05 de OUTUBRO de 2017
No próximo domingo (8) o Autódromo Julita Barros (antigo Barródromo de Jacaraípe), será palco da 5ª etapa do Campeonato Capixaba de Velocidade na Terra. Como sempre serão duas categorias; A Turismo Injetado, liderada pelo piloto Betinho Sartório (na foto) e a Turismo Carburado, liderada pelo piloto Wellington Gadernal.
Faltando 3 etapas para o término da temporada, as equipes estão focadas em seus melhores pilotos e recebendo muitos novatos que estrearão no domingo.
A 5ª etapa deverá marcar a maior quantidade de pilotos inscritos desde o lançamento da categoria que foi em 1991.
Na categoria Turismo Injetado, Betinho Sartório é pura alegria, pois a vitória na etapa passada veio no sacrifício, devido ter sido no fim de semana do casamento de sua filha e tendo desembarcado direto na pista para entrar no carro, sem mesmo ter treinado. Venceu e venceu bonito. Mas nem tudo poderá se repetir, pois a diferença de pontos é curta e Anaylson Liliu, que é seu companheiro de equipe, quer a liderança de volta e vai pra cima de Sartório. Outro perigo para o líder, seria Eder Melhorim que tem 4 pontos menos que ele, mas com duas costelas em recuperação, devido acidente disputando as 120 Milhas de Kart, não deverá forçar muito. Mas, piloto é piloto e vai para pista em busca de vitórias. Na cola também, Jefferson Hubner com apenas 6 pontos de diferença para Betinho e que promete acelerar.
Na Turismo Carburado o líder é Wellington Gadernal, que também assumiu a liderança na etapa passada e não terá moleza de José Campanharo que liderava a categoria. Os dois tem estilos diferente. O Gadernal é arrojado e tem a preferência do público. Já o Campanharo é um piloto técnico. Mas não pensem os dois que só eles serão destaques na etapa, pois além dos 13 que correram na etapa passada, outros 9 pilotos deverão completar o grid da categoria. O que dificultará a vida deles. Principalmente os pilotos cariocas que já confirmaram presença.
Os grids estão ficando grande com a chegada de vários pilotos a cada etapa realizada. O que implica é negociar ultrapassagem com retardatários, mas a FAEES já está de olho e os comissários estarão de olho.
Durante a semana muitos novatos estarão treinando na pista e alguns nomes conhecidos estarão presentes. Dois deles vindos do Kart. O Campeão Brasileiro de Kart, Samuel Moura, e o atual líder da categoria Sprinter, Romárcio Viola.
São esperados mais de 30 pilotos inscritos na etapa e algumas novidades também serão vistas na corrida de domingo.
O Autódromo está se estruturando e já no domingo, a largada será através de Semáforo e a chegada será dada pelo diretor de prova numa torre aérea.
No intervalo entre duas da 4 baterias do dia, serão apresentadas as gaiolas da categoria Autocróss, que deverá ser uma nova categoria capixaba em 2018.
Outra atração é que devido o “Outubro Rosa”, serão sorteados brindes para quem for vestido de rosa no evento.
Finalizando, com os problemas com a cronometragem eletrônica, o piloto Betinho Sartório, juntamente com a organização do evento, a Assepak e o Presidente da entidade Samuel Moura, adquiriram em conjunto uma cronometragem digital nova, visando evolução dos eventos, tanto do Velocidade na Terra, quanto do Kart.
A 5ª etapa será realizada no próximo domingo no Autódromo Julita Barros.
Pela manhã haverá treinos livres e cronometrados. A largada da primeira das quatro baterias, está prevista para as 13h.
A entrada é franca. Por Nenen Monteiro
VEJA TAMBÉM
Casa Cor ES retorna ao Porto de Vitória com tema "Foco no Essencial"
Cafe De La Musique está de volta à capital paulista após sete anos