27 de JULHO de 2023
Nascida em Belém do Pará, a atriz Luiza Braga está no elenco da série “O Negociador”, que estreou no dia 21 de julho na Amazon Prime. A produção da Butique Filmes e da Spiral Internacional tem no elenco, entre outros, Barbara Reis e Emílio de Mello. O sequestro, vivenciado por sua personagem, dá início à história do protagonista, interpretado por Malvino Salvador.
“Esse trabalho surgiu de um convite da Bel Valiante, com quem eu trabalhei na série ‘PSI’, da HBO. Filmamos em São Paulo, no bairro da Freguesia do Ó. Minha personagem, Mariana, é uma moça que está grávida de quase nove meses. Ela vai a uma igreja fazer uma oração, acaba sendo feita de refém e entra em trabalho de parto”, conta.
E as estreias não param por aí. No dia 18 de junho, em seu estado natal, ela fez o lançamento da série ficcional “Pororocas”, realizado pelo coletivo de artistas Filhos de Iracema. A produção foi contemplada pelo edital de fomento à produção audiovisual do Governo do Estado do Pará. Luiza atua no primeiro episódio e ainda exerce a função de diretora geral do projeto. A série, neste momento, está sendo enviado para curadoria de festivais e mostras para fazer sua estreia em circuito nacional.
Presença no cinema, na TV, na locução e no teatro
Mas esses não são os primeiros trabalhos audiovisuais da atriz, que adotou a cidade de São Paulo como lar desde o ano de 2013 e que, hoje, tem 11,2 mil seguidores na rede social Instagram. Sua primeira participação diante das câmeras foi no longa-metragem “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia (2013). Já a primeira protagonista nas telonas veio em “Uma noite não é nada”, sob a direção de Alain Fresnot (2019), dividindo a cena com Paulo Betti.
Também esteve, ao lado da consagrada atriz Marcélia Cartaxo, no filme “Helen”, dirigido por André Meirelles Collazzo (2021). A obra foi exibida no tradicional Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse e foi selecionada para outros festivais nacionais e internacionais, como a Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), Cine Construcción, também em Toulouse, Festival Reflets du Cinèma Ibérique & Latino-Américain, bem como teve seu roteiro finalista no prêmio de Guiões, no Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, em Lisboa.
Na TV, Luiza Braga fez a quarta temporada da série “O Negócio” (2018), exibida pela HBO, onde também atuou na terceira temporada de “PSI” (2017), produzida pela O2 e indicada em três ocasiões ao Emmy Internacional. Já no Canal Brasil, esteve no elenco da série “Natureza Morta” (2018).
No teatro paulistano, atuou no espetáculo “História dos Porões”, sob a direção de André Garolli. Integrou ainda a Cia Pia Fraus por dois anos. Em 2019, estreou “Ninho”, dirigido por Fernanda Viacava e Chris Ubach. Por fim, ainda é idealizadora do “Incendiárias”, coletivo feminista de pesquisa continuada que mescla as linguagens do audiovisual e da performance e com o qual Luiza, novamente em parceria com Chris Ubach, está em processo de ensaio para um espetáculo que tem previsão de estreia para o mês de outubro deste ano, cuja direção será de Thiago Amaral.
Fotos: Caio Oviedo
VEJA TAMBÉM
Anamarya Rocha comemora aniversário de 36 anos com festa prestigiada e badalada em São Paulo
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM