Alexia Ferreira artista por trás da Colagem Negra

Sua jornada de sucesso na arte visual começou em 2020, no início do curso de graduação bacharel em Filosofia

26 de AGOSTO de 2024

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Alexia Ferreira artista por trás da Colagem Negra

Alexia Ferreira, 24 anos, é cearense, nascida e criada no bairro Barroso 2, na periferia de Fortaleza. Sua jornada de sucesso na arte visual começou em 2020, no início do curso de graduação bacharel em Filosofia.

Ao começar a estudar sobre colonialismo para entender mais sobre o racismo, foi de Fanon a Sartre, passando de tema em tema, autor a autor. Alexia foi conhecendo o método de arte visual da colagem, adentrando no método, Alexia não encontrou muitas referências negras, não se sentia representada pelo o que via. Sendo incentivada por uma amiga, começou a produzir sua própria arte.

Sua arte passa pela colagem, fotografia, a produção de lambe-lambe, performances, projeções, grafites e edições de vídeos. Alexia é uma multiartista da arte visual. Além da prática na arte, Alexia desenvolve atividades artísticas dentro da educação, é palestrante, curadora e também aplica aulas sobre a arte que produz.

Alexia é autora da ação “O Agir Criança”. A iniciativa da ação nasceu através da participação da artista ao participação no Laboratório de Artes Visuais na Escola Porto Iracema das Artes, onde estudou sobre o projeto e foi apresentada ao fundo do laboratório. Um dos pilares do projeto é poder introduzir a arte além da infância, pois muitos adultos não puderam praticar ou até mesmo conhecer métodos artísticos quando criança. Mas não há idade para a arte, nunca é tarde para começar.

Ainda este ano (2024), Alexia irá participar de duas residências artísticas, a primeiro na Pinacoteca do Ceará, que teve começo em 1º de agosto e irá até janeiro; em dezembro, Alexia apresenta seu material. A segundo é no Sertão Negro, em Goiânia, que acontecerá de 23 deste mês a 20 de outubro.

Alexia expõe em forma de arte sua voz potente, mostrando resistência contra o preconceito que encontra pelo caminho. “A arte não é só aquilo que se vê dentro do museu” finaliza Alexia.

Foto: Micaela Menezes

VEJA TAMBÉM

Noel Herpe, um dos mais conceituados historiadores de cinema na França, chega ao Brasil para masterclass inédita em quatro capitais

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS   FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Alexia Ferreira artista por trás da Colagem Negra



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Amanda Meirelles

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Mouhamed Harfouch

Entrevista Paula Landim

Entrevista Paula Landim

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Entrevista Julianne Trevisol

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017