Digno do Rei do Saibro, Richard Mille RM 27-05 Rafael Nadal, pesa apenas 11,5 gramas

“Minha relação com a Richard Mille, a empresa, e também com Richard como pessoa, tem sido sem dúvida um pilar da minha carreira esportiva desde 2010”

31 de JULHO de 2024

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Digno do Rei do Saibro, Richard Mille RM 27-05 Rafael Nadal, pesa apenas 11,5 gramas

O novo Richard Mille RM 27-05 Flying Tourbillon Rafael Nadal é um final adequado para uma colaboração de 14 anos entre o relojoeiro independente e o tenista espanhol, uma lenda do esporte. Agora com 38 anos, Nadal é amplamente conhecido como o "Rei do Saibro" graças a um número recorde de títulos em quadras de saibro, incluindo 14 Abertos da França entre suas 22 vitórias em torneios de Grand Slam.

Poucos relógios foram tão ligados à carreira de um ícone quanto o RM 027 Tourbillon original de Richard Mille, o modelo fundador da linha. Em 2008, o ano em que Nadal se tornou o número 1 do mundo, ele foi desenvolvido com uma premissa simples: produzir um relógio excepcional que pudesse suportar os rigores do esporte profissional.

O design do RM 027 começou”, diz o diretor Yves Mathys, “com o desejo de desenvolver um relógio extremamente leve para a Rafa. Olhamos para os materiais que poderíamos usar para torná-lo ainda mais leve e robusto.”

A peça foi um sucesso. Nadal a usou quando conquistou o Aberto da França de 2010, aos 24 anos, e desde então, a coleção – ao lado de Nadal – tem se fortalecido cada vez mais.

Para a sexta e última peça da coleção, Richard Mille fez de tudo. A peça pesa 11,5 gramas, excluindo a pulseira, e pode suportar 14.000Gs, uma estatística impressionante para um relógio turbilhão de corda manual.

Richard Mille RM 27-05 Rafael Nadal (1)

Apesar da força do relógio, o RM 27-05 está mais fino do que nunca. De acordo com o diretor técnico de movimentos Salvador Arbona, o design de 7,2 mm segue as dicas do RM UP-01 Ferrari (1,75 mm de espessura), ao mesmo tempo em que adiciona um turbilhão voador tratado com PVD de ouro 5N e um tambor voador com menos de 1 mm de espessura, fornecendo 55 horas de energia. A placa de base é esqueletizada e feita de titânio tratado com PVD. Tudo isso é alojado em uma caixa tonneau Carbon TPT B.4 durável.

Desenvolvido com o parceiro de longa data de Richard Mille, North Thin Ply Technology, o Carbon TPT B.4 torna a leveza e a durabilidade do RM27-05 possíveis. Em comparação com seu precursor Carbon TPT, o composto é 4 por cento mais denso, com fibras 15 por cento mais rígidas e resina 30 por cento mais forte.

Richard Mille RM 27-05 Rafael Nadal (2)

Toda a pesquisa em materiais contribuiu para esse recorde de resistência e leveza” explica Julien Boillat, diretor técnico de cases da Richard Mille. “O crédito por essa conquista também se deve ao uso de um cristal feito de polimetilmetacrilato, um polímero com tratamento antirrisco. A safira era pesada demais para o desafio.”

O ethos do design remonta a uma sobriedade próxima às raízes da coleção. Quando foi abordado pela primeira vez sobre uma colaboração de relógios, Nadal quase descartou a ideia completamente, pois qualquer distração, mesmo no pulso, poderia ser crítica para sua concentração durante um jogo. “Minha principal condição”, diz Nadal, “para usar um relógio durante a competição era sua leveza, eu não queria senti-lo no meu pulso.”

Quando o primeiro protótipo ficou pronto, Richard Mille visitou Nadal em Mallorca. “Como uma brincadeira”, Nadal lembra, “ele me presenteou com um relógio de platina muito pesado. Vendo minha preocupação, ele rapidamente revelou o protótipo real – o RM 027, um relógio surpreendentemente leve com um design espetacular. Fiquei imediatamente conquistado.”

Richard Mille RM 27-05 Rafael Nadal (3)

Quatorze anos depois, o RM 27-05 adere a esse espírito de precisão, leveza e excelência mais do que nunca. “O que realmente nos une é a força da nossa amizade com Rafa”, diz Alexandre Mille, diretor comercial do relojoeiro. “Depois de todo o tempo que passamos juntos, estamos ansiosos para continuar nossas trocas por muitos anos. O RM 27-05 é um testamento tanto dessa longa amizade quanto do nosso prazer compartilhado. E, olhando para o futuro, as técnicas usadas para desenvolver o RM 27-05 sem dúvida beneficiarão todas as nossas criações futuras.”

Para Rafael Nadal, “minha relação com a Richard Mille, a empresa, e também com Richard como pessoa, tem sido sem dúvida um pilar da minha carreira esportiva desde 2010. Eles me apoiaram em todas as circunstâncias e espero que esse vínculo continue por muitos mais anos. Richard Mille não é apenas um simples parceiro: ele nunca deixou de estar ao meu lado, nos momentos bons e nos momentos difíceis. Hoje, depois desses 14 anos, eles fazem parte da minha família e da minha vida."

Fotos: Divulgação

VEJA TAMBÉM

Anaju Dorigon festeja 30 anos com noite borbulhante em badalado restaurante de São Paulo

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Paula Landim

Entrevista Paula Landim

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017