Stalkeados por Luiz Alberto com Eduardo Wingter

O empresário dos influenciadores digitais

04 de NOVEMBRO de 2022

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Stalkeados por Luiz Alberto com Eduardo Wingter

Nosso entrevistado especial e capa de hoje é o empresário Eduardo Wingter. Ele já foi de tudo um pouco: vendedor, analista de compras, músico, cantor, gerente de vendas, coordenador de setor e assessor, entre outros. No entanto, sua ambição e perspicácia lhe mostraram que havia um mercado que até então era pouco explorado - mas que viria a ser um dos mais lucrativos do planeta, embora não soubesse na época: o de influenciadores digitais.

Edu Wingter tem em seu casting mais de 1000 influenciadores espalhados pelo Brasil. Daniel Dimily, João Ferreira, Pedro Avelar e Diogo Gulhel são apenas alguns os nomes.

Em nossa conversa, falamos muito de como funciona as redes sociais, como escalar e crescer em cada uma delas. Foi um papo muito gratificante e que me proporcionou grande aprendizado. Tenho certeza de que também vão gostar!



MAIS SOBRE EDU WINGTER

Os últimos anos têm mostrado com clareza que o mercado musical e o universo dos influenciadores digitais quase sempre acabam se esbarrando e estão em crescendo expansão. Em meio à essa expansão, contudo, um nome tem chamado cada vez mais atenção no cenário: Eduardo Ferreira Wingter, muitas vezes chamado apenas pelo apelido, Edu Wingter. Aos 48 anos de idade, o empresário paulista se destaca brilhantemente quando o assunto é sucesso.

Nascido e criado em São Paulo, Eduardo é filho de um nordestino e uma descendente alemã, tendo outros 5 irmãos. Quando criança, conheceu o lado mais difícil da vida e precisou começar a trabalhar logo cedo, aos seis anos de idade, quando vendia limões em uma feira de São Paulo. Aos 14, já conseguiu um emprego formal como office boy. Depois disso, passou por diversas empresas - algumas delas multinacionais - e diversos setores.

Já foi de tudo um pouco: vendedor, analista de compras, músico, cantor, gerente de vendas, coordenador de setor e assessor, entre outros. Durante sua jornada, acabou embarcando no desafio de integrar o time de uma das maiores agências de publicidade do país. Por lá, se inseriu totalmente no universo dos mais diversos artistas, como cantores, atores e modelos, entre outros — aprimorando cada vez a habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal, algo que já era natural para ele.

No entanto, sua ambição e perspicácia lhe mostraram que havia um mercado que até então era pouco explorado - mas que viria a ser um dos mais lucrativos do planeta, embora não soubesse na época: o de influenciadores digitais. “Eu percebi que aquele era um mercado pouco explorado no Brasil e, ao mesmo tempo, senti que havia uma necessidade de eu me reinventar. Foi quando decidi começar tudo do zero e abri uma agência de influenciadores digitais”, conta o empresário.

Um dos pioneiros no campo, o empreendedor encarou a possibilidade do destino incerto apenas com um desejo no coração: o de mudar a vida das pessoas. “Comecei a trabalhar com alguns influenciadores, a auxiliar marcas, mas também a aprender com eles. Na época era tudo novo, estávamos fazendo coisas que ninguém tinha feito antes por aqui. Cada passo era um risco, mas também um aprendizado novo”, diz.

O tempo passou e Eduardo percebeu que a música era algo muito presente entre os influenciadores digitais, e viu ali uma possibilidade.

Os esforços de Eduardo logo surtiram efeito. Em poucos meses, os então jovens e inexperientes influenciadores digitais começaram a obter uma visibilidade jamais sonhada nas redes sociais e, consequentemente, no meio da música. Um dos maiores exemplos disso, é João Ferreira. “Eu percebi que estava ali apenas como um facilitador. Quando conheci o João Ferreira, quando percebi a garra que o rapaz tinha, coloquei toda minha força ali. Começamos do zero, com aulas de canto, de dança, e muito empenho”, explica.

Outro nome de peso é Daniel Dimiily, que começou como um influenciador de origem humilde e grandes sonhos, mas é atualmente sócio de Eduardo Wingter na New Beat - Produtora 360° da qual Wingter é fundador e membro do conselho. “A New Beat é uma produtora de audiovisual, de música, marketing e gestão. Fazemos o 360° de pessoas públicas, empresários, cantores, atores, influenciadores... enfim, os artistas em geral”, completa Edu Wingter.

A produtora, aliás, traz uma proposta um tanto quanto inovadora no cenário: seus assessorados são convidados a morar na sede da empresa, uma mansão totalmente ‘instagramável’ na zona nobre de Arujá. “Hoje temos João Ferreira, Pedro Avelar e Diogo Gulhel, por exemplo. Eles moram na mansão, e então acabamos fazendo um trabalho 360° durante 24 horas. Trabalhamos postura, estratégia, posicionamento... Tudo enquanto promovemos o ambiente mais descontraído e criativo possível”, completa o empresário.

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