Coragem Para Ser Inteiro - a psicologia de Jung e sua perspectiva terapêutica, por Kathy Marcondes

É o mais didático livro sobre a Psicologia Analítica já lançado no Brasil e tem o objetivo de conduzir o leitor para a compreensão dos fundamentos e das especificidades práticas da psicoterapia junguiana.

18 de ABRIL de 2019

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Coragem Para Ser Inteiro - a psicologia de Jung e sua perspectiva terapêutica, por Kathy Marcondes

CORAGEM PARA SER INTEIRO – a psicologia de Jung e sua perspectiva terapêutica, é uma verdadeira jóia da literatura especializada em Psicologia de Jung, escrito primorosamente pela pós-doutora em Psicologia, profa. Kathy Amorim Marcondes e lançado em 14/04 em Vila Velha (ES), pela Editora Portas.

A diagramação sofisticada e contemporânea surpreende pela beleza incomum em livros intelectualmente densos.  Didaticamente organizado, fruto do trabalho de 32 anos de docência universitária, este encanto de livro equilibra informações rigorosas e perfeitamente referenciadas com uma linguagem acessível que permite ao grande público compreender Carl Gustav Jung. A base da Psicologia Analítica é apresentada de forma progressiva e gradualmente o leitor se apropria dos fundamentos da compreensão do inconsciente humano, da importância dos sonhos e das artes. A perspectiva da psicoterapia, inspirada na abordagem junguiana, apresentada aqui pela profa. Kathy, vai deixando mais e mais claro para o leitor o tipo de trabalho psicoterápico específico dos psicoterapeutas que consideram o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. Outro aspecto dos mais importantes da obra é a relevância dada ao respeito a singularidade de cada paciente. Esta consideração fundamental determina que cada processo psicoterapêutico seja totalmente diferenciado e particular, adaptado para cada pessoa única. Não existe uma metodologia sempre idêntica, sempre a mesma, aplicada para todos os pacientes. Ao contrário, na psicologia inspirada em Jung, cada paciente tem seu próprio processo terapêutico, exigindo o uso de técnicas particularizadas, totalmente voltadas para a resolução eficaz daquela precisa questão terapêutica. O vínculo terapêutico necessário para esses empreendimento eficaz é analisado de forma delicadíssima pela exímia especialista, experiente e atenta ao que a compreensão teórica da singularidade humana exige de um bom profissional dedicado à solução real dos problemas e do desenvolvimento pessoal de seus pacientes. Nesse sentido os sintomas psicológicos e suas dificuldades são traduzidos como pontes e oportunidades sinceras que possibilitam ao paciente a elevação de seu nível de consciência e participação ativa num mundo significativo.

O lançamento da obra ao nível nacional aconteceu primeiramente no Espírito Santo, na Academia de Letras de Vila Velha, no sítio histórico da Prainha próximo ao Convento da Penha. Ali onde o Brasil viveu marcos históricos significativos e em 1553 Padre José de Anchieta já deixava seus passos, mais uma capixaba de valor lançou sua obra de vulto, fôlego e coragem. Em tempos onde os livros profundos e a leitura cuidadosa passam a ser relíquias de uma minoria respeitosa à cultura, as artes e às ciências, a publicação dessa obra revela a corajosa empreitada de uma professora de tenacidade e paixão por seu ofício. Seu livro atesta o quanto a autora acredita no carinho dos leitores com a escrita que informa com precisão e forma opiniões argumentativas.

O título traz em si uma amostra da proposição que será apresentada ao autor: para ser inteiro, na modernidade, é preciso ter a coragem de ir fundo em nossa mente, coração, espírito humano e capacidade reflexiva. Esse é o convite do texto! Bom proveito!

Sobre a autora

Kathy Amorim Marcondes é Psicóloga, Psicoterapeuta da abordagem junguiana, Professora Universitária Titular de Psicologia. Mestrado (1987), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). Especialista em Psicologia Analítica, em Psicodrama e em Mitologia, Literatura e Artes. Formação em Hipnoterapia Ericksoniana. Formação em Ikebana Meditativo. Experiência no ensino de pós-graduação em Psicologia Analítica e supervisão de Clínica Psicoterapêutica e Psicologia Hospitalar. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais. Publicou “O que os olhos veem o coração sente: produção artística em enfermaria de nefrologia” (2013), “Portas Abertas: estratégias de aprendizagem coletiva e promoção da saúde” (2011), “A vaca e o lobo - uma história simbólica sobre a arte de viver” (2005), “Palavras Abertas” (2004), “Gaia, uma semente: educação ambiental interdisciplinar” (1999), além de inúmeros artigos em periódicos e congressos.

Contato pelo whatsapp 27-99606.5360 ou pelo institutoportas@gmail.com

Jeremias Reis visita Faculdade de Música do Espírito Santo

O Lesedi La Rona da Graff é o maior diamante com corte esmeralda quadrada do mundo

 


Coragem Para Ser Inteiro - a psicologia de Jung e sua perspectiva terapêutica, por Kathy Marcondes



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017