28 de NOVEMBRO de 2022
A parceria do premiado diretor de teatro, cinema e tv, Oscar Zinelli com a terapeuta consciencial, Noélli Sántiago, no Cine Teatro Joia, já é uma realidade.
À frente do espaço, Zinelli vem transformando o lugar, ampliando as possibilidades de aproveitamento do local. Para o diretor, além de manter viva a Alma cultural do bairro, poder unir arte e vida, fé e esperança na reconstrução da história de cada um é no mínimo gratificante.
Abrir as portas do Joia para que pessoas possam restabelecer seus sonhos dentro de si é deixar um legado. “Como seria se todos nós pudéssemos aprender a contar a história da nossa própria história, com um final feliz?”, idealiza. “Venho do picadeiro, de família circense, onde tudo é possível. Cresci, vendo o circo ser montado e desmontado, sem criar raizes ou muitos laços. Rir sempre foi um ato. Aprendi, vivendo culturas diferentes que precisamos encontrar nossa verdade. É a partir de dentro, do conhecimento de nós mesmos, que damos vida aos personagens, sejam eles assumidos na nossa existência ou atrás das telas ou das cortinas”, comenta.
Organizar os pensamentos e emoções, roda de cura e criar uma nova perspectiva da própria vida são apenas algumas das práticas orientadas pela terapeuta consciencial, Noélli Sántiago, e pelo diretor de cinema e tv, Oscar Zinelli.
Percebendo um aumento na procura por tratamentos como ansiedade e depressão, entre outros transtornos emocionais, principalmente nesta fase pós eleições e às vésperas do início de um novo ano se aproximando, Noélli e Zinelli desenvolveram, juntos, uma série de atividades para melhorar a autoestima, trazer de volta a autoconfiança e promover o bem-estar. “Foi pensando em dar voz aos sentimentos e colocar para fora os mais profundos medos e sonhos, transformando a própria vida em arte, nos tornando protagonistas da nossa própria história que criamos os worshops e palestras” que acontecerão pelo Brasil, afirma a terapeuta. “Estar no coração do Rio, em um Cine Teatro histórico tem grande valor. Não é um trabalho comum, unimos vida real e arte, dor e amparo em um cenário onde nos deparamos com a vulnerabilidade coletiva, mas também com um desejo maior de transformação”, comenta Noélli Sántiago. “Somos mais fortes quando nos unimos. Multiplicamos quando dividimos”, conclui.
“O nosso objetivo é reorganizar a consciência coletiva, tocando a essência de cada indivíduo repleto de medo, porém sedento de esperança e acolhimento. Ainda que estejamos na contramão do fluxo que enxergamos no cotidiano, o que queremos é reconstruir a humanidade perdida em cada um de nós”, diz Noélli. E alerta: “As pessoas aprenderam a conviver com a dor, banalizamos o nosso próprio sofrimento e não temos a compreensão de que a vida pode ser diferente, muito mais leve. A angústia começa na mente, no significado que se dá aos fatos, pelo ângulo que se escolhe, consciente ou não, de se enxergar a vida “.
A terapeuta explica que todo desafio traz consigo um grande aprendizado e se não o enxergamos, o ciclo se repete, mas se o compreendemos, seguimos a diante. A questão é que normalmente nos mantemos estagnados na dor, não enxergando o que isso de fato nos mostra. Paralisados, apáticos, a longo prazo depressivos, não encontramos o caminho de volta para nós mesmos
“Abrir as portas para que nos tornemos protagonistas de nós mesmos faz do Cine Teatro Joia um lugar especial e dessa parceria uma oportunidade para transformar vidas”, afirma o diretor, que já anuncia a palestra “AINDA HÁ TEMPO” - COMO SE LIVRAR DA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E OUTROS TRANSTORNOS EMOCIONAIS.
Com duas horas de interação, em que além de palestra voltada ao autoconhecimento, serão aplicadas práticas de respiração e técnicas de reequilíbrio energético através de uma roda de cura.
Acompanhe a programação pelo instagram @cineteatrojoiacopacabana
VEJA TAMBÉM
A primeira edição do Festival Padre Cícero será marcada pela diversidade cultural e artística
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM