30 de MAIO de 2019
São 30 anos de estrada. O fashion designer Ivan Aguilar celebra essas três décadas de percurso com a mesma serenidade com que transita na moda masculina e, mais recentemente a feminina, mas com o espírito de garoto inquieto (igualmente constante) no desejo de arrasar: um fashion show, dia 30 de maio, às 20h30, no Centro de Convenções de Vitoria, no qual apresenta a fornada comemorativa de 40 looks da label que leva seu nome. É a primeira vez que o estilista lança uma coleção inédita no estado e cidade onde fincou raízes. Para tanto, ele convocou o amigo de longa data Claudio Santana para produzir o desfile da coleção "Urban Folk". O stylist, que já dirigiu runaway shows de brands importantes como Alexandre Herchcovitch, Osklen, Amir Slama e Samuel Cirnanscki, aterrissa direto em Vitória após abocanhar a direção de passarela do DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, realizado em Fortaleza de 15 a 18 de maio.
Parte da renda será revertida para a OSGADE, obra social Gabriel Delanne, organização não governamental sem fins lucrativos que cuida da educação, nutrição, cultura, esporte e lazer de crianças e adolescentes carentes em risco social, na comunidade de Novo Horizonte, em Cariacica, ES. Ultimamente, Ivan anda focando no engajamento social. No Natal, ele arrecadou quase uma tonelada de material escolar para outra instituição na região da Serra Capixaba. "Essa postura é coerente com o caráter social da minha trajetória, uma marca registrada da grife. Atuo em diversas frentes de amparo social desde muito tempo", afirma Ivan.
E a coleção? Urban folk por quê? É étnica? "Nada disso", se apressa em deixar claro Ivan. Ele usa esse nome em virtude de um movimento que ele chama de slow life, de se voltar para o campo para meditar, para se entregar à reflexão, ao respiro. "Até a renovação criativa vem daí", comenta, em sintonia com a obra mais conhecida do filósofo e professor da universidade La Sapienza, em Roma, Domenico De Masi: "O ócio criativo" (Editora Sextante, 2000). "Existe um movimento global de retorno ao campo, ou pelo menos em direção daquilo que remete a ele, um neo arcadismo social decorrente do cansaço da vida frenética, da escravidão das mídias sociais, do excesso do whatsapp e seu esgotamento mental. Quando isso acontece, o homem se volta para a natureza", aponta Ivan. Segundo ele, é daí que ressurge essa atmosfera rural inglesa como ambiência de desejo.
Clássicos cinematográficos como "Retorno a Howard's End" (1992) e "Vestígios do dia" (1993), de James Ivory, são inspiração, assim como "O terceiro tiro" (1955), de Alfred Hitchcock. É nesse clima campestre sofisticado que se situa o inspiracional da coleção: o barulhinho das folhas secas sendo arrastadas pela brisa, os raios suaves do sol iluminando os tons terrosos, a luz da manhã que aquece a manhã na varanda da cabana ou entra pelas janelas da casa de veraneio, naquele contraluz que evoca a sensação de aconchego que só o campo permite, ao trazer memórias ternas de infância, com um livro no colo, entre uma xícara de café com umas gotas de brandy e uma caneca de chocolate quente.
Os blasers, calças, ternos e costumes clássicos se completam com a linha casual: jaquetas, bombers, shorts, pijamas e overcoats, que comparecem com o DNA dodesigner – perfeição no corte, destaque para o acabamento e a escolha dos tecidos, um must. Atenção para os forros em composê. Já as camisas vêm em seda com cores adamascadas.
Na cartela de cores, os terrosos da vez, numa mistura sinestésica: ocre, toffee, café au lait, nougat, conhaque, uísque, amêndoa, macadâmia, marzipã e cáqui são aquecidos por vermelhos queimados – laranja-raposa, brandy e licor –, ao lado dos neutros: cinza, estanho, preto, marinho. Como sempre, os prints são highlightsna passarela: xadrezes – príncipe de gales, madras, tartans e até um tipo de padrão meio Burberry – saem na frente no protagonismo dessa coleção, assim como estampas geométricas e de monograma remetem ao revival dos anos 2000.
Sobre Ivan Aguilar
Mineiro radicado no Espírito Santo, o estilista foca na alfaiataria de talho seco e preciso, combinada com sportswear, brincando com uma cartela de cores poderosa, entre gamas neutras e tons solares, e enfatizando o mix de lisos, texturas e prints. O estilo para ele é um badalo, na mesma proporção com que Paris é uma festa para Hemingway. Ivan flana na moda e na vida; sua criação é fruto de experiências degustadas por andanças pelo Brasil, pelo recanto de Pedra Azul, lugarejo onde recarrega a bateria, e ao redor do globo, por onde circula com a delicada mineirice flapper de quem quer ter tempo a perder (ou ganhar!) com uma boa prosa, sorriso farto de menino estampado no rosto irremediavelmente bronzeado. Faz o que gosta, não necessariamente aquilo que acredita que vai bombar na quantidade, mas o que vai tornar o mundo muito mais bonito, na sua visão. E assim segue pleno, agradando sua clientela (que sai com a satisfação em riste, de bochecha a bochecha), seja no prêt-a-porter ou no fatto su misura, até nas noivas que desenvolve com requinte, outro filão no qual atua. Sim, para ele, o life-styleimpera. Por isso, o designer mescla o rigor urbano de Saville Row com o dolce far niente da Itália. De preferência, aquela dos passeios classudos por Firenze, pelas promenades de Portofino e da Costa Amalfitana ou pelo footing por dentre ruelas antigas de Taormina, na Sicília, no sopé das colinas que abraçam vinhedos ou descobrindo pequenas relíquias, boas surpresas como sua roupa.
Toda essa percepção de Ivan como um criador que traz o mundo como quintal para suas elucubrações estilísticas, quem diria, começou em micro escala, no âmbito doseio familiar: desde criança, lá pelos seus cinco ou seis anos, já acompanhava no ateliê de costura a mãe Manuela de Aguilar, modista conhecida na cidadezinha. Ivan cresceu nesse universo singelo, e na adolescência trabalhou em butiques. Foi precoce. Aos 17 anos abriu sua primeira loja e, na maioridade, sua confecção, em funcionamento até hoje. Em 1988, resolveu se profissionalizar, levando a sério a profissão que abraçou e montando sua empresa.
Ivan Aguilar desfilou quatro anos na Casa de Criadores (2005-2008) e participou do Vitória Moda de 2008 a 2014. Ganhou projeção nos anos 2000, quando se tornou expoente da moda masculina no Fashion Rio. Em seguida, caiu de cabeça nas semanas de modas de Nova York e Miami (criando e coordenando as coleções da Sinesia Karol) e lançou em 2014 sua primeira linha feminina na New York Fashion Week, da qual faz parte até hoje do line-up de desfiles. Apaixonado pelo colorido e luminosidade do Rio, em 2016 mirou seu caleidoscópio cromático na Cidade Maravilha, se inspirando na obra da artista plástica Beatriz Milhazes numa coleção de verão que homenageou dois papas da moda carioca (e porque não dizer nacional?) dos anos 1970/80: Simon Azulay (Yes, Brazil!) e Luiz de Freitas (Mr. Wonderful) em desfile-show na escadaria do neoclássico Palácio Tiradentes, que parou o centro da urbe, durante o Rio Moda Rio. Recentemente, abriu uma flagship em Vitória.
Serviço
Desfile de 30 anos de Ivan Aguilar l 30 de maio às 20h30 (welcome drink) e 21h45 (fashion show) l Local: Centro de Convenções de Vitória l R. Constante Sodré, 157 - Santa Lucia, Vitória - ES, 29055-420 l Tel: (27) 3335-4600 l Ingressos: R$ 100 l Parte da renda será revertida para a Obra Social Gabriel Delanne l Venda de ingressos: l (27) 3024-1919 / (27) 99942-5998
Editorial ‘Urban Folk’ Ivan Aguilar
Estilo: Ivan Aguilar l Fotografia: João Araújo @byjoaoaraujo l Modelos: Bruno Fraga @brunofragaruas Leandro Dalmasio @leandrodalmasio Igor Costalonga @igorcostalonga @andymodels l Cabelo: Dinastia da Barba l Make-Up: Marcos Martins l Coordenação: Andy Bonella
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