01 de OUTUBRO de 2024
Nossa capa e entrevista especial de hoje é com Ana Maria Guardado. Nascida nos EUA, cresceu em Goiânia, o pai é de El Salvador e a mãe brasileira. Por isso, tem dupla cidadania, Americana e Brasileira.
Ana Maria está fazendo o pré-lançamento do aplicativo “Conversa entre Pais” que irá revolucionar a cultura jurídica do país em relação à violência doméstica contra mulheres e filhos.
O aplicativo chega para ser o canal de comunicação entre pais, que estão separados, e filhos. Como sabemos, nem todas as relações são amigáveis e no aplicativo “Conversa entre Pais” tudo é registrado: conversas, fotos, vídeos, mensagens, etc. Nos Estados Unidos já é comum, mas, no Brasil é novidade e vai permitir esta comunicação com a anuência da justiça, coibindo violências, ameaças e, até mesmo, sendo prova validada caso ocorra. Enfim, genial!
Te convido a assistir ao nosso bate-papo, conhecer a história de Ana Maria Guardado e saber mais sobre a Startup Matres e seu primeiro lançamento, o aplicativo “Conversa entre Pais”.
MAIS SOBRE ANA MARIA GUARDADO
Desde criança sempre gostou de se espiritualizar e estudar temas como espiritualidade, filosofia e psicologia e decidiu na adolescência que sempre trabalharia com algo que ajudasse diretamente as pessoas nessa vida, por isso estudou Psicologia.
Depois que estudou Psicologia, trabalhou por 13 anos como Terapeuta de Regressão de Memória e depois decidiu parar de atender para abrir a Startup Matres para ajudar famílias com tecnologia, com a Revista Matres e eventos.
Neste momento, está fazendo o pré-lançamento do aplicativo “Conversa entre Pais” que irá revolucionar a cultura jurídica do país em relação a violência doméstica contra mulheres e filhos.
Antes de falar sobre o aplicativo “Conversa entre Pais” é importante falar de todas as dores da Ana Maria que a fizeram chegar até a ideia desse aplicativo no Brasil e porque ela escolheu como missão de vida proteger mães e filhos.
Ana Maria casou nos EUA com um brasileiro que é pai do seu filho, que nasceu nos EUA. Ele era violento e, assim que seu filho nasceu e tinha somente 3 meses de vida, pediu o divórcio. Desde então ela é mãe solo e sua vida se dedica ao filho. Hoje o filho tem 3 anos.
Nos EUA tem vários aplicativos que os pais conversam entre si e as conversas são gravadas, pois, em casos de violência doméstica, seja contra a mãe ou/e filhos, os juízes podem determinar que os pais e os filhos só conversem pelo aplicativo. No caso da Ana Maria, ela colocou uma cláusula no divórcio que só iria conversar com o ex-marido pelo aplicativo e ele só veria o filho pelo aplicativo. Esta é a revolução que Ana Maria Guardado quer que aconteça no Brasil, depois que o aplicativo “Conversa entre Pais” ser lançado.
A lei do Brasil e dos EUA fala a mesma coisa: que tem que ter um meio de comunicação entre os pais e os filhos e o aplicativo é um meio de comunicação. Tanto nos EUA quanto no Brasil a mãe não é obrigada a passar seu contato pessoal para o pai, pode falar com ele por e-mail e por mensagem.
“Desde quando me separei do pai do meu filho, quando ele tinha três meses, já usei o aplicativo no judiciário dos EUA e do Brasil pra mostrar provas contra meu ex-marido”, comenta Ana Maria. Inclusive, foi depois que um juiz no Brasil aceitou provas pelo aplicativo dos EUA, que veio a ideia: “Preciso criar um aplicativo como esse pra proteger as mulheres e os filhos e no futuro o aplicativo pode ser tão comum que os juízes do Brasil podem obrigar homens que foram violentos com as esposas e filhos a só conversarem com elas e os filhos pelo aplicativo assim como os juízes nos EUA obrigam”.
Todo dia ex-esposas no Brasil continuam sendo atacadas pelo ex-marido durante e após o divórcio através de conversas pelo WhatsApp e ligações. Ao usar o aplicativo para essas comunicações, fica fácil provar o teor das conversas, já que o app armazena todas as informações e mídias. É criado um histórico de todas as conversas. Ou seja, mentira, ameaças, constrangimentos, abusos, etc. não tem vez!
Para as mães é um alívio, porque como os vídeos também são gravados, elas podem deixar os filhos conversarem com os pais por vídeo e depois podem rever ou assistir ao vídeo e verem se o pai atacou o filho de forma verbal e psicológica ou falou mal da mãe.
O aplicativo “Conversa entre Pais” é somente o primeiro de Ana Maria Guardado e da Startup Matres, outros serão lançados para ajudar famílias.
Por toda sua história, Ana Maria criou a Startup Matres, que tem como símbolo a Flor de Lótus. Matres significa Mães em latim e ela gosta muito da história da Flor de Lótus, que tem a capacidade de nascer e crescer na lama. Ela quer ajudar as pessoas a saírem da lama, se libertarem da violência e do sofrimento.
Por fim, Ana Maria sempre sonhou em ser mãe, desde a infância, inclusive na infância pensava que queria ajudar crianças quando crescesse. Anos antes de ser mãe ele perguntou por pensamento: “Vou ser mãe?” E uma voz veio como uma profecia falando: “Será mãe de muitos!” E desde quando se tornou mãe, todos os dias ela pensa nessa frase e acredita que a sua missão é ajudar crianças, jovens e mães.
Toda a sua força vem da maternidade e de querer ajudar o mundo a ser mais seguro para as crianças e por isso criou a Startup Matres: uma empresa para ajudar pais e filhos, tanto como clientes quanto como empreendedores e até 2025 terá sua ONG para ajudar mães e crianças que sofrem violência a se libertarem.
No momento, Ana Maria Guardado está procurando investidores para o app “Conversa entre Pais” durante este momento de pré-lançamento, pois o aplicativo estará disponível no início de 2025. Além disso, Ana Maria tem o Clube Matres que proporciona networking de empresários e famílias; realiza a Feira do Clube Matres, em Goiânia, de vendas de produtos de diversos empreendedores; organiza jantares de negócios e, em breve, começará a ter viagens para famílias pelo Clube Matres, em parceria com agências de viagens. Em 2025, Ana Maria tem planos de abrir uma ONG para ajudar mães e filhos que sofrem ou já sofreram violência doméstica.
CONTATOS:
Fale com Ana Maria Guardado pelo Whats app: 62-99875-1742
Acompanhe o Instagram: @startup.matres
E-mail: anamariaguardado@grupomatres.com.br
VEJA TAMBÉM
Dra. Érica Franceschini lança livro emocionante sobre sua jornada de maternidade e superação
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM