Escola Brasileira de Joalheria, que tem à frente Livi Pires, vai representar o Brasil na Semana de Joias de Milão

Escola Brasileira de Joias fica no Rio de Janeiro e é a única com curso reconhecido pelo MEC no país

05 de OUTUBRO de 2022

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Escola Brasileira de Joalheria, que tem à frente Livi Pires, vai representar o Brasil na Semana de Joias de Milão

A Escola Brasileira de Joalheria (EBJ), primeira com curso reconhecido pelo MEC no Brasil, foi convidada para participar da Milano Jewelry Week - Semana de Joias de Milão, que acontece de 20 a 23 de outubro. Entre os mais de 500 expositores de 40 países diferentes e mais de 8 mil joias em exposição, 23 peças serão da EBJ, somente ela, através da diretora Livi Pires que vai acompanhar 11 alunos, levará o nome do Brasil para um dos eventos mais importantes do mundo das joias. Serão ateliês de alta joalheria, oficinas de ourivesaria, academias, escolas, galerias de arte, boutiques de moda e showrooms de designs no centro de Milão, com a bandeira do Brasil marcando presença.

Para o projeto que tem como tema ligado à poesia, Livi pediu aos alunos que “saíssem da caixa” e explorassem sua criatividade. Oito deles produziram peças exclusivas relacionadas ao assunto e, outros três, foi a própria diretora quem escolheu a joia que cada um levará para a exposição.

Dentre as peças participantes, o colar produzido pela aluna Lívia Costa chama atenção pelo seu tamanho e a pulseira por estarem perfeitamente dentro do esperado para o contexto do evento. O material utilizado foi a mescla de madeira, prata, cerâmica e couro, que resultou numa verdadeira obra de arte da joalheria. Livi ressalta que cada peça do colar foi feita uma a uma.

Para Livi, a escola participar da Semana de Joias de Milão é mais do que uma honra, é a valorização dos profissionais da área, que merecem mais reconhecimento em nosso país. “Primeiro, dá muito orgulho da escola ser convidada para representar o Brasil e somos uma escola relativamente nova, com sete anos. Para mim é muito importante como empreendedora, ourives, mulher, como brasileira participar com escolas que têm muito mais tempo de existência e para ajudar a nossa profissão a ser valorizada aqui em nosso país. Me sinto honrada por essa oportunidade. É uma experiência nova para os alunos, até para alguns que já participaram de outro evento internacional, porque estamos indo para expor e não para comercializar. Vamos expor o nosso trabalho, a técnica, a escola”, conta a diretora emocionada.

SOBRE A EBJ

A Escola Brasileira de Joalheria tem sete anos, foi idealizada e fundada em 2015 por Livi Pires e nasceu com intuito de fomentar a joalheria artesanal e preparar ourives, cravadores, modelistas de cera, designers capacitados para o setor joalheiro. A escola carioca, localizada em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro tem como foco o ensino clássico da joalheria. A EBJ apresenta ao aluno as técnicas mais importantes, que vão desde o modo correto de usar as ferramentas, produção de ligas metálicas até a postura na banca. O programa de formação atualmente oferecido contempla os cursos de: ourivesaria, cravação, modelagem em cera, desenho de joias e empreendedorismo. Destaque para o curso CEU (Curso de Extensão Universitária), único do Brasil com certificado reconhecido pelo MEC. A metodologia e o programa de ensino da escola tem colhido o resultado de sua abordagem, introduzindo profissionais capacitados no mercado de trabalho e auxiliando no desenvolvimento de novas empresas gerando oportunidades de negócios e estimulando o crescimento de pequenos fornecedores de pedras e metais.

 

SOBRE LIVI PIRES

Mulher, mãe, esposa, empreendedora, professora, ourives e diretora da Escola Brasileira de Joalheria (EBJ). Livi Pires é o exemplo da mulher multifacetada. Com 18 anos de experiência na área da joalheria, começou sua formação como ourives na “Escolinha da H. Stern”, em 2003. Após, se formou em desenho industrial em 2008 e dois anos depois, em 2010, tornou-se a primeira mulher ourives na oficina da joalheria Sauer. Como já tinha passagem pelas duas maiores joalherias do país, em 2015 Livi inaugurou a EBJ, em Ipanema, com o objetivo de ensinar a ourivesaria clássica, valorizando assim todo o processo de fabricação manual.

Sempre inquieta e preocupada com a escola e seus alunos, a professora ainda criou a Expo Joialerismo no mesmo ano de abertura da EBJ, em 2015. A expo é uma feira para expositores de joias de todo o país e para os alunos exporem seus trabalhos, é um “empurrão” para o mercado de trabalho, para experimentarem como é uma comercialização de seus produtos. Nasceu para ser coletivo, um lugar de colaboração. Livi conta que pensou na expo justamente para preparar o aluno para o mercado de trabalho, porque a área no Brasil não é tão valorizada como deveria, para fomentar essa indústria. Esse ano a Expo Joialerismo acontece em 3 de dezembro, no Solar de Botafogo com expositores de diversos estados do Brasil.

Valorização da produção artesanal e consumo consciente está no DNA do Joialerismo Expo. Buscamos criar uma ponte entre o designer e o consumidor, uma conexão que gere negócios além do dia do evento. Uma outra curiosidade é que criamos o evento para fomentar a joalheira local carioca e surpreendentemente temos designers de outros Estados participando e acreditando no projeto”, ressalta a diretora.

A ourives também acumula no currículo a participação da escola através da Expo no evento de moda de suma importância para o país, o VESTE RIO, em 2019, como primeiro coletivo de joalheiros da edição. Em junho deste ano, a Expo também participou de uma edição especial na CASACOR Rio. São coleções de participações importantes para o segmento.

Livi é inspiração, profissionalismo, delicadeza e garra feminina, que com essa mescla de características leva o nome do Brasil e do Rio de Janeiro, através da escola para o mundo inteiro!

VEJA TAMBÉM

Sabrina Sato, Juliana Paes, Mari Gonzalez, Fernanda Motta e um timaço de estrelas brilham na festa da Calzedonia em Paris

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Escola Brasileira de Joalheria, que tem à frente Livi Pires, vai representar o Brasil na Semana de Joias de Milão



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Paula Landim

Entrevista Paula Landim

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017