16 de NOVEMBRO de 2024
Neste livro, a atriz Antonia Mayrink Veiga Frering procurou entrelaçar a maneira pela qual sua mãe, a icônica Carmen Mayrink Veiga, conhecida por sua elegância e por jantares memoráveis que movimentava o high society brasileiro. Carmen transmitiu o gosto, digo, o bom gosto, pela arte de receber. A filha conta um pouco da história dessa família através de almoços, jantares e eventos por meio de receitas, louças e outros detalhes que são revelados. O livro junta mãe e filha.
"Minha mãe nunca quis que escrevessem uma biografia dela. Eu respeitei. Mas mexendo nos meus livros encontrei e revi um livro de receitas da minha mãe e aí pensei: vou fazer um livro de receitas. Comecei a lembrar dos almoços e jantares na casa da minha avó, onde ela reunia a família toda em torno do cuscuz paulista. Lembrei que essa receita era geracional, vinha da minha avó para minha mãe e dos meus almoços para os meus filhos. Percebi quanto carinho e amor tinham nessas receitas e em volta da mesa", conta Antonia.
Carmen Mayrink Veiga considerada uma das mulheres mais elegantes e bem-vestidas do mundo e a mulher mais elegante da América Latina, nas palavras de Truman Capote - escritor, roteirista e dramaturgo norte-americano, de vários contos, romances e peças teatrais, reconhecidas como clássicos literários, incluindo a novela Bonequinha de Luxo -; pela famosa editora da Vogue Internacional Anna Wintour e pelo costureiro Yves Saint Laurent. A mãe da atriz e autora do livro, possuía grande projeção na moda e no jet-set internacional.
Este livro, para nós leitores, é um forma de relembrarmos e reverenciarmos a querida Carmen com quem este colunista bons momentos ao telefone, falando sobre todos os assuntos. Ela era um ensinamento! Foi capa de várias revistas internacionais e, para orgulho de uma iniciante revista chamada PORTFOLIO, ela brilhou na capa da nossa edição impressa na década de 90. Na entrevista, ela contou sobre jantares, sobre sua visão de mundo, moda, elegância, decoração, religião e muito mais. Foi um dos “carimbos” mais importantes no nosso “passaporte” para a chegada na Cidade Maravilhosa. Sempre a considerei chic, acessível e uma mulher à frente de seu tempo. Jamais esqueci o quanto Carmen nos impulsionou dentro de um Rio de Janeiro borbulhante e elegante. Em uma das nossas últimas conversas, ela me disse: “Você sabe que mais se comportou bem quando o Papa esteve no Brasil?” Respondi, “não Carmen, quem foi?”. “Foram os índios. Poucas vezes vi tanto respeito a uma autoridade papal”. Tiradas como essa faziam da minha ícone uma pessoa única!
E a noite de autógrafos do livro “Carmen & Antonia - Duas Gerações à Mesa” de Antonia, levou à livraria nomes da mais tradicional sociedade carioca. Todos atendendo ao chamado dos empresários e promoters Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho.
No contexto, o filho Antenor Mayrink Veiga, Antonio Mayrink, Fred Mayrink, Beth e Carlos Alberto Serpa, Bebel Niemeyer e Jose Hue, Cláudio Chagas Freitas, Ricardo Amaral, Madeleine Saade, Ricardo Stambowsky, Kika Gama Lobo, Maria Pia Marcondes Ferraz, Helcius Pitanguy, Márcio Fortes e Beatriz Corrêa do Lago, Maricy, Raphaela e Isabela Severiano Ribeiro, Iolanda Figueiredo, Marcelo Borges, Heckel Verri, Heloísa Perissé, Alice e Narcisa Tamborindeguy, Mariana Ximenes com a mãe Fátima Ximenes Prado e mais e mais e mais.
Fotos: Eny Miranda
VEJA TAMBÉM
Adeilma Andrade festeja aniversário reunindo casais de amigos na Casa Cascais, no Jardim Europa, em São Paulo
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM