32 Anos Luiz Alberto

Baile do Copa 2020 celebra liberdade e pluralidade

Em noite de brilhos, plumas, luxo e alegria

03 de MARÇO de 2020

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


"Abra Suas Asas" foi o tema escolhido para edição 2020 do tradicional Baile de Carnaval do Belmond Copacabana Palace para enaltecer a liberdade. A ideia surgiu da intenção de remeter aos foliões a uma festa de música, dança e alegria. E foi A Festa, podem acreditar!

O dia da alegria teve hora marcada. 22hs do dia 22 de fevereiro de 2020. O Baile, como sempre, faz parte do plural Calendário Oficial do Carnaval Carioca e é realizado no hotel, ininterruptamente, desde 1994. “Nada mais atual do que falar de diversidade, uma das principais bandeiras da atualidade. Ao escolher este tema, procuramos incentivar a integração, o respeito e a igualdade. Aqui, todos podem ser o que quiserem”, disse a diretora-geral do hotel, Andrea Natal, para quem o Carnaval é uma das festas mais bonitas do mundo. “O Baile do Copa traduz muito bem a energia da data; é uma ocasião onde todos estão se divertindo, dançando, é uma data muito alegre!”, completa.

Tudo começa no Tapete Vermelho, por onde celebs, mais socialites cariocas, de várias partes do país, mais turistas internacionais caminham com seus looks elaboradíssimos cheios de brilho e cores nos longos e nos adornos de cabeças. Vi adornos imensos que se destacavam na multidão de foliões pela sua altura e grandiosidade. Gostei. Foi legal ver aquelas plumas coloridas altas e pensar: Será que dói? Qual é o peso de 50, 70 cm sobre a cabeça? Mas logo minha atenção se direcionou para o deleite da tão conhecida e animada turma do sereno que está lá, todo ano, esperando ansiosa pela chegada dos convidados. Vibrando a cada momento. Até EU e o repórter fotográfico Giovanni Albino recebemos o famoso fiu fiu, palmas e gritinhos de êêêêê... ao descer do carro preto sedan de luxo. Também, estávamos imprimindo a imagem de luxo e da riqueza, rsrs...



Ainda na chegada, os convidados foram recebidos pela animada Bateria Balanço Zona Sul que já dava o tom da animação.



Um time de modelos com vestimentas sofisticadas e mascaras de animais, indicavam o clima de floresta natural. Tudo isso levava os convidados ao tema da festa: a diversidade, liberdade e pluralidade representada pelas várias espécies de animais que habitam a terra. O "Abrir As Asas" do Copa significou abrir a mente para o novo e para as diferenças, cultivando o respeito entre as pessoas, independente de orientação sexual, gênero raça ou religião. Nos salões frontais, muitas colunas revestidas com tecidos em animal print, teto preto para representar uma noite na floresta, duas árvores gigantes com folhas verdes laminadas, além de raízes de árvores descendo do teto pelas paredes. Ali foi o local da paradinha dos famosos para os flashes da press que cobria o evento e selfies de tietes.




Na varanda, puffs com estampas zebradas serviam de parada para um pequeno descanso antes da circulada pelos salões. Haviam também dois performistas vestidos em pele de cobra em duas grandes gaiolas que, lá pelas tantas, foi invadida pela turma animada e já meio altinha. Lá pelas tantas, já não se viam mais as cobras, as informações que tive foi que elas estavam escondidas sei lá onde. Mas quem se importa?

Baile do Copa 2020 teve ambientação perfeita para abrir as asas, soltar as feras e cair na gandaia

O som do DJ Papagaio animou a varanda antes do show de Serjão Loroza que fez aquela varanda tremer.  Que show é esse Loroza?!




Neste ano, a coroa de Rainha do Baile do Copa foi entregue para Camila Queiroz, considerada uma das principais atrizes da sua geração. A paulista de Ribeirão Preto, reconhecida por seu papel icônico como Angel na premiada série Verdades Secretas, disse que esse seria o grande carnaval da sua vida. “Quando poderia imaginar que receberia esse convite? Fiquei lisonjeada”, revelou. O título já pertenceu a estrelas como Isis ValverdeSabrina SatoMarina Ruy BarbosaLuiza BrunetLuana PiovaniGuilhermina GuinleDeborah SeccoGrazi Massafera e mais e mais. No Golden Room, o Cordão do Bola Preta animava com marchinhas de Carnaval. O farto buffet foi elaborado a quatro mãos, pelo chef executivo Nello Cassese e Luis Guilherme Cirino, chef de banquetes do Copa. No Open Bar, opções para todos os gostos, como Espumante do Copa, Whisky Chivas, Vodka Belvedere, Gin Beefeeter 24 e cerveja Cacilds. Tudo perfeito!



E quem quis esse ano participar do baile teve que desembolsar de R$ 2.100 a R$ 5.786 (2º lote) por pessoa. Os convidados puderam optar por vestir uma fantasia de luxo ou traje black tie, smoking para os homens. Uma noite gloriosa onde gastei um bom tempo de conversa com as queridas Terezinha Sodré e seu humor contagiante, a linda Magda Cotrofe, a doce e maravilhosa Mileide Mihaile, o capixaba radicado em Miami, onde tem negócios no ramo imobiliário André TeixeiraMouhamed HarfouchMarcos Veras com a amada Rosanne MulholandCarol Marra e mais e mais e mais.

Baile do Copa 2020 looks

Antonia Morais eu a vi na varanda. Sentado no puff bebericando champagne, observei o quanto ela é linda e elegante. Antonia é simpática e de uma gentileza impar e quem nos apresentou foi o Giovanni Albino eu disse: “você é tão maravilhosa, que pela primeira vez fiquei meio vexado de fazer uma foto com uma estrela”. Ela deu um sorriso largo, me deu um abraço e conversamos um pouco. Amei Antonia Morais. Foi por essas e por outras que adorei o Baile do Copa deste ano. Até o ano que vem Copacabana Palace! Fiquem agora com a entrevista exclusiva com a bela competente e criativa Diretora Geral Andrea Natal e as fotos de Giovanni Albino. O colunista voltou das férias e esta resenha é o meu primeiro texto de retorno.. 

CONVERSANDO COM ANDREA NATAL SOBRE O BAILE



A diretora geral do Belmond Copacabana Palace, Andrea Natal, me contou sobre o Baile deste ano num rápido bate papo que vocês lêem a seguir:

EuSoube que a ideia de celebrar a diversidade partiu de você. Tema mais atual, impossível. Me conta como essa ideia foi crescendo e tomando forma na sua cabeça?

Andrea: Começo a pensar e a me dedicar ao tema uns 8 meses antes... vou criando a partir de uma inspiração. Desta vez, foi a data 22/2/2020.  Por conta do número 2 fui buscando ideias, passei pelo 22 que é o tigre no jogo do bicho, pesquisei a origem do jogo, passando pelo zoológico do Rio, Barão de Drumond, até chegar ao Solte Suas Feras e Caia na Gandaia... Abra Suas Asas veio como a cereja do bolo - remete a abrir a cabeça, ser tolerante, respeitar o próximo.

Como é produzir este baile que é o mais badalado e tradicional do país?

Este é o 26º baile que já está consagrado mas, em cada um é uma história diferente. Eu costumo dizer que é uma mistura de Cirque du Soleil com um pouco de loucura. A ideia é fazer todos se sentirem felizes e isso, conseguimos.

Já sei que o talentoso Daniel Cruz executou o projeto da decoração e ambientação. Você também teve participação na criação do projeto?

Apesar de ser uma líder, tenho uma veia para festa e, nesse caso específico, eu participo em todos os detalhes, do tema. Na decoração dou as diretrizes. Provoco as mudanças e quero sempre inovar.

Como é elaborada toda essa parte de receptivo, atrações, performances para um evento tão grandioso?

Esse planejamento fica por conta do Rodrigo Sabóia, gerente de eventos. Uma vez que o tema é lançado, ele começa a organização. Mas, esse ano, eu trouxe a Bateria Balanço Zona Sul que tocou na entrada principal do hotel animando a turma da rua que nos prestigia todos os anos.

Aliás esse foi o segundo ano que trouxemos uma senhora do público - ficam atrás da grade de proteção -, para vir conhecer o baile de perto. É sensacional, único. Eu me importo com esse público também. Rezei para não chover...

Poxa, muito legal! Agora eu quero saber tudo sobre seu look.

Foi confeccionado por Anderson Mattus. Toda inspiração em torno do leão, por sua força e beleza. A make é de Silvio Rocha, meu maquiador há mais de 20 anos.

Então, parabéns Andrea pelo tiro certeiro que foi esse glorioso Baile de 2020! Que venha o de 2021 com muita alegria e exuberância. Características suas e de sua equipe.

As reportagens do Carnaval 2020 tem o apoio da Ilha Azul SegurosAutobahn Caminhões e ÔnibusV1app e Cerveja Experta Puro Malte.

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017