Maria Gretchen e sua incrível história!

Ao longo de toda a sua carreira, a artista venceu mais de 50 prêmios, entre discos de Ouro, Platina e Diamante

24 de JULHO de 2022

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Maria Gretchen e sua incrível história!

Nascida no dia 29 de maio de 1959, no Rio de Janeiro. Seu nome verdadeiro é Maria Odete Brito Miranda de Souza. Gretchen iniciou a carreira como cantora na orquestra do Maestro Zaccaro aos 17 anos. O convite para integrar a banda veio após Maria Odete ter vencido o Festival Musical do Colégio Objetivo. Foi neste ano de 1976 que escolheu seu nome artístico Gretchen. Viu um outdoor publicitário do filme Aleluia, Gretchen na Praça da Sé, enquanto voltava da escola de ônibus. Isso lhe despertou imediatamente a vontade de usá-lo. Apesar da insistência dos produtores artísticos de que o público não conseguiria pronunciar direito o nome, ela insistiu, pois queria um nome artístico original, inusitado. E deu muito certo.

Ainda na adolescência, integrava o grupo As Melindrosas juntamente com suas irmãs Sula Miranda, Yara e a prima Paula. O primeiro LP, "Disco Baby", já estava pronto, enquanto a gravadora Copacabana procurava quatro meninas para a divulgação do material. Após a escolha e o início da divulgação com exibição do clipe no programa Fantástico e várias outras aparições em programas de TV, o LP alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas e recebeu nota na revista musical Billboard. Em um período de dois anos, o LP já havia vendido quatro milhões de cópias, mas neste período Gretchen já havia abandonado o grupo e seguiu em carreira solo.

+++ Gretchen na Stalkeados por Luiz Alberto

A carreira de Gretchen como atriz teve início em 1979 em um filme infantil com suas irmãs, "Vamos Cantar Disco Baby". Em 1982, Gretchen fez o filme “Aluga se Moças”, no estilo pornochanchada.

No fim dos anos 1970, na Era Disco, seu primeiro trabalho foi com o compacto “Dance With Me”. A estreia de Maria Odete como Gretchen para o grande público da TV aconteceu no Programa Carlos Imperial, na extinta Rede Tupi. Seus sucessos foram Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga, Melô do Piripiri (Je Suis La Femme), Melô do Xique Xique, Melô do Pata Pata e Latino-Americana (os dois primeiros receberam disco de ouro e o terceiro disco de platina), entre outros.

Neste período, Gretchen teve Conga Conga Conga como o single brasileiro mais vendido do Mundo. Tornou-se recordista por chegar a mil espetáculos em menos de três anos, sendo uma das mais bem sucedidas artistas brasileiras da época. Em sua rota, além do Brasil, teve apresentações na Coreia do Sul, Europa e Estados Unidos, sendo uma das mais bem sucedidas artistas brasileiras da época.

E hoje já soma mais de 15 Milhões de discos vendidos durante quase quatro décadas de carreira. Eleita Rainha do Bumbum na década de 1970, recebeu em 2017, após o sucesso de Swish Swish, o título de Rainha dos Memes pelo jornal norte americano The New York Times. O sucesso foi tanto que o lyric vídeo de Swish Swish (feat. Nicki Minaj), single de Katy Perry, estrelado por Gretchen, bateu recorde: nas primeiras 24 horas no canal oficial VEVO, o vídeo recebeu mais de 6 milhões de visualizações, além de mais de 400 mil curtidas. Quebrando a internet do Brasil 5 vezes em um único dia.

Ela é uma das únicas artistas brasileiras, a ser notícia da matéria especial, dos 3 maiores programas de TV em um mesmo Domingo (Domingo Legal - SBT, Domingo Espetacular - Rede Record e Fantástico - Rede Globo). Com isso, o lyric video de Swish Swish seria o mais visto de Katy Perry em sua estreia na plataforma digital, estando, atualmente, com mais de 89 Milhões de Vizualizações no YouTube.

+++ Assista à entrevista de Gretchen para a PORTFOLIO

Desde 2010 se tornou uma notável personalidade da televisão ao participar de diversos reality shows, incluindo Troca de Família, A Fazenda, Power Couple Brasil, Duelo de Mães, Os Gretchens e Bancando o Chef Empreendedora que, em parceria com o Empresário Carlos Marques, criou o “Mercado Rio Brasil” para venda de roupas e produtos tipicamente brasileiros na cidade do Porto, em Portugal.

Ao longo de toda a sua carreira, a artista venceu mais de 50 prêmios, entre discos de Ouro, Platina e Diamante por seus álbuns e troféus da Globo, Contigo! e Destaque América. Gretchen segue apostando em músicas latinas. Em 2020 lançou um feat com o cubano Eri Ramos, “Sigue El Ritmo”, meses depois lançou uma parceria com seu atual marido e musico, Esdras de Souza e seu filho Gabriel Miranda, “Tan Tímida”. Sucesso incontestável na internet, os números de Gretchen são grandiosos onde só no instagram, conta com mais de 3,3 milhões de seguidores. Já em seu canal oficial do Youtube, a artista conta com mais de 40 milhões de visualizações e mais de 415 mil inscritos. Já no Spotify, a rainha segue com mais de 46 mil ouvintes mensais.

Aos 61 anos, a cantora faz sucesso como influenciadora e age também como mentora, dando conselhos sobre autoestima e relacionamentos. A cantora começou a oferecer “mentoria de vida” com consultas presenciais e online, direto de Belém, onde mora com o marido, o músico Esdras de Souza.

A ideia surgiu por conta de vários directs que recebo diariamente no Instagram pedindo aconselhamento quanto à autoestima, como se valorizar, ajuda em relação à homossexualidade dos filhos e violência doméstica… Sempre ajudei as pessoas à minha volta, começando pelos meus filhos e amigos”, conta ela, que é mãe de sete, entre eles Thammy Miranda.

Neste ano, a multiartista foi uma das apresentadoras do programa Encrenca da Rede TV, onde ao lado de Narcisa Tamborindeguy, Marcelo Barbur e Tokinho, levavam diversão nos dominicais da emissora.

FICHA TÉCNICA

Fotos:  @sergiocyrillo_l Styling: @fagnervittorio l Look: @samteshy l Joias: @dimitrajoias l Estúdio:  @cia11estudio l Retouch:  @tr3zedesign l Criação e Edição@luizalbertoportfolio  e  @giovannialbinofoto

VEJA TAMBÉM

Fênix do Amor, nova música de Gretchen chega com clipe e mensagem poderosa

Com trabalhos no streaming, Jacqueline Sato é jurada no Emmy International

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Maria Gretchen e sua incrível história!



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017