Luiz Alberto entrevista Jayme Periard

“Tive o privilégio de ter vivido momentos áureos da TV brasileira e do teatro produzido a partir dos anos 80”

03 de SETEMBRO de 2023

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Luiz Alberto entrevista Jayme Periard

Ele está comemorando 40 anos de carreira e trouxe para o palco um tema controverso para ser discutido. Tive o prazer de entrevistar Jayme Periard, um estudioso da dramaturgia e um dos maiores talentos do país. Amanhã ele estreia uma peça e traz, pela primeira vez, ao teatro um assunto jamais discutido nesse lugar. A peça ‘A Quebra’ leva ao público a visão de um jornalista, um jovem abusado, um Padre e um Cardeal. O assunto é por demais importante: O abuso de crianças e adolescentes por parte de membros da Igreja Católica. “A peça tem a intenção de fazer pensar, não polemizar”, disse o ator, autor e produtor.

Convido vocês a assistirem à nossa entrevista. Espero que gostem tanto quanto eu!

Tenham um domingo lindo! O sol saiu, curta o dia com sua família, vá ver os amigos, porque muitos deles também podem ser família, coloca um som na vitrola e divirtam-se como puderem. Sorriam, gargalhem e mandem a tristeza embora! Esta é uma exigência daquele que os ama muito: O seu sempre L A (Luiz Alberto).



MAIS SOBRE JAYME PERIARD

Em comemoração aos 40 anos de carreira, Jayme Periard sobe aos palcos no Rio e estreia o espetáculo “A Quebra”, no dia 4 de setembro, no Teatro das Artes (Shopping da Gávea), na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com concepção do próprio Jayme e dramaturgia de Regina Antonini, a peça nos leva a conhecer e a refletir sobre os inúmeros casos de abuso sexual contra menores na Igreja Católica. Já amplamente retratadas nos cinemas, através de documentários e filmes, e pela cobertura da imprensa mundial nos últimos anos, essas histórias serão apresentadas, pela primeira vez, no teatro. A direção é assinada pelo ator, que ressalta a importância do teatro nessa discussão. O texto, criado a partir de casos reais, não é um manifesto contra a Igreja Católica, e sim, uma reflexão sobre essa terrivel e cruel realidade nas últimas décadas. A montagem ficará em cartaz em curta temporada, até o dia 26 de setembro, sempre às segundas e terças-feiras, às 20h.

O ESPETÁCULO

A partir de uma reportagem, o personagem Jornalista descobre uma rede de abusos sexuais em instituições católicas. Sua denúncia revela os sacerdotes abusadores, aqueles que os protegem e nos apresenta o relato sensível e sincero de uma das vítimas.

Jayme Periard se reveza nos quatro personagens do espetáculo: o Cardeal, o Jornalista, o Padre e a Vítima. Revelando, através deles, o silêncio sobre esses crimes que ainda impera no Brasil.

OS 40 ANOS DE CARREIRA

Antes de 1981, já fazia teatro amador, tendo ingressado na escola de teatro Martins Pena e tido aulas com importantes professores, como José Wilker, Mona Lazar, Denise Stoklos, Junito Brandão, Alcione Araújo entre outros.

Em sua trajetória de 40 anos, Jayme Periard traz na bagagem muitos sucessos, de novelas a minisséries, passando pelas TVs Globo, Record, Bandeirantes, SBT e pela extinta Rede Manchete. Atuou em “A gata comeu” (Globo, 1985), “Dona Beija” (Manchete, 1986), “Roda de fogo” (Globo, 1986), “Brega & Chique” (Globo, 1987), “Mandala” (Globo, 1987) e “Despedida de solteiro” (Globo, 1992), “O Portador” (Globo, 1991); “Xica da Silva” (Manchete, 1996); “Mandacaru” (Manchete, 1997), “Amor e revolução” (SBT, 2011); “Escrava mãe” (Record, 2016), entre outras obras. Além de várias peças de teatro em que encenou, dirigiu e produziu.

Comemorar 40 anos de carreira é uma felicidade imensa! E mais do que tudo, esse espetáculo é a comemoração dos encontros que tive durante toda essa trajetória. Não só com os grandes diretores e atores com quem contracenei e aprendi, mas, também, com todos os técnicos, produtores, figurinistas, iluminadores, cenógrafos, maquiadores, enfim, todos que fazem parte desse universo fascinante de contar histórias. Tive o privilégio de ter vivido momentos áureos da TV brasileira e do teatro produzido a partir dos anos 80. Foram 40 anos bem aproveitados, bem vividos e com personagens que me enriqueceram muito”, avalia ele.

Sempre aberto a novidades e um estudioso das artes cênicas, Jayme Periard decidiu encarar um novo desafio: fazer o seu primeiro monólogo.Quando comecei a conceber A Quebra, esse formato se impôs, e me trouxe um grande estímulo. Tem sido uma experiência maravilhosa”, finaliza o niteroiense.

SERVIÇO

‘A Quebra’ estreia no dia 4 de setembro

Teatro das Artes - Rua Marquês de São Vicente 52 (Shopping da Gávea) l Segundas e terças-feiras, às 20h l Entrada: R$ 80 e R$ 40 (meia) l Duração: 70 minutos l Classificação: 16 anos l Temporada até o dia 26 de setembro.

Fotos: Luciana Mesquita

VEJA TAMBÉM

Ator Murilo Cunha é convidado para integrar o musical Segunda Oke

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Luiz Alberto entrevista Jayme Periard

A vítima



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017