18 de DEZEMBRO de 2022
Já acompanhava as atuações de Sérgio Menezes há tempos. Afinal, ele já está há 34 anos na estrada. Mas foi nesse ano de 2022 que tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente na pré-estreia de ‘Amado – O Filme’ em São Paulo. Ele vive o protagonista Cabo Amado e, mais uma vez, dá show de interpretação.
Sérgio Menezes também atua na moda. É sócio do estilista Guilherme Tavares na sua marca de moda sustentável.
Te convido a assistir ao nosso bate-papo onde conversamos sobre sua trajetória e novos projetos.
UM POUCO MAIS SOBRE SERGIO MENEZES
Sérgio Menezes começou a carreira profissionalmente em 1988 na montagem Opera Carmen, da Fundação Nelson Allan. Em 1994 faz teste para o personagem Theobaldo de ‘Romeu e Julieta’ sob a direção de Sérgio Britto. Ganha o papel e a amizade de um dos maiores nomes do teatro brasileiro. No ano seguinte participa de outra montagem dirigida também por Sérgio Britto e coreografada por Renato Vieira, o espetáculo ‘Memórias do Interior’.
Em 1996 foi para Salvador participar da montagem de ‘O Sonho de Strindberg’ dirigida por Gabriel Vilela. Na volta ao Rio de Janeiro faz o curso técnico de artes cênicas do SENAC e em seguida é chamado para cursar a Oficina de Atores da TV Globo. No final do curso Sérgio Menezes é convidado para o teste de ‘Força de um Desejo’ novela de Gilberto Braga. Depois de ter vivido o personagem Jesus na novela de Gilberto Braga, o desempenho do ator lhe rendeu muitos convites como por exemplo: em ‘Brava Gente’ no episódio ‘Meia Encarnada Dura de Sangue’ de Jorge Furtado, na novela ‘Porto dos Milagres’ de Aguinaldo Silva, ‘O Beijo do Vampiro’ de Antonio Calmon, ‘Celebridade’ de Gilberto Braga e ‘Sinhá Moça’ (2006) de Benedito Ruy Barbosa.
Além de estar atuando em TV, durante esse tempo Sérgio Menezes teve o privilégio de conciliar o tempo das gravações com o teatro. ‘Hamlet é Negro’ sob a direção de Antonio Abujamra, ‘O Castiçal’, de Giordano Bruno, dirigido por Amir Haddad, ‘Os Negros’ de Jean Genet por Luiz Antonio Pilar, ‘Anjo Negro’ de Nelson Rodrigues, ‘Nocaute’ de Roberto Alvin, entre outras peças. No cinena Sérgio Menezes pode ser visto no curta metragem ‘Achados e Perdidos’ com Simone Spoladore, Eva Todor e Leonardo Vieira de Eduardo Albergaria Jr; no longa alemão ‘Saudade’, no curta ‘Estação das Flores’ de Françoise Forton, em ‘Amado – O Filme’ onde interpreta o Cabo Amado, dirigido por Edu Felistoque e Erik de Castro e, recentemente, Sérgio interpreta Lazar Volkov, ou apenas Laz, um misterioso cyborg astronauta, que está no rastro de um vazamento de tecnologia militar capaz de controlar soldados à distância em Ressurgido, curta de ficção lançado como piloto de série.
FICHA TÉCNICA
Foto: Daniel Pinheiro @danielpinheirofoto l Criação e Edição: @luizalbertoportfolio e @giovannialbinofoto
VEJA TAMBÉM
A ONG Florescer promove noite beneficente para o Natal das crianças de Paraisópolis
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM