11 de FEVEREIRO de 2019
Uma região rica em cachoeiras, com potencial turístico e muita história. Assim é o município de Santa Leopoldina. Pensando no desenvolvimento turístico do local, a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), promoveu nesta última sexta, dia 08, a aula inaugural do curso de formação inicial para professores da rede municipal de ensino. O projeto tem o objetivo de incluir a disciplina de educação turística nas escolas municipais de Santa Leopoldina para fortalecer o turismo sustentável na cidade.
O Equipamento Turístico Barão do Império, empreendimento da Vaz Desenvolvimento que será implantando na Fazenda Mangaraí, também apoia essa iniciativa, a exemplo dos outros empreendedores turísticos que fazem parte da Associação dos Empreendedores Turísticos do Espírito Santo. “Acreditamos que esta iniciativa é apenas uma das inúmeras outras que serão viabilizadas pela atual administração municipal, no sentido de fortalecer o turismo sustentável e, desta forma, tornar Santa Leopoldina o carro chefe do turismo receptivo do Espirito Santo. Parabenizamos a atual administração municipal de Santa Leopoldina pela brilhante iniciativa de instituir o projeto de educação turística no currículo das escolas municipais”, comenta Douglas Vaz, Diretor Presidente da Vaz Desenvolvimento.
Importante destacar que a Secretaria de Educação de Santa Leopoldina, com apoio da atual Secretária de Educação do município, Ana Cláudia Entringer e sua equipe, tem atuado ativamente na oferta do curso de formação inicial para os professores. O objetivo principal do curso de extensão em formação inicial é promover a formação continuada em educação turística para os trabalhadores (as) das escolas da rede municipal de ensino, além de outros interessados e terá duração de 9 meses. Conforme destaca Ana Cláudia, “com essa iniciativa, os educadores e outros interessados, poderão dar concretude ao projeto de educação turística articulado às disciplinas que compõem a matriz curricular das escolas da rede municipal de ensino, bem como ao desenvolvimento de outros projetos turísticos integrados e de interesse da comunidade local”.
A institucionalização da educação turística nas escolas municipais de Santa Leopoldina é apenas a porta de entrada que permite reconhecer a importante articulação entre escola, prefeitura e comunidade leopoldinense, unidos no intuito de promover o desenvolvimento local com responsabilidade, ética, compromisso com a democracia e respeito aos direitos humanos.
A aula inaugural teve início pela manhã, na Igreja Matriz Sagrada Família, que é um dos principais monumentos históricos de Santa Leopoldina. Lá os professores foram recepcionados pela Equipe do Ifes (Campus Vitória), responsável pela capacitação, pelo guia de turismo, Jefferson Rodrigues – que contou parte da história de Santa Leopoldina e também pela secretária municipal de Educação, Ana Claudia Endringer Monteiro. Na sequência, os professores visitaram o sítio histórico e de lá seguiram para a aula inaugural, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a presença do prefeito da cidade, Vavá Coutinho.
Recepção dos participantes na Igreja Matriz Sagrada Familia, um dos principais monumentos históricos de Santa Leopoldina