A importância da humanização das relações profissionais

Por Ivone Vieira

18 de MAIO de 2022

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

A importância da humanização das relações profissionais

O cenário de pandemia enfrentado pela humanidade acelerou o avanço tecnológico e de repente o homem se viu diante da necessidade de superar as limitações do contato físico de ordem imediata e de se adaptar ao novo normal, onde o aconchego dos abraços foram trocados pelas telas, dando a estas, liberdade para invadir muitas das vezes a intimidade, onde o aconchego dos lares virou sala de aula, sala de reuniões, sala de treinamento, escritórios e até mesmo, consultórios médicos. Então, a tecnologia como nunca visto, tornou-se a maior aliada do homem e um utensílio essencial nos relacionamentos, dando lugar para a geração de oportunidades e quebrando a barreira do distanciamento.

Parece controverso, mas de fato o que ser perdeu no tempo foi o calor humano, no entanto houve uma desconstrução da forma de se relacionar o que possibilitou uma aproximação das telas dando lugar à grandes parcerias e apesar do mundo se reinventar sem perder o padrão de bons relacionamentos, negócios e oportunidades ainda assim, o agente principal das relações humanas carece de cuidados.

A humanidade conectada e em busca de leads com o encurtamento da distancia e a aproximação das pessoas de forma rápida gerou a necessidade de estudos científicos entre redes sociais e saúde mental tendo em vista que desencadeou a adicção por internet, ou seja, o uso de forma desadaptativa, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos psicológicos, em função da troca do contato físico pelas telas e webcams.

Por esse motivo, a responsabilidade do homem em buscar o controle emocional passou a ser uma necessidade no sentido de desenvolver a inteligência emocional para possibilitar a criação de conexões verdadeiras, que transforma e emocional. Então, as habilidades humanas tornaram-se fundamentais para a transformação da realidade, no sentido de estabelecer a participação cooperativa frente às interações de natureza social, física e psicológica.

Assim, a humanização das relações pode contribuir com a geração de conexões saudáveis, uma vez que essa habilidade requer a necessidade de se doar. E essa entrega propicia a oportunidade de esvaziar de si mesmo, ensina a lidar com as próprias emoções e ver que existe uma realidade além da sua. Consequentemente, o homem interioriza um sentimento de gratidão que aguça o estado de bem-estar e estimula o estado de felicidade. E, quando há felicidade não há lugar para o egoísmo e o egocentrismo, então, surge as relações colaborativas de sucesso.

Portanto, gastar as energias para compreender as emoções positivas do homem é mais importante do que focar nas doenças mentais. E nesse sentido, o princípio da humanização está em gerar nas relações pessoais e profissionais, sentimentos de prazer, o que aumenta a longevidade e a tendência à adoção de comportamentos saudáveis. Vale destacar que, os estudos da psicologia sugerem que 40% da felicidade pode ser determinada por atitudes e escolhas, individuais. Portanto, você é o responsável pela sua felicidade.

E para que ocorra a humanização nas relações, a empatia ganha lugar de estaque, tendo em vista ser uma forma de criar relações profundas e uma conexão poderosa com as histórias. Portanto, não pode faltar “atenção e escuta” diferenciada e dedicada, no sentido de compreender e ouvir a necessidade individual do outro, seja física ou emocional. A empatia gera segurança, além de permitir um olhar sensível para as análises humanas capazes de mitigar os vieses cognitivos que podem conduzir a decisões distorcidas e ou errôneas.

O respeito à intimidade e às diferenças na humanização das relações também são essenciais para melhorar o nível de cooperação, segurança e produtividade. Esse respeito propicia acolhimento que tende estimular o bem-estar e a estabelecer relações comprometidas com a eficácia dos propósitos.

Humanizar não é uma técnica, uma ciência, uma arte ou um padrão, é um processo de vivência que perfila por todos os ambientes em que o homem esteja e esse ambiente é transformado por condições mais humanas, onde você é o autor principal da história e receberá um tratamento diferenciado dentro das suas peculiaridades para interação face à sua realidade individual.

E nesse jogo todos ganham, porque o resultado da humanização reflete no conforto pessoal, na qualidade de vida, na longevidade, na saúde mental, no bem-estar, nas relações pessoais, interpessoais e profissionais.

O importante é ser feliz!

Ivone Vieira Pereira (@ivonevieira), além de pesquisadora, é escritora, palestrantes e mentora na área fiscal, Ivone é empresária contábil, está à frente da Precisão Escritório Contábil, em Rio Verde, Goiás.

VEJA TAMBÉM

Ivone Vieira Pereira, descomplicando e humanizando a contabilidade

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


A importância da humanização das relações profissionais



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017