Laminados Cerâmicos, uma grande evolução no tratamento estético odontológico

Por Dra. Larissa Patrocínio

23 de SETEMBRO de 2018

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Laminados Cerâmicos, uma grande evolução no tratamento estético odontológico

Quem nunca sonhou em ter seus dentes brancos, bonitos e perfeitos? Além de ser sinônimo de saúde, um sorriso harmonioso e autoestima reconquistada são fundamentais.

Por conta da busca pela realização desse sonho, a procura pela odontologia estética vem crescendo consideravelmente, até mesmo porque não só recupera a beleza dos dentes, mas também a saúde bucal do paciente.

De acordo com a Dra. Larissa Rodrigues Patrocínio, Cirurgiã-Dentista Especialista em Dentística Restauradora, atualmente é possível por meio das novas técnicas, reconstituir a parte do dente que foi perdida por desgaste, fraturas, cáries e até mesmo uma restauração antiga ou com infiltrações.

Conforme a especialista, o procedimento que está bastante em evidência no segmento é o tratamento dentário por meio de laminados cerâmicos, como as facetas e lentes de contato dental. “Os laminados modificam a cor, forma e a posição dos dentes anteriores na busca de um sorriso mais natural, alinhado e harmônico. A diferença entre faceta e lentes de contato esta na espessura da porcelana e a quantidade de desgaste dentário. Enquanto que as facetas necessitam de um desgaste mais acentuado do dente, as lentes de contato são ultrafinas, tendo um desgaste mínimo, por isso consideradas minimamente invasivas. As lentes geralmente são indicadas para pequenas correções como fechamento de espaços entre os dentes ou modificar a forma (harmonizar o comprimento e largura dos dentes).  Por serem de espessura bastante fina não são indicadas em estruturas dentárias com alteração de cor. Já as facetas por terem maior espessura da cerâmica são indicadas em dentes escurecidos ou com grandes restaurações. Além disso, também são aplicadas para alguns casos de correção funcional: assimetria, dentes deformados ou desalinhados e no aumento vertical dos dentes incisivos”, relata a doutora.

Considerados uma verdadeira evolução no tratamento estético os laminados cerâmicos são uma realidade na Odontologia sendo um tratamento previsível e conservador quando bem indicado.

Segundo a Dra. Larissa Patrocinio, o procedimento é desenvolvido sobre modelos em gesso adquiridos por moldagens das arcadas dentárias do paciente após preparo dental. O profissional pode e deve realizar fotografias iniciais do paciente e de seu sorriso. Pode ainda, lançar mão de mockups, ou seja, uma simulação em boca que irá auxiliar o paciente a ter uma ideia bastante próxima de como ficará o resultado final proporcionado pelos laminados, e, além disso, uma simulação digital também pode ser indicada. Tudo isso para ampliar a visão estética para o melhor diagnóstico, de maneira que possa orientar o dentista no processo de planejamento e na execução do tratamento. Vale ressaltar a importância de uma ótima comunicação entre cirurgião-dentista e o técnico em prótese dentária para se alcançar o sucesso clinico. A partir da conclusão de todo esse processo, os laminados cerâmicos serão confeccionados em laboratório de prótese e os dentes serão finalmente preparados para receberem as porcelanas. Em relação ao tratamento, o tempo médio varia entre 14 a 21 dias, dividido nas etapas para o clareamento dentário, planejamento, moldagens e cimentação dos fragmentos.

É notável destacar a complexidade deste trabalho, desde os detalhes da cor do dente, manipulação da porcelana, pinturas, provas e ajustes, com o objetivo do resultado ser o mais natural possível para o paciente. Além de melhorar a estética, vale destacar que a técnica com os laminados cerâmicos contribui muito para a mastigação, segurança e sem dúvida, um sorriso mais belo e simétrico. Por isso, a Dra. Larissa recomenda a importância de consultar um profissional especializado e assim, tirar todas as dúvidas para que o tratamento seja adequado e satisfatório.

Dra. Larissa Patrocinio, ao lado  de Dra. Gilcéia Patrocinio, atende no Isodonto - Instituto Saúde Oral, Clínica de Reabilitação Oral e Odontologia Estética de Qualidade.

Telefones: 3225-4494 l 3315-5491 l 98811-8955


Laminados Cerâmicos, uma grande evolução no tratamento estético odontológico

As lentes de contato são ultrafinas



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017