João Luiz Pedrosa. Capa da semana da Revista PORTFOLIO

Apresentador, produtor de conteúdo e professor, ele promove debates relevantes e se destaca na tv com quadro sobre educação e ciência

13 de JANEIRO de 2022

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

João Luiz Pedrosa. Capa da semana da Revista PORTFOLIO

Queridos leitores, trago para vocês, mais uma entrevista que adorei fazer. O João Pedrosa, assim como a maioria, conheci no Big Brother Brasil 21. Sempre gostei de sua maneira tranquila e sensata de lidar com a pressão que um reality exerce sobre as pessoas. Até o Gil ele conseguiu acalmar. Lembram? Foi exatamente essa pessoa que tive o prazer de conversar num bate-papo bem tranquilo (e poderia ser diferente? Hahaha!). Ele mantém a mesma serenidade, bom humor, sinceridade e empatia que vimos em seus 90 dias de BBB. Enfim, amei conhece-lo e conversar com ele. Tenho certeza que vocês também vão gostar. Mas, antes, um pouquinho de sua história.

João Luiz Pedrosa é natural de Minas Gerais. O professor de geografia da rede pública, iniciou muito cedo a sua relação com educação. Ao longo da sua trajetória escolar, cursou a maior parte dos anos em escolas da rede estadual pública de ensino. Não contente com algumas questões que o incomodou em sua experiência estudantil, decidiu tornar-se professor para que outras crianças não passassem pelas mesmas questões problemáticas ligadas a sexualidade e raça.

Pode-se afirmar que a vocação para docente é uma herança de família, pois herdou o amor pela profissão de sua mãe, tia e primas, mulheres que ensinaram o ofício que carrega até hoje.

Ao ver o anúncio das inscrições do Big Brother Brasil 21, decidiu se inscrever e quando foi selecionado para o reality não hesitou. Somente Igor, seu namorado, foi comunicado. De qualquer forma, João sempre recebeu o apoio das pessoas próximas a ele, ainda mais nesta nova fase da sua vida em que está se projetando como uma figura pública.

Sobre seu futuro nas salas de aula, pelo fato de estar nesse período pós-BBB, ele encontra alguns entraves para retornar a lecionar. Porém, afirma que sempre teve uma concepção de educação que ultrapassa os limites da escola e que atinge as pessoas em diversas camadas do dia-a-dia. Sendo assim, caso ele não volte a lecionar em uma escola, certamente vai utilizar dos veículos digitais para discutir sobre a temática, e assim dar continuidade em cumprir seu papel social.

Sociável, comunicativo, acolhedor, inteligente.

Como professor, se vê transitando em diferentes áreas do conhecimento e do entretenimento midiático, seja na TV, na internet ou na moda. Como um grande idealista ele busca sempre algo que o inspira e que o projeta para diferentes realidades e modos de ser, podendo discutir desde a crise da educação ou até mesmo o lançamento de um álbum de algum cantor pop.

João fala muito também sobre racismo, que se faz presente desde o dia em que ele nasceu. Para o professor, a estrutura social faz com que crianças negras sintam a violência racial desde muito cedo. No entanto, dentro de casa, sempre aprendeu com os pais a identificar as violências e a se defender. Prova disso foi aos 14 anos, quando assumiu sua orientação sexual, e recebeu o apoio dos pais. Eles foram os pilares principais da sua trajetória enquanto pessoa e na construção de seu caráter.

A relação de João com a moda se iniciou em um processo de descoberta do próprio estilo, mesmo tendo demorado para encontrá-lo. Ele sempre fala que as relações com as coisas precisam estabelecer uma conexão que sempre preze pelo conforto e a valorização da autoestima.

Assim como bom professor e de um perfil eclético, ele é extremamente engajado em assuntos como educação, geografia e geopolítica, cultura pop, racismo e racialidade, questões de gênero e sexualidade, moda e comportamento, culinária, masculinidade.

João estreou como apresentador do programa “Trace Trends”, voltado à cultura brasileira e afrourbana, exibido semanalmente no Globoplay toda quarta-feira e no Multishow, todas as sextas-feiras às 17h. Na nova temporada, ele está à frente do quadro “EducAção”, que mostra histórias e projetos de jovens das periferias brasileiras na área da educação e ciência.

Em seu IGTV lançou um programa semanal chamado “Popeando”, onde recebe convidados para falar sobre temas relacionados à cultura pop. Toda quinta-feira, um novo vídeo está disponível.

Atualmente ele também está à frente do programa “Entrevista”, projeto da TV Futura em parceria com o GloboPlay em celebração ao centenário de Paulo Freire, considerado um patrono na história da educação brasileira.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o João Luiz Pedrosa, te convido a assistir à entrevista!



FICHA TÉCNICA:

Fotógrafo: Thiago Bruno @euthiagobruno l Stylist: Léo Bronks @leobronks l Make/Hair: Jana Marques @janamarques l Produção: Music2/Mynd @music2mynd l Retouch: Henrique A. l Studio: WBorn @wborn_studios l Criação e Edição: @luizalbertoportfolio e @giovannialbinofoto

VEJA TAMBÉM

Kate Middleton celebra seu 40º aniversário. A Duquesa de Cambridge é considerada o membro mais confiável da família real

NOSSAS CAPAS DE DOMINGO

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


João Luiz Pedrosa. Capa da semana da Revista PORTFOLIO



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017