Zoe Saldana se desculpa por interpretar Nina Simone em 2016
"Naquela época, pensei que tinha permissão porque era negra"
06 de AGOSTO de 2020
Zoe Saldana pediu sinceras desculpas por interpretar Nina Simone no filme de 2016 "Nina".
Em uma entrevista emocionante com Steven Canals, criador de "Pose", via Bese (assista a entrevista completa abaixo) , a atriz falou de se arrepender de ter feito o papel da lendária cantora/compositora e ativista de direitos civis conhecido como “Alta Sacerdotisa da Alma”.
"Eu nunca deveria ter interpretado Nina", disse Zoe Saldana, entre lágrimas. "Eu deveria ter tentado de tudo para lançar uma mulher negra para interpretar uma mulher negra excepcionalmente perfeita."
Quando a cinebiografia saiu, a estrela de 42 anos - que é afro-latino-americana de descendência dominicana, haitiana e porto-riquenha - foi criticada por escurecer a pele e usar um nariz protético para o papel.
Na época, a conta oficial do Twitter da propriedade de Simone escreveu: "Espero que as pessoas comecem a entender que isso é doloroso. Comovente, doloroso, nauseante e esmagador de almas. Isso passará, mas por enquanto..."
Durante a entrevista desta quarta, Saldana confessou: "Eu pensava que tinha permissão porque era uma mulher negra. E eu sou. Mas era Nina Simone. E Nina tinha uma vida e ela tinha uma jornada que deveria ser honrada pelos detalhes mais específicos, porque ela era uma pessoa especificamente detalhada ".
"Ela era tão honesta que merecia mais."
Antes de "Nina" ser lançado, a estrela de "Guardiões da Galáxia" defendeu o papel em uma entrevista com Allure , dizendo: "Quaisquer que sejam as consequências que isso possa trazer, meu elenco não é nada em comparação com o fato de que essa história deve ser contada... "
Ela também disse à revista Latina : "Se Elizabeth Taylor pôde ser Cleópatra, eu posso ser Nina - me desculpe. Não importa quanta reação eu receberei por isso. Honrarei e respeitarei minha comunidade negra, porque é isso que Eu sou."
Mas quando ela twittou uma famosa citação de Simone durante o mesmo período promocional, a propriedade de Simone reagiu, twittando: "História legal, mas, por favor tire o nome de Nina da boca. Pelo resto da sua vida".
Saldana parece concordar com esse sentimento agora, como ela disse a Canals: "Ela é uma das nossas gigantes e alguém deve se manifestar. Outra pessoa deve contar a história dela".
Ela acrescentou: "Eu só quero que a história dela seja contada. Ela merece. A América merece. Eu conheço melhor hoje. Estou aprendendo".
Em abril de 2003, Simone morreu de câncer de mama em sua casa na França aos 70 anos.