Luiz Alberto entrevista Roberto Birindelli

Ele está em turnê internacional com o longa ‘Gauguin e o Canal’ e acaba de filmar ‘As Vitrines’, sua 55ª participação no cinema

26 de MAIO de 2024

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Luiz Alberto entrevista Roberto Birindelli

Nossa capa e entrevista especial de hoje é com o ator Roberto Birindelli. Nosso papo foi um dos melhores dos últimos tempos. Nascido no Uruguai, onde viveu até os 15 anos, mas estabeleceu uma boa parte de sua carreira no Brasil.

Birindelli se formou como arquiteto em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, editou livros de poesia marginal, participou de rodas de poetas, trabalhou com dança e mímica, se formou em Artes Cênicas, foi professor, estudou teatro na Itália, Dinamarca, França e Inglaterra. Ufa!

Te convido a assistir à nossa entrevista e conhecer um pouco mais da história e carreira deste incrível artista!



MAIS SOBRE ROBERT BIRINDELLI

No longa-metragem "Gauguin e o Canal", o ator Roberto Birindelli interpreta as dores do pintor Paul Gauguin em francês e espanhol. Se dividir entre mais de um idioma não é uma novidade para ele, que nasceu em Montevidéu, no Uruguai, onde viveu até os 15 anos, mas estabeleceu uma boa parte de sua carreira no Brasil.

Birindelli é o protagonista da produção panamenha, roteirizada e dirigida por Frank Spano, que ganhou o prêmio de melhor filme no 76º Festival de Salerno, na Itália, e foi exibida na 67ª Semana Internacional de Cine de Valladolid (Seminci), edição do segundo festival mais importante de cinema independente da Espanha. 

Em abril de 2023, o filme ainda passou pelo 39º Festival de Cinema Latino de Chicago, nos Estados Unidos, em setembro, pelo 28º Ourense FilmFestival (OUFF), na Espanha, e na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que aconteceu entre 19 de outubro e 01 de novembro. "Passamos 40 dias filmando no Panamá durante a pandemia! Uma experiência brutal e imersiva", vibra.

UM HOMEM DE MUITAS ESTRADAS

Birindelli se formou como arquiteto em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, editou livros de poesia marginal, participou de rodas de poetas, trabalhou com dança e mímica, se formou em Artes Cênicas, foi professor, estudou teatro na Itália, Dinamarca, França e Inglaterra. Ele conta que teve, inclusive, negócios no ramo industrial, entre os quais uma fábrica de implantes de silicone e outra de equipamentos de proteção individual. "Fiz palestras em mais de 500 empresas sobre segurança e saúde no trabalho!"

A partir de 2007, passou a se dedicar exclusivamente à carreira de ator. A trajetória na TV só teve início após 25 anos atuando em teatro.

Chegou ao Rio de Janeiro dois anos mais tarde. Nessa época, iniciou seus trabalhos na televisão, com participações e personagens em novelas da Globo e da Record. Entre suas atuações de maior destaque está o motorista Josué, de "Império", novela de Aguinaldo Silva, que teve Alexandre Nero como protagonista. 

Dos quase 20 trabalhos realizados na TV, o mais recente é a série "Dom", drama policial criado pela Conspiração Filmes para a Prime Video, lançada em 2021 e com a segunda temporada sendo exibida em 2023. Outros foram a série "Reis", na Record, trabalho pelo qual foi agraciado com o Prêmio Contigo! Online de melhor ator, e a novela "Nos Tempos do Imperador", na qual interpretou o Marechal Francisco Solano López, ex-presidente do Paraguai.

NOVO TRABALHO NO CINEMA

Filmado em São Paulo, o filme "As Vitrines" tem roteiro inspirado na infância da diretora Flávia Castro, que morava com a família no Chile quando ocorreu o golpe militar capitaneado pelo general Augusto Pinochet, ocorrido em 1973. Os protagonistas do filme são as crianças Helena O'Donnell e Gael Nórdio, que ainda conta com atores e atrizes do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil, como Roberto Birindelli e Letícia Colin.

"Esse personagem que interpreto me faz recordar minha própria história. Em 1978, a situação em Montevidéu era crítica por conta da ditadura. Meus pais pensaram em se mudar para Buenos Aires ou São Paulo. Por fim, Porto Alegre foi a melhor opção, em função das semelhanças culturais. Cheguei ao Brasil sem saber falar uma palavra em português", finaliza o ator, que tem mais de 55 filmes (entre longas e curtas) no currículo.

FICHA TÉCNICA

Fotos: Vinícius Mochizuki l Direção de estúdio: Rodrigo Rodrigues l Edição de moda: Alê Duprat l Produção de moda: Kadú Nunnes l Assessoria de imprensa: Equipe D Comunicação l Criação e Edição: @luizalbertoportfolio e @giovannialbino

VEJA TAMBÉM

Luca Castellani, com o diretor Baz Luhrmann, no tapete vermelho do Festival de Cannes

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Luiz Alberto entrevista Roberto Birindelli



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Paula Landim

Entrevista Paula Landim

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017