Chef Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal

Obra destaca a importância desse minério e publica 45 receitas inéditas

29 de NOVEMBRO de 2021

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Chef Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal

O livro O Mundo do Sal relata de maneira inédita e criativa o protagonismo do sal na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e nas diferentes culinárias do mundo em 5.000 anos da história da humanidade. Único mineral que os seres humanos comem, o sal é o produto mais democrático que existe, porque é um dos poucos alimentos que entram na casa de todos, todos os dias, em todos os países, independente de raça e classe social.

O MasterChef Henrique Fogaça e o jornalista Rogerio Ruschel exploram neste livro da Editora Essential Idea curiosidades desse ingrediente tão valioso que serviu de moeda, criou estradas e cidades, financiou guerras e garantiu a economia de impérios. Abordam também como o sal está presente em quase todas as religiões e em crendices populares e simpatias.

Como é um produto de terroir, existem diferentes variedades, tipos e apresentações de sais; no livro são apresentados mais de 20 tipos como o sal marinho, sal rosa do Himalaia, Flor de Sal, Sal-gema, sal negro, sal defumado, sal kosher, sal do Havaí e o Sal de Maldon.

O sal é um elemento realmente extraordinário. Você sabia que no Japão existem 4.000 tipos de sais? E que o Salar Uyuni na Bolívia é o maior e mais alto deserto de sal do mundo com 10 bilhões de toneladas de sal? Que na Alemanha existe uma gigantesca montanha de sal com 500 hectares e mais de 200 metros de altura? Na Índia, terceiro maior produtor mundial, existem 11.800 produtores de sal marinho, gerando cerca de 1,1 milhão de empregos. O sal Maldon, produzido no Condado de Essex, desde 2012 é o sal escolhido pela rainha da Inglaterra para ser o oficial do Palácio de Buckingham. Essas são apenas algumas das muitas curiosidades que o livro traz.

No livro são apresentadas 45 receitas criadas pelo chef Henrique Fogaça em pratos para diferentes comemorações; um jantar a dois, um almoço em família, uma data especial, petiscos para acompanhar os drinks do happy hour, um brunch de domingo e churrasco com os amigos. Em 200 páginas com centenas de fotos, o leitor vai aprender a fazer saladas, carnes, peixes, camarões, risotos, legumes, batatas, filés, costelas e assados, bruschetas, drinks, geleias, pães, cremes, pancettas, omeletes, burratas, croques, caldas, granolas, queijos, confitados, rabanadas e sobremesas. E algumas das receitas podem ser acessadas em vídeo via QR Code.

O livro está disponível na versão impressa ou em e-book em livrarias do Brasil, nos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio, lojas especializadas de gastronomia e no site da Essential Idea Editora – www.essentialidea.com.br 

Foto Chris Castanho

VEJA TAMBÉM

Livro de Marcela Mc Gowan descomplica sexualidade e fala de empoderamento feminino

Adorável Cinthia Cruz. A ex Chiquititas e Carrossel e também bailarina mirim do Raul Gil explodiu na web

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Chef Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017