21 de JULHO de 2018
Maria Gal vive Gleyce Soares, mulher batalhadora, chefe da família e mãe de dois filhos adolescentes em “As Aventuras de Poliana”, nova novela do SBT. Na trama, Gleyce tem um passado de porta-bandeira, casada com personagem interpretado por Nando Cunha, um caminhoneiro. Moradora de uma comunidade, luta para crescer na vida e dar um bom futuro para seus filhos.
Unindo o amor pelo audiovisual e sua forte consciência empreendedora, em 2017 fundou Maria Produtora, empresa voltada à produção de conteúdo para TV e cinema cujo intuito é gerar mais espaço para artistas e projetos que valorizem o negro e o feminino no Brasil.
“Fui negada para um trabalho, pois, o diretor achou que o tom da minha pele não seria tão comercial. Descobrir que esse foi o motivo de não ter conseguido despertou em mim a urgência de mudar o jogo. Com isso nasceu a Maria Produtora.”,explica.
Para as telonas, prepara o longa “Carolina”, cinebiografia de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras negras do país e autora de “Quarto de Despejo”,best-seller considerado um marco na escrita feminina do Brasil, entre outras obras. “Nosso filme é um projeto que trata da vida da escritora. Importante ícone negro de nossa literatura, “Carolina”, entretanto, permanece desconhecida pelo grande público”, afirma a atriz.
No filme, Gal interpretará o papel título, além de atuar como produtora. A direção será assinada por Rogério Gomes. “Carolina” está em fase de captação de recursos.
Também em andamento está a série “Os Souza”. Escrita por Cláudio Torres Gonzaga e produzida por Gal. A série é uma comédia sobre uma família negra em ascensão social. Para a atriz, a sitcom é extremamente relevante ao momento que vivemos: “O projeto abre possibilidades de reflexão sobre questões de gênero e raça num cenário em que a mulher afrodescendente, apesar de majoritária em número populacional (51,7%), ocupa o último degrau da pirâmide econômica e social, ganhando menos que o homem branco, a mulher branca e o homem negro”. Com roteiros em desenvolvimento,
“Os Souza” tem estreia prevista para 2019.
Sobre Maria Gal
Maria Gal nasceu em Salvador e é atriz há mais de 10 anos. Atuou nos espetáculos “Sonho de uma Noite de Verão”, “Cabaré da Raça”, “Fausto Zero”, “Os Iks”, “Ensaio sobre Carolina”, “O Cravo e a Rosa”, “Anjo Negro + A Missão”
e “Os Sertões”, estes dois últimos apresentados no Teatro Volsksbhuene, na Alemanha, entre diversos outros.Ainda em 2017, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Madrid International Festival pelo filme “A Carga de Aline Rezende”. Gravou a série de TV “Sob Pressão” da Rede Globo e em 2018 estreou o filme “Dona Flor e seus Dois Maridos”, contracenando com os atores Juliana Paes e Leandro Hassum.
No mesmo ano, palestrou para a Google, no evento internacional TEDXSP sobre racismo no Brasil e Audiovisual.
Em 2016 e 2017 atuou no espetáculo “A Comédia Latino-Americana”, dirigido pelo premiado Felipe Hirsh, que teve temporada em São Paulo e apresentação no festival de Lisboa, Portugal. Na Netflix,atuou na série “3%”, dirigida por César Charlone, exibida em 192 países – esta é primeira série brasileira produzida pela plataforma. Está no telefilme “A Felicidade de Margot”, de Maurício Eça, “Entre o Céu e a Terra”, série exibida nos países de língua portuguesa, e, ainda, “Stella Models”,de Samir Abujamra, exibida pelo Canal Brasil.
No cinema, além de atuação em curtas e longas-metragens, Maria Gal participou de novelas na Rede Globo e no SBT. No cinema, fez também
“Carandiru”,“Carandiru e Outras Histórias”,“Amor em 4 Atos”,“DOR” (curta que lhe rendeu prêmio de melhor atriz) e“A Carga” (pelo qual obteve indicação de melhor atriz). Já na televisão, atuou nas novelas “Carrossel”,“Gabriela” e“Joia Rara” e nas séries “Conselho Tutelar” (Record TV) e “Santo Forte” (AXN), dentre outros.
Ah... também é autora do livro infantil “A Bailarina e a Bolha de Sabão”, lançado em 2014.
Fotos Luiz Crispino
VEJA TAMBÉM
Fortunia faz grande show no Backstage Studio Hall no bairro Tatuapé
Jantar beneficente do Instituto Neymar Junior reúne famosos e poderosos em noite Black-tie