30 de SETEMBRO de 2019
O Festival de Cinema de Vitória anunciou os filmes vencedores de sua 26ª edição em evento no Teatro SEC Glória, na noite do último domingo, 29/09. Na competição nacional de longas, o troféu Vitória de Melhor Filme foi para o documentário “Casa”, de Letícia Simões. A produção revela a relação entre mãe e filha e, na construção dos espaços de afeto entre essas mulheres, questiona o que é sanidade, memória, solidão e família.
O cineasta paraibano Bertrand Lira ganhou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro pela ficção “O seu amor de volta” e o cearense “Pacarrete”, de Allan Deberton, venceu na categoria Interpretação, pela atuação do núcleo de atrizes Marcélia Cartaxo, Soia Lira e Zezita Matos. O documentário gaúcho “Mirante”, de Rodrigo John, levou o troféu Vitória na categoria Contribuição Artística. (veja a lista completa com os vencedores de todas as mostras)
Antes da premiação, o público assistiu ao curta-metragem de suspense “Uma faca só lâmina”, produzido, filmado e finalizado pelos alunos da oficina ministrada durante o festival pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode. As atrizes Marcelia Cartaxo, Vera Fischer e Rita Cadillac fizeram participações especiais. O festival homenageou a atriz Vera Fischer, que recebeu o troféu Vitória e os aplausos do público por sua contribuição ao audiovisual. E também a escritora e pesquisadora capixaba Bernadette Lyra por sua relação com a literatura e cinema nacional.
Fotos Levi Mori e Sergio Cardoso
VEJA TAMBÉM
Thiaguinho e Ferrugem se emocionam em encontro após apresentação
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM