Erom Cordeiro grava Rota de Fuga em Maceió, que aborda o maior desastre socioambiental urbano em curso do mundo

Dirigido por Henrique Oliveira e Ricardo Oliveira é primeiro filme ficcional sobre o afundamento do solo na capital alagoana

29 de NOVEMBRO de 2023

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Erom Cordeiro grava Rota de Fuga em Maceió, que aborda o maior desastre socioambiental urbano em curso do mundo

Terminaram no último domingo as filmagens do primeiro filme ficcional a abordar os bairros em subsidência de Maceió, o curta-metragem “Rota de Fuga”, sob direção de Henrique Oliveira e Ricardo Oliveira. Com produção da Panan Filmes, esse drama é o quinto curta de Henrique, desenvolvido a partir do roteiro do jornalista e ator Ricardo - também protagonista do filme como Salvador/Sal. Filmado nas áreas afetadas pelo afundamento do solo, o elenco é formado ainda por Erom Cordeiro - no ar na novela “Elas por Elas” (TV Globo) - Chico de Assis, Lucélia Pontes, Wanderlândia Melo e Cleyton Alves.

Com uma equipe composta por mais de 40 profissionais do audiovisual alagoano (capital e agreste), o filme terá suas locações 100% ambientadas nos bairros vitimados pela subsidência causada pela extração mineral da sal-gema realizada pela Braskem.

Um dos maiores desafios da produção era conseguir trazer para as filmagens o ator alagoano Erom Cordeiro, que achou uma brecha nas gravações de uma novela no Rio de Janeiro para vir à sua cidade natal exclusivamente para o “Rota de Fuga”.

Desde que o Ricardo e o Henrique me falaram do filme, imediatamente topei participar, pela importância e contundência do tema, tão caro pra Maceió. No sábado gravei até 21h e precisei estar segunda de volta aos Estúdios Globo. Tenho parentes que também tiveram que se mudar da região. Sinto-me honrado em estar junto a essa equipe incrível nesse projeto tão tocante. A correria é enorme, mas estar junto nesse projeto lindo tá valendo todo esforço”, declara Erom.

A rota inicial dessa fuga cinematográfica surge a partir da idealização de Ricardo em meados de 2019. “Fui movido pelo tremor que aconteceu na região em 2018. Enquanto em casa via meu pai lidar com o luto após a morte do meu avô, assistia indignado o sofrimento das vítimas da mineradora na TV. As filmagens superaram as nossas expectativas. Tivemos muitos desafios mas há uma força maior dentro de nós que é dar voz ao nosso povo. Queremos lançar ano que vem em festivais nacionais e internacionais. Faz quatro anos que idealizei o projeto e só posso agradecer a todos da equipe e aos moradores das regiões afetadas que nos receberam com muito amor e carinho”, afirma Ricardo.

Ex-morador de dois bairros afetados pela subsidência, o ator Chico de Assis diz estar muito animado com o início das filmagens. “É um filme muito bonito e necessário. Tenho certeza que vai ser grandioso porque tem uma excelente equipe, roteiro e elenco. Nós precisamos alertar e mostrar essa realidade. Apesar de termos acesso à informação com a internet, o poder econômico é muito forte e coloca uma cortina de fumaça em cima de tudo isso. Nós vivemos uma das maiores tragédias do mundo. São mais de 60 mil pessoas. Vidas foram destruídas. Tem a destruição do patrimônio cultural físico e imaterial”, relata Chico.

Fundador da Panan Filmes, produtora do curta, Henrique que também é ex-morador do Pinheiro - um dos bairros afetados pela mineradora - conta que um dos maiores desafios foi assegurar que a locação da casa do protagonista fosse na região vitimada pela tragédia.

Quando finalmente achamos a casa, ela veio cheia de presentes que vão desde um acervo de arte de época incrível, até inúmeras facilidades logísticas, além claro do carinho que os donos estão nos recebendo. A reta final da pré-produção de um projeto sempre envolve muita ansiedade e nervos à flor da pele, principalmente se ele tiver o tempo de espera e a complexidade que ‘Rota de Fuga’ tem. Poder ecoar para o mundo a história de uma tragédia dessas proporções com a capacidade de alcance de público que um filme de ficção nos dá é realmente algo único”, diz Henrique.

Muito além dos prejuízos, econômicos ou sociais, as consequências de um desastre ambiental provocam traumas psicológicos em suas vítimas. Este é o foco de “Rota de Fuga”, que aborda a história de Salvador/Sal (Ricardo Oliveira) que tenta lidar com seus conflitos emocionais decorrentes do maior desastre socioambiental urbano em curso do mundo.

Créditos: @natiepaz , @edvanfotos e @analicebcm

VEJA TAMBÉM

Azof Vodka é apresentada em prestigiado evento na capital paulista

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Erom Cordeiro grava Rota de Fuga em Maceió, que aborda o maior desastre socioambiental urbano em curso do mundo

Diretorr Henrique Oliveira, Erom Cordeiro e Ricardo Oliveira



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017