04 de MARÇO de 2022
Certamente já era previsto a entrada do piloto João Sartório em competições nacionais, pois o pai e também piloto Betinho Sartório, foi quem fez despertar o interesse do menino ao coloca-lo num kart aos 3 anos de idade. Daí veio o resultado de sua inscrição na Fórmula Delta. Categoria Escola criada para jovens pilotos vindos do kart que queiram seguir carreira no Automobilismo Nacional e internacional.
João Sartório viajou ontem, (03) para o evento que inicia hoje com treinos livres, com o classificatório e a primeira das duas corridas no sábado e finalizando no domingo. Na bagagem do capixaba muita expectativa e confiante que terá bons resultados na temporada que contará com 10 etapas, revezando entre os Autódromos Paulistas de Interlagos e Velocitta.
O capixaba não entrará totalmente “cru” na competição, pois participou de duas etapas no ano passado apenas para conhecer a categoria e gostou do que viu. “Foi uma grande surpresa para mim, pois nunca usei câmbio. Nunca tinha passado marcha em minha vida!”, destaca João, que além de todas as dificuldades entrou na pista com chuva e sem nenhum conhecimento da pista. “Não tive tempo para treinar e cheguei no fim do campeonato com pilotos disputando o título da temporada, mas pude aprender muito com as dificuldades que tive. Principalmente a questão do câmbio que também foi problema em todas as equipes”, aponta o piloto capixaba.
João Sartório, apesar de “brincar” de kart no Kartódromo Internacional da Serra desde os 3 anos, só passou a competir em 2018 na categoria Júnior e foi campeão na Sprinter, a mais veloz da competição, em 2020. Em 2021 abandonou a competição no meio da temporada devido o interesse na Fórmula Delta.
Sabendo que não será nada fácil encarar uma temporada inteira e com pilotos em destaque nos seus Estados, João Sartório tem assistido várias corridas gravadas nos dois Autódromos paulistas, visando conhecer mais a pista. “A dificuldade dos pilotos de kart ao entrarem num monoposto de um carro mecânico é muito grande. Tenho procurado treinar cambiando e assistindo corridas para ver ponto de frenagens e principais locais de ultrapassagem para chegar bem nos treinos oficiais e fazer uma corrida de maneira que eu possa estar entre os primeiros e já trazer um troféu para o Espírito Santo”, diz com empolgação o capixaba.
No Kartódromo Internacional da Serra, a ida do piloto para Fórmula Delta veio como uma Vitória para os kartistas. Segundo Eder Melhorim, um dos melhores pilotos do Estado, e detentor de títulos em várias categorias, a alegria maior é que terão por quem torcer numa competição nacional esse ano. “O Joãozinho é um moleque veloz e gosta realmente da velocidade. Já competi com ele e vejo que vai se destacar, pois é arrojado e muito talentoso” elogia Melhorim, que destaca. “Estaremos acompanhando todas as suas corridas e movimentando o nosso Kartódromo para que todos fiquem ligados no único representante capixaba”.
Já o pai, Betinho Sartório estará representando o Estado na Mercedes Bens Challenge e estará perto do “filhote” em suas corridas. “Gosto do Automobilismo e meu filho veio junto. As competições da Fórmula Delta e as da Mercedes serão quase todas juntas e a torcida em família será muito forte”, aponta Betinho que, como pai destaca. “Como pais temos, alem de um pouco de medo, a responsabilidade de orientar nossos pupilos. Converso muito com ele e oriento como se comportar na pista e não ficar nervoso. Aproveitar a competição como aprendizado a cada corrida e naturalmente pedindo que vença as provas é claro!”.
Além do pai e o piloto, a equipe é acompanhada pelo também piloto capixaba Sergio Ferrarini que se encaixa como Coach.
A competição conta com 11 pilotos, sendo um capixaba, um do Ceará, dois do Distrito Federal, três de Minas Gerais, três de São Paulo e um de Santa Catarina. Sendo todos da mesma idade.
Criado pela Minelli Racing Car, o carro é muito seguro, com linhas modernas e aerodinâmica eficaz, alcançando alta performance e garantindo o aprendizado nas técnicas de pilotagem.
Entenda o Carro
Motor: Mitsubishi 2.0 litros – Modelo 4B11 l Câmbio: Sequencial 5 marchas l Comprimento total: 4,2 metros l Altura total: 1,0 metro l Peso: 530 kg sem combustível l Potência: 185 cv l Chassi: Tubular l Largura total: 1,800 m l Entre eixos: 2,465 m l Pneus: Yokohama
João Sartório fez uma preparação física específica para a competição numa academia 3 vezes por semana, por saber que tem que estar preparado para o grande desgaste físico que enfrentará. Foram 3 semanas dedicadas para estar pronto para enfrentar duas corridas no fim de semana, sendo cada uma com 25 minutos ou 12 voltas.
A primeira etapa é neste final de semana no Autódromo Velocitta em São Paulo. Autódromo com pista de 3.430 metros, com 13 curvas e sendo classificado como pista de média velocidade.
Por Nenem Monteiro
VEJA TAMBÉM
NOSSAS CAPAS
Edlez, Vitor Bueno e Hector se unem para fazer uma track incrível
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM
João entre os pais Betinho e Arlete Sartório