21 de JULHO de 2024
Uma das artes decorativas mais expressivas, a história da esmaltação remonta ao século XIII a.C. Ao longo dos séculos, o ofício foi usado em várias formas ao redor do mundo para adornar tudo, desde joias e caixas decorativas até objetos de arte.
O processo de esmaltação envolve a fusão de vidro em pó sobre metal e requer experiência em vários ofícios, incluindo pintura em miniatura, queima e ourivesaria, bem como uma compreensão íntima da cor. É um trabalho meticuloso, mas o resultado é tão cativante que a esmaltação continua a decorar joias finas, relógios e arte até hoje.
Os artesãos tendem a favorecer a técnica de esmaltação grand feu – ou “grande fogo” – tanto em joias quanto em relojoaria. O método envolve pintar sílica em pó diretamente sobre uma superfície e então queimá-la em um forno em alta temperatura. O processo demorado é repetido várias vezes e requer atenção meticulosa para controlar a temperatura de queima e criar uma aparência rica e brilhante.
Embora conhecida principalmente por seus diamantes, a De Beers recentemente usou esmaltação grand feu para as peças de outono em sua coleção Metamorphosis. Longas pinceladas de esmaltação vermelho-fogo e laranja complementaram a base de ouro rosa das peças e serviram para aquecer os diamantes da maison em um brilho outonal impressionante.
Pulseira Metamorphosis by De Beers Autumn
A Buccellati também usou esmalte, junto com ágata e madrepérola, para dar vida a novas adições à sua coleção Opera Tulle no outono passado. Aqui também, o esmalte foi usado para criar tons vibrantes e profundos de vermelho – neste caso, complementando a técnica excepcional de tule da maison, que entrelaça ouro em suas peças intrincadas no formato do motivo floral característico da casa.
Anel de tule Buccellati Opera
Dependendo do visual que desejam alcançar, os artesãos têm várias outras técnicas de esmaltação para escolher, embora cada uma exija paciência e trabalho cuidadoso. Champlevé oferece alto contraste ao combinar padrões gravados renderizados usando técnicas de ourivesaria com trabalho de esmalte colorido; enquanto cloisonné é uma arte tecnicamente desafiadora, onde fios de ouro são dobrados e moldados para formar pequenas células que são preenchidas com líquido de esmalte. Na relojoaria, flinqué envolve a aplicação de camadas de esmalte translúcido sobre uma placa guilloché para acentuar as cores por baixo.
Cartier explora sua maestria tanto em joalheria quanto em relojoaria para a coleção Panthère de Cartier. As pulseiras incluem exemplares de liga com manchas de esmalte preto que lembram o padrão de uma pantera. Em 2023, os relógios Panthère de Cartier da maison apresentaram um mostrador laqueado preto ao lado da musa felina.
Os relógios da coleção La Panthère de Cartier têm um mostrador laqueado preto
Os mostradores de relógios usam particularmente o esmalte por meio da pintura em miniatura. Uma das artistas mais celebradas da pintura em miniatura de esmalte em relógios é Anita Porchet, uma artista suíça que é frequentemente solicitada a criar relógios exclusivos e de edição limitada. Seus trabalhos foram encomendados por relojoeiros suíços de luxo, incluindo Piaget, Patek Philippe e Vacheron Constantin.
A Rolex pode ser conhecida por criar relógios esportivos icônicos, mas a relojoaria sediada em Genebra não hesita em ser criativa com os materiais para seus mostradores. A marca usou madrepérola e meteorito em seus mostradores de relógio no passado, mas em 2023, ela se voltou para a arte do esmalte para seu Oyster Perpetual Jigsaw Day-Date 36. O esmaltamento Champlevé foi usado para definir um mostrador de quebra-cabeça preciso em um arco-íris de cores, em um design lúdico que apresentava um Rolodex de emojis no lugar da data.
Algumas maisons vão ainda mais além, refinando a arte da esmaltação ao desenvolver novas abordagens que servem para realçar as imagens e a emoção em seus designs.
No Watches and Wonders deste ano, a Van Cleef & Arpels lançou um novo relógio da série Poetic Complications, com um mostrador criado com uma nova técnica de esmaltação. Com essa coleção, a maestria em relojoaria desenvolvida pela maison combina materiais preciosos e savoir-faire tradicional para dar vida a uma história delicada que anima todos os mostradores. Indo além de suas características técnicas, esses mecanismos excepcionais oferecem momentos preciosos de contemplação, enraizados no espírito da Van Cleef & Arpels
O relógio Lady Arpels Jour Enchanté, com a nova técnica de esmalte façonné da Van Cleef & Arpels
A maison revelou sua nova técnica de esmalte façonné no relógio Lady Arpels Jour Enchanté deste ano, parte da coleção Extraordinary Dials. Para criar o mostrador, o esmalte é derramado em um meio de aço inoxidável e moldado em uma forma tridimensional, antes de ser esmaltado em baixa temperatura para evitar quebras. A arte é aprimorada com a colocação de diamantes em pequenas peças de esmalte transparente.
Pulseira Panthère de Cartier
VEJA TAMBÉM
Dhully relembra início da carreira como influenciadora e atriz e revela planos na dramaturgia
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM