Peça Gritos do Silêncio promete provocar reflexões sobre a violência contra a mulher

História retrata como, no início, o agressor se apresenta como encantador, carismático e envolvente

08 de ABRIL de 2025

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Peça Gritos do Silêncio promete provocar reflexões sobre a violência contra a mulher

A peça teatral “Os Gritos do Silêncio”, que entrou em cartaz neste domingo, 6 de abril, no Cine Teatro, no Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca, no Rio promete emocionar e provocar reflexões sobre a violência contra a mulher. A ideia do espetáculo surgiu do autor Aloisio Villar e de sua filha, Bia Villar, com o objetivo de alertar sobre os sinais de um relacionamento abusivo, desde os primeiros indícios até a possibilidade de um feminicídio.

Com os atores Rafaela Ghelfond no papel de Sabrina e Paulo Ferreira como Theo, a história retrata como, no início, o agressor se apresenta como encantador, carismático e envolvente, mas, com o tempo, sua verdadeira face se revela. A peça busca ser um alerta preventivo, especialmente ao ser apresentada paralelamente em escolas, onde os jovens começam a vivenciar seus primeiros relacionamentos. “Temos recebido uma recepção muito amorosa no ambiente escolar e sentimos que conseguimos plantar essa semente no coração de todos, desde alunos até professores”, destaca Rafaela.

O espetáculo tem como protagonista a personagem Sabrina, uma mulher livre, moderna e cheia de personalidade, que trabalha como digital influencer. No entanto, ao conhecer Theo, ela se deixa envolver por sua doçura inicial e se agarra à esperança de que ele volte a ser aquele homem do começo da relação. “A peça destaca como relacionamentos abusivos se constroem em camadas, mesclando momentos de romance, humor e tensão, exatamente como ocorre na vida real”, observa Paulo.

O enredo também aborda diferentes formas de abuso, além da agressão física, como o abuso emocional, a manipulação financeira e a tentativa de controle da vida da vítima. “O relacionamento abusivo nunca é um só, claro que vemos muito na parte de agredir o outro, mas tem outros tipos muito presentes na vida da mulher em geral. A peça mostra alguns deles”, explica Rafaela.

Curiosamente, Paulo diz que Theo foi inspirado em personagens clássicos da literatura, como Otelo, de William Shakespeare, e Bentinho, de Dom Casmurro, de Machado de Assis – figuras marcadas pelo ciúme e pela insegurança. “Assim como em relações abusivas reais, Theo inicialmente cativa o público, mas aos poucos, revela sua verdadeira face sombria”, completa o intérprete do personagem.

A peça nasceu de uma experiência pessoal de Bia Villar, que aos 15 anos se viu envolvida em uma relação virtual com um homem de outro estado, sem nunca tê-lo encontrado pessoalmente. Dessa vivência, surgiu a ideia de criar o texto junto com seu pai, transformando sua história em um projeto artístico com impacto social.

Com planos de turnê pelo Brasil e pelo mundo, o espetáculo promete não apenas emocionar, mas também conscientizar sobre a importância de reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo antes que seja tarde demais. A partir do dia 14 de abril, a direção ficará sob responsabilidade de Maria Cristina, que já atuava como diretora de movimento da peça.

SOBRE OS ATORES

Rafaela Ghelfond, 29 anos, é atriz, jornalista, produtora e dubladora. Iniciou sua carreira em Cascavel-PR e já atuou em 15 peças teatrais no PR e RJ, incluindo O Xangô de Baker Street, de Jô Soares, e Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Na TV, interpretou Natascha na novela Terra e Paixão (Globo, 2023) e, na publicidade, participou do comercial internacional da marca italiana EstaThé.

Paulo Ferreira é ator e chef de cozinha, com formação em teatro avançado pelo Sesc Recife, licenciatura em História pela Estácio de Sá e especialização em gastronomia pelo SENAC. Sua estreia na TV aconteceu em 2007, como protagonista da minissérie A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. No teatro, interpretou Tiradentes e recebeu destaque na Veja pelo musical infantil Reino da Gataria. Atuou na Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Na gastronomia, foi instrutor do SENAC, teve seu próprio restaurante e serviu 10 mil refeições por dia nas Olimpíadas Rio 2016.

SERVIÇO

Onde: Cine Teatro (BarraPoint Shopping - Av. Armando Lombardi, nº 350, 3º Piso – Barra da Tijuca | Ao lado do metrô Jardim Oceânico). Dias 6 e 13 de Abril. Domingos às 20h.

Vendas antecipadas pelo: https://bileto.sympla.com.br/event/103827

VEJA TAMBÉM

Dallas Country retorna aos palcos com o DVD Matrix

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA EA NOITE DOS   FAMOSOS  PELO NOSSO  INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Luiz Alberto entrevista Sashya Jay

Luiz Alberto entrevista Sashya Jay

Luiz Alberto entrevista Sacha Bali

Luiz Alberto entrevista Sacha Bali

Luiz Alberto entrevista Jaqueline Gonçalves

Luiz Alberto entrevista Jaqueline Gonçalves

Luiz Alberto entrevista Geisa Eloy

Luiz Alberto entrevista Geisa Eloy

Luiz Alberto entrevista Geisa Eloy

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017