foi pensado de modo a ambientar o conceito proposto. A ideia foi criar contrastes: claro e escuro, diferentes alturas de pé direito, os padrões coloridos em contraponto com a neutralidade da madeira e dos materiais aparentes, o fino e o bruto, o contemporâneo e o antigo. Tais contrastes podem ser traduzidos nos materiais, seja nos detalhes em cimento queimado quanto nos revestimentos da Ceusa e painéis amadeirados da empresa Berneck.

O espaço fica ainda mais rico com obras de arte de artistas estrangeiros e capixabas, encomendadas especialmente para o espaço. São eles: o uruguaio Giuberto Danilo Ramos, autor dos barcos e luminária que mescla madeiras nobres com peças de sucata, o coletivo Locomotipo que fez um painel em pintura com muita identidade e a talentosíssima Rose Monteiro, do Studio Flecha, que produziu lindas luminárias em Macramê.

Com Foco no Essencial, tema da Mostra este ano, os arquitetos propuseram materiais de conhecimento do público mas com aplicações descoladas e inovadoras. É o caso do piso em granito Preto São Gabriel com acabamento escovado da Marbrasa e as esquadrias em alumínio preto com vidro pontilhado, com design moderno desenvolvido pelos próprios profissionais em parceria com a Blindex e Brasil Vidros.

Por fim, de modo a trazer aconchego e um forte apelo sensorial ao projeto, os profissionais usam de alguns artifícios como o uso de telas solares motorizadas da Destak e efeitos previstos em projeto luminotécnico onde trabalham com luminárias de piso, pendentes, trilhos e peças de design atemporal fornecidas pela Luzimar Iluminações. A parte de sonorização ambiente e dos eventos ficou por conta dos parceiros ALX Tecnologia.

Conheça mais o trabalho dos arquitetos nos seguintes Instagrams:

@servaremaisazevedo, e @studio.noventa.

Contatos: Louise Azevedo 27 99897-0214 l Roberta Gagliano’ 27 99242-6170 l Sillas Nickel 27 99232-1695

VEJA TAMBÉM

Casa Cor ES retorna ao Porto de Vitória com tema Foco no Essencial

A PPLA Jewels lança sua nova coleção


Trio vencedor do Archathon, entre 200 trabalhos inscritos,

Imagem conceito com vista aérea do porto que inspirou o painel principal do ambiente



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017