Do Preconceito ao Empoderamento: A saga de Catarina Seligman nas Relações Públicas

Sob o lema “Nada blinda o preto da dor”, ela se destaca como uma das principais RPs de São Paulo, revelando como superou obstáculos e abraçou a filantropia em sua trajetória profissional

04 de MARÇO de 2024

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Do Preconceito ao Empoderamento: A saga de Catarina Seligman nas Relações Públicas

Guerreira, determinada, sonhadora, orgulhosa em ser uma mulher negra em uma área profissional onde o padrão estético soma contatos e oportunidades da mesma forma que fecha portas e cancela contratos. Catarina Seligman é um conjunto de adjetivos, porém, o maior deles com certeza é “intensidade”. Nascida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, cidadã do mundo, Catarina tem desafiado o óbvio, conquistando cada vez mais destaque no mercado da comunicação no Brasil, não apenas pela sua atuação no setor de Relações Públicas, mas também por seu compromisso com a filantropia ao usar sua voz para enaltecer a cor da sua pele e seu gênero na busca de um mundo mais plural.

A Founder da SeligmanPR tem sido um marco no segmento, destacando-se como uma das poucas mulheres negras que transita com respeito entre marcas de luxo no país. Em seus primeiros passos, desde quando se mudou para São Paulo, há mais de uma década, ela trabalhou e conviveu com grandes nomes da comunicação brasileira, como José Victor Oliva e Kiki Moretti do Grupo InPress, bem como Alexandre Loures, cuja empresa hoje faz parte da FSB-Holding, e que segue sendo um grande parceiro profissional. Tida como líder nata, Catarina vê sua própria agência somar mais de 13 anos nesse disputado mercado, atuando cada vez mais como um hub de inovação e PR na capital paulista, conectando marcas a formadores de opinião com maestria.

Por trás de mailings de grandes eventos, especializada em entretenimento e business, sua agência vem ampliando seu target comercial nos últimos tempos para outros segmentos – que vão da indústria de bens de consumo, à área de saúde, artigos de luxo, estilo de vida e outros. Empresas como Ambev, Kraft-Heinz e Vivara, além de nomes como Sabrina Sato, Klebber Toledo, Fiorella Mattheis, Ana Paula Padrão e Mirella Santos, por exemplo, estão ou já fizeram parte do seu portfólio. “Aqui não existe deslumbre, mas uma grande expertise em defender boas causas, conectando de forma objetiva pessoas e empresas por meio da articulação de uma vasta rede de influenciadores, artistas, celebridades, artistas às mídias sociais e a grande imprensa”, ressalta Seligman.

O fato é que, para Catarina, o segredo do sucesso está na compreensão da particularidade de cada cliente, mas também no entendimento que tem de si e de sua missão na terra. Por um lado, existe sim o compromisso com a qualidade do conteúdo e com uma abordagem mais humana, postura que lhe tem rendido resultados profissionais excepcionais. Afinal “nem sempre são os números na internet que determinam o sucesso de uma estratégia”, avalia. Por outra perspectiva, sua trajetória pessoal acabou se transformando em um propulsor de causas e projetos que encampa atualmente.

Ok, ainda hoje, eu ouço em elevadores, ‘De qual andar que você é doméstica?’, mas isso não me atinge mais”, afirma Catarina. “Eu sei que nada blinda o preto da dor, mas em situações como essas, eu lembro que minha sogra, uma mulher admirável, foi doméstica e segue orgulhosa e inteira de si. Isso me serve de aprendizado e me ajuda a ver a vida com bons olhos, mas não me cega para o fato de que pessoas negras não são numerosas em lugares de destaque no mercado”, avalia. Sua lucidez e generosidade fizeram despertar seu compromisso social, fazendo Catarina encontrar uma segunda e verdadeira vocação: a filantropia.

Por meio do Seligman Conecta, plataforma de transformação que chega à sua quarta edição em 2024 e tem Milton Seligman, seu pai, como grande incentivador; o publicitário Nizan Guanaes como aliado de primeira hora; e palestrantes do gabarito de Daniela Cachich da Ambev, Catarina consegue dedicador boa parte do seu tempo e recursos para discutir temas sensíveis, proporcionar oportunidades para mulheres negras faveladas e crianças carentes, tentando desse modo promover uma mudança positiva na sociedade.

VEJAEncontro em São Paulo discute a importância das conexões, diversidade e representatividade na sociedade atual

Em plena fase de planejamento, Catarina faz segredos, mas deixa escapar que o Seligman Conecta deste ano terá sua maior edição, com a participação de embaixadores de peso, conteúdos ainda mais exclusivos e surpreendentes. “Eu sinto que preciso da filantropia para espalhar o amor que trago em meu coração, e assim construir um legado que irá mudar a vida de muita gente. Nada substitui a satisfação que sinto quando visito crianças nas instituições que apoio, ficando descalça com elas, uma rotina semanal que me nutre. Foi assim que vi minha vida mudar, é assim que pretendo seguir meu caminho adiante”, confessa.

Filha de um judeu, criada em Brasília, com passagens pela Itália, a RP teve sua educação marcada por valores éticos e compromisso com o próximo. "Minha família não é rica mas trabalhou até provocar sua mudança social. No entanto, meu pai sempre falou que, ‘com meus filhos eu negócio tudo, menos deles estudarem e serem pessoas boas para esse mundo’, e esse ensinamento eu trago para a vida", reflete. Desse modo, Catarina impulsiona sua jornada, transformando-a em um testemunho inspirador de perseverança, determinação e compromisso com a mudança. Uma prova de que é possível desafiar o status quo e fazer a diferença com um ato de bondade de cada vez para si mesma e para o outro.

VEJA TAMBÉM

Juan Alba e Casa Porteña promovem jantar harmonizado com vinhos da América do Sul

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Do Preconceito ao Empoderamento: A saga de Catarina Seligman nas Relações Públicas



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017