Reúso de água com tecnologia inédita e portátil é apresentado por empresa capixaba

Máquina foi criada em Curitiba e terá o Espírito Santo como mercado de estreia

21 de JULHO de 2019

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Reúso de água  com tecnologia inédita e portátil é apresentado por empresa capixaba

Muitos brasileiros cresceram ouvindo a respeito da abundância de água no Brasil, por termos alguns dos maiores reservatórios de água doce em todo o mundo. Porém, a partir do século XXI, foi necessário despertar para o uso consciente deste recurso, já que o país viveu, principalmente na última década, uma realidade constante de rios secando e a necessidade de racionamento. 

Neste contexto, o conceito de reúso de água se tornou conhecido por todos, por ser uma das práticas mais adotadas para sua reciclagem, transformando o esgoto novamente em água disponível para o consumo. Tradicionalmente, as estações de tratamento de esgoto (ETE) são grandes complexos, que demandam um investimento expressivo e ocupam grandes espaços, sendo viáveis apenas para indústrias de grande porte.

Porém, foi em 2014, durante a seca de São Paulo, que os amigos Magnus Arantes e Fábio Brejão pensaram em transformar a água poluída do Tietê em potável para a população. O que começou com uma brincadeira, foi levado a sério, tendo, então, iniciado um estudo mais a fundo sobre as suas possibilidades. Foi assim que nasceu a Elysium S7, uma família de máquinas compactas e portáteis capazes de tratar até 80% do efluente onde está instalada.

A máquina de produção de água, como é chamada, é uma tecnologia inédita que tem por objetivo se dedicar ao reaproveitamento deste recurso. Por meio de um processo que combina diferentes tecnologias, que são a remoção da carga orgânica, onde há o beneficiamento biológico, filtração e a esterilização, que busca matar as bactérias presentes, entrega-se uma água com qualidade similar, ou até melhor, do que a das torneiras de casa.

Dentre os diferenciais da máquina, que será trazida ao Espírito Santo em uma parceria da Waterfarm, sua idealizadora, com a capixaba TechHunters, está a facilidade de instalação, já que ela sai pronta da fábrica e é transportada por meio de um caminhão até o seu destino. São sete versões, que variam do menor para o maior, sendo que a versão mais simples, capaz de tratar até dois mil litros de água por hora, ocupa um espaço de 5m x 2,5m e precisa apenas estar acoplada a duas caixas d’água – uma para receber o esgoto e outra para transportar a água limpa. A maior é capaz de processar até 10 mil litros por hora. Vale destacar que, por usar um motor simples em sua operação, o gasto de energia é praticamente irrisório em relação ao seu benefício.

Sendo assim, a tecnologia torna acessível o tratamento de esgoto e o reúso dessa água não só para grandes indústrias, sendo possível a sua instalação para os mais diferentes tipos de uso. “Nossa máquina não é para uso individual. Ela passa a ser economicamente viável a partir de locais com 100 residências ou um prédio comercial onde circule a partir de 300 a 400 pessoas por dia. Isso vale para shoppings centers ou condomínio comercial. Vale também para um condomínio de casas, desde que tenha todo esgoto coletado e destinado a um mesmo lugar. Além disso, atende a todo e qualquer processo industrial, pois consome água e, sem dúvidas, em um volume muito maior do que o mínimo necessário”, conta Magnus, idealizador do projeto.

Tecnologia e automação

Para garantir o funcionamento pleno da Elysium S7, a Waterfarm desenvolveu uma tecnologia embarcada capaz de dar toda a autonomia para que a máquina trabalhe de forma inteligente no dia a dia. Durante a pesquisa para o seu desenvolvimento, tecnologias já desenvolvidas em países como Itália, Israel, Alemanha e EUA foram estudadas.

O resultado é um sistema todo eletrônico e sensoriado onde, a partir do painel de controle, pode se saber como a máquina está se comportando. Além disso, ela possui um processo de autolavagem, sendo necessária a intervenção humana somente em períodos para fazer a manutenção dos consumíveis.

“Seus sensores conseguem entender qual a qualidade do esgoto que está entrando e a qualidade da água que está saindo. Se o produto final não estiver dentro da qualidade desejada, a máquina rejeita e realiza novamente o processo de reciclagem. Isso pode reduzir a produção, porém não há possibilidade de ela entregar algo impróprio para uso. Desenvolvemos uma tecnologia eletrônica embarcada muito pesada, onde todo funcionamento é computadorizado e segue rotinas pré-estabelecidas, sabendo sempre se há esgoto ou não para tratar, o que já foi produzido, entre outros detalhes”, acrescenta Magnus.

Água de reuso pode ter vários tipos de destinação

Apesar de ter a sua qualidade comprovadamente igual ou superior às que saem em nossas torneiras, a água de reúso ainda enfrenta uma legislação que impede o seu consumo humano. Porém, essa modalidade representa apenas cerca de 3% do gasto registrado. O grosso são processos como sanitário, industrial e irrigação. Para todos esses a água é liberada para uso.

“Existem grandes produtoras de água reciclável, que possuem estações enormes de produção de água. Em algumas usinas, como em siderúrgicas, existem empresas que fazem esse tratamento. O que a gente tem é um processo compacto, modular e que pode ser instalado em qualquer lugar. Fábrica, condomínio, onde for. A partir do momento que você consegue reaproveitar, você garante ter água a partir do seu próprio consumo”, reforça Magnus Arantes.

Laudo da Cesan comprova qualidade da água

Durante 06 meses, a equipe da WaterFarm, junto a TechHunters, responsável por trazer e comercializar a máquina no Espírito Santo, realizou testes de qualidade em uma estação de tratamento de esgoto da Cesan. O processo consistiu na colocação da tecnologia onde fica instalada uma grande piscina, que recebe milhares de litros de esgoto diariamente, e a destinação de parte desse esgoto para a realização do processo de tratamento da máquina.

O resultado final foi a liberação de um laudo da agência que atesta a qualidade da água de reúso produzida pelo produto da Waterfarm, corroborando com a narrativa proposta pela empresa e dando o aval necessário para sua comercialização no Espírito Santo. “Nos tornamos parceiros há cerca de um ano, quando conheci o idealizador desse projeto e conversei com ele a respeito da crise hídrica que viveu o Espírito Santo nos últimos anos. Entendemos que a máquina que eles ainda estavam desenvolvendo na época era um produto que poderia revolucionar todo o mercado de reaproveitamento de água e que o Estado receberia essa tecnologia de portas abertas. O atestado de qualidade fornecido pela Cesan comprova essa narrativa que adotamos ao confiar nos frutos que poderiam ser colhidos por essa parceria”, conclui Corbélio Guaitolini Junior, um dos sócio-fundadores da TechHunters.

VEJA TAMBÉM

Vera Fischer é a homenageada nacional do 26º Festival de Cinema de Vitória

Festejando aniversário no Raiz do Canto. As badaladas noite do gastropub inspiram a comemoração

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Reúso de água  com tecnologia inédita e portátil é apresentado por empresa capixaba



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017