07 de OUTUBRO de 2020
De acordo com levantamento da plataforma SocialBakers, entre os anos de 2018 e 2019, o mercado de marketing e influenciadores digitais movimentou mais de R$ 23 bilhões, um aumento de 57% comparado ao período anterior. A especialista em Marketing Digital Rafaela Andrade avalia que, em 2020 esse crescimento poderá ser ainda maior em virtude do boom de crescimento das vendas virtuais e deliverys ocasionado pela pandemia. Essa onda de desenvolvimento ao mesmo tempo inspira cuidados com a segurança das informações para obedecer às regras contidas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no último mês.
“A Internet é um universo de oportunidades para empresas e pessoas; mas ela não é terra de ninguém e tem regras, é o que prevê a LGPD. Os dados pessoais (famosos leads) são uma verdadeira mina de ouro para as empresas movidas pela atual Sociedade da Informações, pois com esses dados compartilhados é possível treinar algoritmos e movimentar bilhões de reais ao redor do mundo”, comenta.
A especialista e diretora da Agência Ágora cita a célebre frase de Bill Gates, fundador da Microsoft, para reforçar a necessidade de investir em marketing digital com conteúdo. “Content is King, traduzindo isso significa que em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, e adicionando esse empurrãozinho da COVID-19, ter um conteúdo relevante é fundamental para marcar presença digital. Mas porque insistimos tanto nisso? Porque com cadência e consistência com aquele conteúdo interessante, conquistamos o reconhecimento como autoridade no assunto que estamos falando e o resultado é mais atenção, maior engajamento, mais leads (novas oportunidades de negócios), mais clientes, mais rentabilidade, ou seja… conversão”, explica.
Oportunidade para pessoa física também
Rafaela destaca que a internet conta com oportunidades para quem deseja se recolocar no mercado de trabalho. Ela aponta o LinkedIn como um facilitador de interações. “No entanto, é preciso entender que o Linkedin não é somente um site de emprego, que você coloca seu currículo lá e está resolvido. Como toda rede social, é preciso interagir, daí é possível ter sucesso. Trata-se de uma vitrine, que abrange desde o empregado, que pretende ampliar seu networking – com postagens de artigos, divulgando seu currículo, publicando vídeos”, orienta.
Para “tirar a poeira” da plataforma, Rafaela dá algumas dicas. Anote aí:
- Personalize a URL do seu perfil público
- Mantenha sua foto de perfil atualizada
- Reorganize e atualize as seções de seu perfil
- Utilize a pesquisa avançada para buscar seu emprego (é possível achar por palavra-chave, setor, empresa, função).
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