15 de ABRIL de 2024
A segunda edição do leilão 'Arte para Arte', idealizado por Pedro Buarque de Hollanda e que visa promover a arte como agente transformador na sociedade, foi realizado no Emiliano, em São Paulo. O evento teve a presença de renomados artistas e apoiadores culturais, como Adriana Varejão, Alex Červený, Emmanuel Nassar, Luiz Zerbini, Marcela Cantuária, Márcia Falcão, Nilda Neves, Vik Muniz e Vivian Caccuri. A noite teve apresentação de Mariana Ximenes e shows de António Zambujo, Ney Matogrosso e participação especial de João Camarero. Nomes como Gustavo Filgueiras, Carolina Filgueiras, Bel Coelho, Malu Barreto, Carol Carreteiro, Bruna Kehrnvald e Fernanda Feitosa marcaram presença.
O valor arrecadado da venda das obras doadas será revertida para instituições parceiras voltadas para as relações entre cultura e causas sociais, o objetivo é criar uma dinâmica na qual artistas incentivem a formação e o desenvolvimento de novos artistas, com ênfase naqueles provenientes de territórios às margens dos grandes centros urbanos. Conheça mais sobre as instituições selecionadas.
O Bela Maré, iniciativa do Observatório de Favelas em parceria com a produtora Automática, tem sido um ponto de referência na promoção da criação artística na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré. Desde a sua fundação em 2011, o projeto tem promovido a intersecção entre arte, política e cidade, oferecendo formação, exposições e atividades culturais em colaboração com artistas locais e nacionais.
A Casa do Povo, localizada em São Paulo, é um espaço transdisciplinar dedicado à cultura e ao engajamento comunitário. Com uma programação diversificada e participativa, o espaço promove a arte como uma ferramenta crítica no processo de transformação social, mantendo uma relação direta com suas premissas históricas, judaicas e humanistas.
A ReOcupa, sediada no centro de São Paulo, é uma galeria sem fins lucrativos que atua no sistema da arte visando garantir a cidadania e a democratização da cidade e foi a escolhida por Adriana Varejão, que já encaminhou sua obra ‘Ruína’ para a galeria.
Já o ali.leste é uma escola de arte itinerante no distrito de Tiradentes, São Paulo, enquanto a Spectaculu é uma escola sem fins lucrativos no Rio de Janeiro, dedicada a inserir jovens moradores de periferias na indústria criativa.
Por fim, a Fundação Casa Grande, localizada na Chapada do Araripe, no Ceará, é uma instituição dedicada à formação de crianças e adolescentes que visa promover o desenvolvimento da comunidade e da cultura local através de programas de educação, profissionalização e empreendedorismo social.
Fotos: Alê Virgilio
VEJA TAMBÉM
ONG Florescer recebe em chá beneficente no Espaço Itahy, no Itaim, em São Paulo
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM