Dalton Vigh, já são quase 30 anos no ofício de atuar

Em sua trajetória, papéis marcantes e até divertidos

08 de MAIO de 2022

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Dalton Vigh, já são quase 30 anos no ofício de atuar

Formado em Publicidade pela Universidade Metodista de São Paulo, Dalton Vigh não seguiu a profissão e decidiu investir na carreira de ator. O primeiro trabalho de Dalton na televisão foi na novela Tocaia Grande, em 1995. Participou ainda das telenovelas Estrela de Fogo e Pérola Negra, ambas de 1998. Depois de ter feito par romântico com Patricia de Sabrit em Pérola Negra, os dois voltaram a contracenar juntos em Vidas Cruzadas como protagonistas. Foi ainda nessa época que o ator estreou no cinema com o filme Por trás do Pano.

Dalton ganhou ainda mais notoriedade ao apresentar o programa Top TV, em 2000. Foi também apresentador do canal de televisão a cabo People&Arts. Fez enorme sucesso com a sua interpretação de Said Rachid na novela O Clone, de 2001. Em 2003 interpretou o personagem histórico Luigi Rossetti na minissérie A Casa das Sete Mulheres.

Três anos depois, o ator voltou a brilhar como o vilão Clóvis Moura na telenovela O Profeta. Logo em seguida, foi convidado para interpretar Marconi Ferraço, o principal vilão da novela Duas Caras, escrita por Aguinaldo Silva.

Em 2009 esteve no elenco do seriado Cinquentinha e já em 2010 participou das séries S.O.S. Emergência, Na Forma da Lei e As Cariocas.

O ator participou também da minissérie Amor em Quatro Atos, inspirada em canções de Chico Buarque, estrelando o episódio Meu único defeito foi não saber te amar. Em seguida esteve no seriado Lara com Z e integrou o elenco da novela Fina Estampa, todos da Rede Globo. Entre 2012 e 2013 atuou na novela Salve Jorge, de Glória Perez, interpretando o advogado Carlos Flores Galvão. Dois anos depois, interpretou o médico Tomás em I Love Paraisópolis. O ano de 2016 marca estreia de Dalton no horário das 11, na novela Liberdade,Liberdade, em que vive Raposo, simpatizante do movimento dos inconfidentes que, após a execução de Tiradentes (Thiago Lacerda), adota Joaquina (Mel Maia) e a batiza de Rosa. Se mudam para Portugal e ele, enriquecido com a ajuda da Coroa portuguesa, segue os ideias da corte. Em 1808, volta ao Brasil com a família real, levando Joaquina, nesta fase sendo interpretada pela atriz Andreia Horta, e seus outros dois filhos.

Em 2017, ele esteve em cartaz no longa A Comédia Divina e foi super bem criticado pela veia cômica mostrada no filme e até então pouco explorada ao longo da sua carreira. O elenco contou também com os atores Mônica Iozzi, Murilo Rosa, Juliana Alves, Thiago Mendonça, entre outros. No mesmo ano, esteve ainda em cartaz com Uma peça por outra também sucesso de público e crítica em São Paulo, teve inclusive sua temporada prorrogada duas vezes.

Em 2018, Dalton integrou o elenco da quarta e última temporada de O Negócio, da HBO, que teve lançamento simultâneo em toda América Latina. Nos cinemas, esteve em cartaz no longa Nada a Perder – Contra Tudo, Por Todos interpretando o juiz Ramos. Além disso, teve a sua volta para o SBT na novela As Aventuras de Poliana, onde interpretou um dos papéis principais, Otto Pendleton.

Em 2019, o ator pôde ser visto nos cinemas nos filmes Kardec e Nada a Perder – Parte 2. Ainda no mesmo ano, ele entra em cartaz com a premiada peça Caros Ouvintes, em São Paulo, sucesso de público e crítica.

2020 marca sua estreia no streaming, Dalton conquistou um dos papéis centrais na série da Globoplay A Divisão. Em paralelo a isso, nosso ator esteve simultaneamente em três trabalhos na TV, nas reprises de Fina Estampa (Globo) e O Clone (Viva), e em Aventuras de Poliana (SBT).

Estrelando o espetáculo O Urso, do autor russo Tchekhov, que foi exibido ao vivo diretamente do Teatro Aliança Francesa e transmitido por zoom no início de 2021, Vigh foi confirmado no elenco da série Não foi minha culpa, da plataforma de streaming Star+, e está de volta como Otto Pendleton em Poliana Moça (SBT), que estreou em março deste ano.

Com mais de 30 produções para TV, entre novelas, séries e minisséries, além de 12 filmes e 14 peças teatrais em seu currículo, Dalton tem entre seus próximos trabalhos o filme Sem pai nem mãe, em que atua com Alexandre Nero.

Foto MIchael Willian

VEJA TAMBÉM

Deborah Colker estreia temporada do espetáculo Cura em São Paulo

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017